Futsal: o desporto cada vez mais popular
De certeza que já sabe: cada vez mais futebolistas famosos associam-se ao Futsal. Esta modalidade tem vindo a formar, há muito tempo, as futuras estrelas sul-americanas. Na Europa, a Espanha, adepta dos passes curtos, está à frente. Mas nos recreios de escola e nos ginásios também, a revolução está em marcha.
Com origem em 1930 na América do Sul, o Futsal (contração de Futebol de Salão) desembarca em França na década de 1980. Um programa de desenvolvimento é implementado pela Federação Francesa de Futebol, no seguimento do Campeonato Mundial de 1998. Foi o próprio Aimé Jacquet que se encarregou desta missão na qualidade de Diretor Técnico Nacional. A pessoa ideal para difundir a palavra! Desde então, a modalidade progride em França.
Só para lembrar, o Futsal opõe duas equipas de cinco jogadores que jogam num campo interior (em madeira, PVC) ou exterior (asfalto, cimento) de tamanho equivalente a 40m x 20m. A bola utilizada é específica: é mais pequena do que uma bola de Futebol tradicional e ressalta muito pouco, promovendo o jogo rápido.
No que se refere a Seleção Portuguesa de Futsal, esta disputou a sua primeira partida oficial contra a Espanha no dia 09 de Fevereiro de 1987, na Corunha.
No Campeonato Europeu de Futsal de 2018, disputado na Eslovénia, Portugal venceu a Espanha por 3-2 no prolongamento, conquistando o seu primeiro título de Campeão Europeu.
Posteriormente, no dia 03 de Outubro de 2021, Portugal conquistou o Campeonato do Mundo realizado na Lituânia, derrotando a Argentina por 2–1 na final.
Portugal defendeu ainda com êxito o título de Campeão Europeu de futsal que tinha vencido em 2018 na Eslovénia, ao vencer a Seleção da Rússia por 4-2 e voltou assim a erguer o troféu em 2022 nos Países Baixos, tornando-se assim Bicampeão europeu.
Por fim, Portugal venceu a primeira edição da Finalíssima de Futsal disputada em 2022 na Argentina ao vencer a Espanha nos penaltis após um empate a 1 no fim do período regulamentar.