DESCUBRA  A PESCA À CARPA

Descubra a pesca à carpa, um desporto apaixonante e repleto de emoções!

CARPA

Nesta recomendação, vamos apresentar-lhe esta técnica de pesca tão particular que é a pesca à carpa, com todas as suas especificidades, um breve historial, assim como os benefícios que este desporto lhe pode proporcionar.

 

 

O QUE É A PESCA À CARPA?

A pesca à carpa é uma técnica de pesca muito específica, centrada à volta de um único e mesmo tipo de peixe: a carpa. Vem de Inglaterra, onde foi inventada nos anos de 1960. Esta paixão foi então importada em França por volta de 1985. É um dos peixes mais combativos de água doce, podendo ser encontrado em lagos e rios de todos os países do mundo. No entanto, gosta principalmente de lagos e rios de grandes dimensões.

AS ESPECIFICIDADES DA PESCA À CARPA

 

Um dos aspetos fascinantes desta prática é a pesca noturna à volta do campismo de quem pesca carpa: cadeira, Bed chair, Biwi, material de bivaque.~~Desporto de adrenalina: o objetivo consiste em perseguir carpas e sentir uma forte adrenalina a cada toque e a cada combate. Cada pescador terá uma ambição diferente: quantidade de capturas, tamanhos, tipo de locais, variedade de carpas, etc …. Além disso, a filosofia NO-KILL leva todos os pescadores a lançar novamente à água a carpa depois de tirarem algumas fotografias de recordação, com a esperança de poderem pescar peixes com várias dezenas de anos de idade.~~Uma das principais motivações de cada pescador é bater o seu próprio recorde, e muitas competições (ENDURO) organizam-se em volta deste tipo de pesca. Podemos identificar três locais de prática diferentes: as lagoas, os riachos e os canais/os grandes lagos e rios/a pesca itinerante (stalking).

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PESCA À CARPA?

O prazer, individual ou coletivo, surge com a preparação técnica do material, com a identificação/engodamento do local de pesca e durante a ação propriamente dita, bem como durante o debriefing. A procura de adrenalina é o primeiro motivo de prática, sendo o segundo a comunhão com a natureza.

 

 

 

 

A PESCA À CARPA É A ATIVIDADE CERTA PARA SI?

De uma forma geral, o praticante de pesca à carpa gosta do contacto com a natureza, do respeito pela fauna e flora. É um apaixonado que gosta de partilhar a sua paixão, de fixar novos desafios, preparando as suas sessões de pesca com paciência e algum espírito estratégico para elaborar a sua técnica. Devido à sua procura de adrenalina, perseguirá as carpas mais bonitas com paciência e abnegação.

Se eu não tiver conseguido convencê-lo(a) com todos estes argumentos, proponho que vá passear sozinho pelas várias superfícies de água, deixando-se maravilhar pela mãe natureza! E quem sabe, talvez fique tão agarrado(a) como nós...