O que é o canyoning?
Um pouco de história
É no final do século XIX que apareceram os primeiros praticantes de canyoning. Eram pescadores corajosos em busca de novas zonas de caça que começaram a percorrer a montanha de uma forma única para a época. Posteriormente, entre o século XX e os anos 80, muitos espeleólogos abriram inúmeros canyons durante as suas expedições científicas. É necessário esperar os anos 1980 para que o desporto se torne mais democrático. A explosão do número de canyons abertos e com condições de segurança assim como o desenvolvimento do material abriram a prática a todos, independentemente do seu nível.
Onde praticar? O canyoning é um desporto que se pratica nos canyons de montanha, muitas vezes em meio aquático. Embora o canyoning se pratique em todo o mundo, alguns canyonings são míticos quer pela sua dificuldade de acesso ou de prática, quer pelos cenários alucinantes. É o caso, nomeadamente de Mascun, canyon mundialmente conhecido, situado na província de Huesca em Espanha. Este último proporciona cenários com dimensões vertiginosas, em que apenas quem lá entrou conhece a sua verdadeira beleza.
Como decorre uma saída de canyoning
A preparação da saída: quer saias com amigos ou com um guia, a preparação é uma etapa muito importante para a tua futura aventura. Começa por juntar um grupo de pessoas motivadas, e avalia o nível de experiência de cada um para poder encontrar um canyon adequado ao nível/experiência geral do grupo. Uma vez escolhido o canyon, estuda os diferentes elementos que o compõem (altura das cascatas a descer em rapel, por exemplo) para poder adaptar o equipamento que tens de levar.
A saída dia D: A aproximação ao canyon: É uma caminhada que varia entre alguns minutos a várias horas. Corresponde à distância que vai ser percorrida entre o ponto de partida (o parque de estacionamento onde deixou o carro, por exemplo) e o início do canyon. A descida do canyon: É aqui que o equipamento e a preparação do canyonista (praticante de canyoning) adquire todo o seu sentido, pois é aqui que começa a ventura! A caminhada de regresso. É o caminho que é necessário percorrer entre o final do canyon e o ponto de partida. É importante não negligenciar esta última etapa, muitas vezes uma das mais cansativas.