DESCOBre O CANYONING

Desejas redescobrir a montanha de uma forma única? Gostas de praticar caminhada e não tens medo de molhares-te?

O canyoning é o desporto indicado para ti.

CANYONING TÍTULO

O canyoning é indicado para os amantes da natureza, da montanha e para quem gosta de sensações fortes. Um passeio de canyoning é a oportunidade de exercitar-te em cenários e ambientes inspiradores e únicos, em família ou com amigos.

O QUE É O CANYONING?

Um pouco de história
É no final do século XIX que apareceram os primeiros praticantes de canyoning. Eram pescadores corajosos em busca de novas zonas de caça que começaram a percorrer a montanha de uma forma única para a época. Posteriormente, entre o século XX e os anos 80, muitos espeleólogos abriram inúmeros canyons durante as suas expedições científicas. É necessário esperar os anos 1980 para que o desporto se torne mais democrático. A explosão do número de canyons abertos e com condições de segurança assim como o desenvolvimento do material abriram a prática a todos, independentemente do seu nível.
Onde praticar?  O canyoning é um desporto que se pratica nos canyons de montanha, muitas vezes em meio aquático.  Embora o canyoning se pratique em todo o mundo, alguns canyonings são míticos quer pela sua dificuldade de acesso ou de prática, quer pelos cenários alucinantes. É o caso, nomeadamente de Mascun, canyon mundialmente conhecido, situado na província de Huesca em Espanha. Este último proporciona cenários com dimensões vertiginosas, em que apenas quem lá entrou conhece a sua verdadeira beleza.
Como decorre uma saída de canyoning
A preparação da saída: quer saias com amigos ou com um guia, a preparação é uma etapa muito importante para a tua futura aventura. Começa por juntar um grupo de pessoas motivadas, e avalia o nível de experiência de cada um para poder encontrar um canyon adequado ao nível/experiência geral do grupo. Uma vez escolhido o canyon, estuda os diferentes elementos que o compõem (altura das cascatas a descer em rappel, por exemplo) para poder adaptar o equipamento que tens de levar.
A saída dia D: A aproximação ao canyon: É uma caminhada que varia entre alguns minutos a várias horas. Corresponde à distância que vai ser percorrida entre o ponto de partida (o parque de estacionamento onde deixou o carro, por exemplo) e o início do canyon. A descida do canyon: É aqui que o equipamento e a preparação do canyonista (praticante de canyoning) adquire todo o seu sentido, pois é aqui que começa a ventura! A caminhada de regresso. É o caminho que é necessário percorrer entre o final do canyon e o ponto de partida. É importante não negligenciar esta última etapa, muitas vezes uma das mais cansativas.

O CANYONING, QUE BENEFÍCIOS?

O canyoning alia exercício físico ao deslumbramento. A prática proporciona todas as vantagens da caminhada, natação e escalada numa única saída. Podemos assegurar que é um desporto muito completo. As múltiplas variações de cenário e de vão fazer-te esquecer o exercício físico e o medo de ultrapassar os obstáculos, para dar lugar a uma sensação de liberdade e de aventura únicas. No seio de um grupo com a mesma filosofia de descoberta da montanha, vais evoluir no coração da mãe natureza, à descoberta de uma fauna preservada e ao som dos diferentes elementos que a compõem. Finalmente, o canyoning melhora a tua resistência, a tua reatividade e a tua autoconfiança.

O CANYONING, É PARA TI?

Se tens uma alma de aventureiro e desejas descobrir os recantos mais extraordinários da montanha, o canyoning é indicado para ti!

Existem canyons de todo o tipo, para todos os níveis e para todos os gostos.

O canyoning pratica-se livremente, não é necessário nenhum atestado médico apenas a tua motivação e gosto pela aventura. Qualquer pessoa saudável e sem nenhum fator de risco particular pode descobrir esta prática.

Equipamento para Canyoning

O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICAR CANYONING

Fusão entre caminhada aquática e escalada, o canyoning exige um equipamento específico, adaptado à disciplina.

calçado canyoning

O CALÇADO

Acessório de segurança indispensável que cumpre 3 promessas:
-  Aderência: Na aproximação de ravinas e na impulsão durante os saltos, é vital não escorregar.
- Flexibilidade: Suficientemente flexíveis para facilitar a progressão e a aproximação durante a progressão no canyon.
- Sustentação do tornozelo.O calçado de montanha protege os tornozelos dos impactos.

capacete canyoning

O CAPACETE

Visa proteger das pancadas e eventuais quedas de pedras. Indispensável e bem ajustado ao formato do crânio, tem orifícios para permitir a eliminação de água num salto ou a transpiração. Um capacete de canyoning deve cumprir as normas em vigor em relação à resistência aos impactos CE EN 12492 (norma escalada e alpinismo).

casaco longjohn canyoning

O FATO DE CANYONING

O fato de canyoning é à partida semelhante aos fatos de mergulho e de surf. É feito do mesmo material, o neoprene. Com uma espessura de 3,5 a 7 mm e bem ajustado ao corpo, protege-te do frio e das fricções contra a rocha. O fato é reforçado em alguns pontos do corpo, nomeadamente nos pontos em contacto com a rocha durante a prática (cotovelos, joelhos, glúteos) para proteger o canyonista. Deve permitir uma boa liberdade dos ombros e das pernas para permitir realizar os movimentos indispensáveis à caminhada, à natação e aos saltos. Os fatos de canyoning podem ser inteiros ou em duas partes: O casaco (parte de cima do fato) + o long john (parte de baixo do fato).

luvas botins canyoning

LUVAS E BOTINS

Indispensáveis em água fria, para grandes rapeis ou em cascatas temperadas, as luvas são reforçadas para prevenir a abrasão provocada pelas fricções contra a corda durante as descidas em rappel. É importante escolher uns botins que não sejam muito espessos para poderem entrar no calçado.

mochila canyoning

A MOCHILA

Fabricada com um material muito resistente à abrasão, uma mochila de canyoning deve permitir esvaziar a água rapidamente (pelas redes ou orifícios no material). O volume deve ser adaptado ao tipo de transporte a efetuar no canyon (e às cordas necessárias) proporcionando um máximo de conforto graças às alças largas nos ombros e na cintura. É importante não deixar de fora tiras ou outros fios de fixação que podem ficar presos em ramos ou rochas.

arnês canyoning

O ARNÊS

É o equipamento que permite ligar o escalador/canionista à sua corda para evoluir com total segurança pelo canyon. No canyoning o arnês tem uma saia protetora muito útil em caso de escorregamentos contra as rochas.

sistema de descida canyoning

SISTEMA DE DESCIDA

Composto por metal, é um elemento indispensável para praticar. Assegura a ligação entre o arnês e a corda. O oito, na foto apresentada, é o sistema de descida típico do canyoning, nomeadamente graças à simplicidade de utilização.

Descobrir o canyoning

MATHIEU

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO MASKOON, APAIXONADO POR CANYONING

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO :