«SURFAR NA COMPANHIA DAS ORCAS: UMA EXPERIÊNCIA MÍTICA» STIJN GEERTS

Stijn Geerts, Back Office Manager na Decathlon, é um devoto praticante de surf. Em setembro de 2013, percorreu o noroeste do Canadá. Um dos seus objetivos? Surfar em Tofino. Uma cidade pouco conhecida, situada na ilha de Vancouver na província da Colômbia Britânica, na costa oeste do Canadá. Pouco conhecida talvez, mas para os surfistas, trata-se de um local que todos devem visitar pelo menos uma vez na vida. Esqueça as praias com palmeiras exóticas, imagine antes ondas frias enormes que se abatem na praia de Tofino com uma potência impressionante.

Stijn em Tofino
number_1

POR QUE RAZÃO DEVE TOFINO FIGURAR NA "TO DO LIST" DE QUALQUER SURFISTA?

«Este local tem uma beleza natural surpreendente e especial. Quando surfamos, ficamos totalmente rodeados pela natureza e em total comunhão com o mar. A cidade de Tofino tem alguma atividade turística. Podemos por exemplo fazer caminhadas, praticar kayak e observar baleias. É uma cidade pequena e agradável. À noite, habitantes locais e surfistas juntam-se nas praia à volta de animadas fogueiras.  Em todas as praias encontramos lojas de surf onde podemos alugar material, escolas de surf onde os iniciados podem aprender a surfar e os surfistas mais experientes podem procurar conselhos práticos junto dos locais. A água é sempre fria: entre 7 e 15 graus em média. Tofino goza de um verdadeiro estatuto de culto. É a capital do surf no Canadá e é quase sempre possível encontrar ondas grandes.»

number_2

ESPERASTE ALGUM MOMENTO PARTICULAR PARA IR SURFAR?

«Como pretendíamos descobrir a ilha de Vancouver, ficámos alguns dias em casa de amigos e fomos surfar várias vezes com amigos canadianos. No segundo dia, a minha namorada, uma amiga canadiana e eu fomos a Cox Bay Beach durante a golden hour. É a hora do pôr-do-sol. É um dos melhores e mais bonitos momentos para surfar. O sol cai e projeta no ambiente uma luz muito agradável. É também a hora em que costumamos encontrar as melhores condições para surfar. Era um fim de tarde com sol, entrámos na água à procura de conquistar as vagas potentes.»

number_3

CONDIÇÕES IDEAIS PARA SURFAR.

«De repente, começam a surgir nuvens escuras. Alguns instantes depois, cai-nos em cima uma chuva torrencial com granizo. Mas como estávamos na água e ainda havia boas ondas, continuámos a surfar. O temporal desapareceu de forma tão repentina como apareceu. O sol voltou a brilhar e surgiu um arco-íris com cores muito intensas por cima das florestas de Tofino. Foi uma cena magnífica.»

number_4

A NATUREZA AINDA VOS PRESENTEOU COM OUTRAS BELAS SURPRESAS?

surf em Tofino

«De repente, começámos a ouvir um tumulto na praia. Quando olhámos para a direção do pôr-do-sol, vimos um repuxo de água no meio do oceano a cerca de 200 metros. Alguns instantes depois, começámos a ver várias pequenas e grandes barbatanas dorsais e apercebemo-nos que era um grupo de orcas que nadavam calmamente junto da praia. É frequente ver orcas a aventurem-se perto da ilha de Vancouver, mas os habitantes locais da ilha, incluindo a minha amiga, nunca as tinham visto aproximar-se tão perto da costa. 

Hesitámos um pouco em sair da água, mas a nossa amiga garantiu-nos que não corríamos nenhum perigo. Durante cinco minutos, pudemos assim apreciar um espetáculo surpreendente e muito sereno. O pôr-do-sol tornou esse momento ainda mais especial. Quando as orcas se aproximam assim tão perto das pessoas, é um sinal positivo. Essa noite já parecia estar predestinada. Quando a noite caiu, fizemos uma fogueira e um churrasco na praia. Ainda ficámos muito tempo a falar sobre o espetáculo a que tínhamos acabado de assistir. Foi uma experiência mítica que nunca hei de esquecer.»

VOLTAR PARA O TOPO