QUAIS AS RAZÕES PARA PRATICAR MERGULHO NA PISCINA OU EM TANQUES DURANTE O INVERNO?

Temos de admitir, o inverno não é uma estação especialmente propícia à prática de mergulho... Não seja por isso, mergulhe na água com cloro!

- fazer uma pausa durante o inverno.
- viajar para destinos de águas mais quentes.
- ou mergulhar numa piscina ou num tanque!
A perspetiva desta prática alternativa é, por vezes, criticada por alguns "puristas".

QUAIS AS RAZÕES PARA MERGULHAR NA PISCINA DURANTE O INVERNO?

TEM VÁRIAS OPÇÕES...
number_1

PARA FAZER UM BATISMO DE MERGULHO

UM LOCAL PERFEITO PARA SE INICIAR.

A piscina oferece um universo seguro muito apreciado quando se trata de fazer um batismo de mergulho e de sentir pela primeira vez a sensação de respirar de baixo de água com um regulador. Nas suas primeiras imersões, vai aprender muitas coisas que requerem desde logo toda a sua atenção: nadar com uma garrafa de ar comprimido às costas, respirar com um regulador, usar o material, enfiar as orelhas, manusear o colete de estabilização, etc... Quando o fundo da piscina já não tiver segredos para si, estará então pronto para explorar os fundos marinhos naturais com o espírito mais sereno e disponível!

Para aperfeiçoar a técnica e formar-se no mergulho
number_2

PARA APERFEIÇOAR A TÉCNICA E FORMAR-SE NO MERGULHO

O INVERNO, A ESTAÇÃO IDEAL PARA TREINAR E SE FORMAR TAMBÉM!

Vários clubes disponibilizam mergulhos em piscina no inverno. A ideia destas sessões é não interromper a prática durante muitos meses, aproveitando também a estação baixa para aperfeiçoar a técnica. O inverno é, efetivamente, o período ideal para se formar, passar de nível e não perder a "aquacidade". Aquacidade? Este termo designa a desenvoltura geral de um ser humano no meio aquático. Um mergulhador deve saber adaptar o conjunto dos seus comportamentos e das suas reações ao universo aquático para daí tirar o melhor partido em termos de segurança, eficácia e prazer. A maioria das vezes, os clubes de mergulho oferecem exercícios lúdicos e variados para realizar na piscina. Não se trata neste caso de esvaziar a máscara durante 1 hora, só ia desencorajar os mais motivados! Os monitores oferecem, ao invés, jogos e percursos que o vão fazer trabalhar, mantendo a sua motivação e a vontade de aprender.

EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS

Jogo do eixo : 3 mergulhadores, o 1º posiciona-se a 1/3 de altura da profundidade, o 2º mais longe a 1/3 do fundo. O 3º deve deslocar-se fazendo o pulmão-balastro entre as várias profundidades e mover-se com barbatanas sem tocar nos parceiros de jogo.
- Jogo da colher : segurar numa colher e uma bola de ping pong, deslocar-se de um lado ao outro da piscina movendo-se muito lentamente com as barbatanas. Isto tudo sem deixar cair a bola, claro! Revezando-se com os outros.
- Jogo da batata : fixar chumbos a uma prancha de natação para que se mantenha no fundo. Esta prancha submergida representa a batata ou o coral em que não se pode tocar sob pena de se estragar.
O aluno deve passar por cima da prancha com recurso apenas ao pulmão-balastro. Não deve tocar na prancha nem com o corpo, nem com as barbatanas ou um octopus.... As variantes deste jogo podem ser realizadas com 2 pranchas para simular uma batata grande. O aluno passa algum tempo em cima, como se observasse algo à superfície mas sempre sem a tocar.
- Os olhos fechados : dirigir-se para a fonte de um ruído (a vara que bate no fundo da piscina). No início, o som é contínuo e depois a frequência é espaçada. Este jogo permite perceber a dificuldade na localização de um ruído no meio aquático (distância e orientação).

Todos estes exercícios devem ser organizados de forma lúdica com ardósias ou placas para dar informações e rir um pouco. Podem ser sessões de pulmão-balastro com partes de jogo do galo ou da forca para tentar fazê-lo pensando noutra coisa que não a flutuabilidade. O mergulhador exercita as suas capacidades de realizar várias tarefas ao mesmo tempo debaixo de água!

Manter a forma física no inverno
number_3

PARA MANTER A FORMA FÍSICA NO INVERNO

PARTICIPAR NUMA SESSÃO DE MERGULHO NA PISCINA É TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE DE MELHORAR A CONDIÇÃO FÍSICA.

 

 

 

 

Fazer um treino na piscina permite preparar-se bem e manter assim a forma física durante o inverno. Descubra o nosso conselho que explica porque é importante preparar-se "fisicamente" na piscina e assim descobrir os treinos disponibilizados!

QUAIS AS RAZÕES PARA PRATICAR MERGULHO NUM TANQUE?

OS TANQUES DE MERGULHO PERMITEM MERGULHAR EM ÁGUAS COM CLORO COM MAIS PROFUNDIDADE DO QUE OS 2/3 METROS DA PISCINA MUNICIPAL.

Os dois tanques mais profundos no mundo têm 42 metros no caso do Deep Joy Y40 na Itália e 33 metros no caso do Nemo33 na Bélgica. As nossas equipas puderam testá-las, veja a nossa pequena visita guiada! Como no caso do mergulho na piscina, o interesse do mergulho no tanque assenta na possibilidade de manter o contacto com o elemento líquido, em profundidades maiores, repetir gestos técnicos em profundidade e conhecer o prazer de estar "no fundo", mesmo se o que se vê são apenas azulejos pequenos...
Ficou com vontade de experimentar? 
   
 

VOLTAR PARA O TOPO