PORQUÊ SURFAR COM UMA BALACLAVA NO INVERNO?

O inverno chegou e instalou-se na costa atlântica. No momento em que chegamos ao spot, o conselho que nos vem imediatamente à memória é “mete a balaclava”! Mas quais são realmente as vantagens de usar uma balaclava? 

Edouard, o nosso chefe de produto neoprene dá-nos alguns esclarecimentos [...

proteção inverno para surfar
number_1

PORQUÊ SURFAR COM UMA BALACLAVA NO INVERNO?

Quando surfamos no inverno, o nosso corpo fica exposto ao frio e tenta reduzir a perda de calor contraindo os vasos sanguíneos, em particular os que percorrem as extremidades do nosso corpo (mãos, pés, nariz e orelhas), para concentrar a circulação sanguínea na zona dos órgãos vitais (coração, cérebro). Este fenómeno é designado de vasoconstrição.

No surf, verificamos que é nessas extremidades do corpo que começamos a ter a sensação de frio, visto que são as partes que estão mais em contacto com a água. Convém, por conseguinte, cobrir as extremidades do corpo para limitar a perda de calor: os pés, a cabeça, as mãos na seguinte ordem de eficácia e de desconforto:

(Para tirar o máximo partido das suas sessões no inverno, recomendo o uso de botins de neoprene com 5mm de espessura, de luvas de 3mm e de uma balaclava de 2mm)

POR QUE RAZÃO A BALACLAVA É COMPOSTA POR NEOPRENE DE 2MM QUANDO SABEMOS QUE 40% DA PERDA DE CALOR OCORRE NA ZONA DA CABEÇA?

Se usarmos uma balaclava com mais de 2mm de espessura, perdemos liberdade de movimentos, uma desvantagem que compromete totalmente a prática de surf. As nossas balaclavas estão, no entanto, particularmente adaptadas às condições de baixas temperaturas e ventiladas graças ao neoprene liso, que evita o efeito de arrepio na presença de vento.

number_2

COMO ESCOLHER A BALACLAVA?

A balaclava simples é recomendada assim que as temperaturas exteriores descerem abaixo dos 12 °C.

Relativamente à escolha do tamanho, a balaclava deve ficar bem justa para limitar a entrada de água e eventuais irritações no pescoço; tanto mais que terá tendência a esticar depois de molhada.

Pode optar entre três tipos de balaclava:

(1) A balaclava integral é o modelo mais fácil de colocar com um fato de neoprene integral com fecho nas costas.

(2) O top de neoprene com balaclava integrada é o modelo mais fácil de colocar com um fato de neoprene integral com fecho à frente e oferece um acréscimo de conforto e calor graças à espessura do top. Concretamente, o uso de um top de neoprene de 2 mm juntamente com um fato de neoprene de 4/3mm equivale a usar um fato de 5/3mm em termos de proteção térmica.

(3) A balaclava amovível: é o modelo mais prático porque permite conservar a espessura do fato, deixando-lhe a opção de usar ou não balaclava (gola normal), consoante as condições de surf e a sua preferência.  A modularidade é assegurada pelos dois fechos de correr no sistema de abertura.

balaclava de surfista
number_3

RESUMINDO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR UMA BALACLAVA?

Sim, todos sabemos que a balaclava não nos favorece muito em termos de visual e de estilo e que não nos permite ouvir bem as piadas uns dos outros quando estamos no pico, mas permite-nos no entanto: 1) Protegermo-nos do frio mantendo a cabeça ao abrigo graças à membrana de neoprene. 2) Protegermo-nos do vento graças à composição em neoprene liso que evita o efeito de arrepio. 3) Prevenir o risco de exostose ou “ouvido do surfista” (estreitamente do canal auditivo externo na sequência de uma exposição prolongada à água fria e ao vento). Além da balaclava, aconselhamos a usar também tampões de ouvidos quando for surfar. 4) Limitar a sensação de “placa” que sentimos na testa quando mergulhamos numa sessão de surf em águas frias. 5) Passar despercebido no pico 6) Fazer o pino na prancha sem ficar com wax no cabelo 7) Por último, prolongar as sessões de surf no inverno e continuar a divertir-se durante o máximo possível no mar!

VOLTAR PARA O TOPO