OS BENEFÍCIOS DOS DESPORTOS DE ONDAS

Fortalecer os músculos, sentir-se livre, testar os seus limites, eliminar o stress,... são exemplos que provam os benefícios dos desportos de ondas. Siga-nos para descobri-los. 
 
 

Para todos aqueles que precisam de tomar ar, que gostam de se mexer, o mar e as praias são autênticos campos de jogos e de liberdade que permitem repor energias, física e mental, encontrar o seu equilíbrio... Surf, bodyboard, bodysurf, tudo é permitido…

DESENVOLVER O FORTALECIMENTO MUSCULAR GRAÇAS AOS DESPORTOS DE ONDAS

MANTER A CONDIÇÃO FÍSICA TODO O ANO

Porque é que os praticantes de surf são muito musculados? 
O praticante de surf passa, em média, 85% da sessão a remar para passar a rebentação e manter-se no line up. O remo permite muscular os braços, a parte superior do corpo e o tronco, assim como o movimento de flexão que permite erguer-se na prancha. A procura de equilíbrio na prancha permite trabalhar os músculos das costas e os músculos da zona abdominal durante o trabalho muscular. A posição levantada bem como a constante procura de equilíbrio permitem obter um trabalho eficaz dos músculos das pernas.  
Divertimo-nos, descontraímo-nos, exercitamos os músculos... uma vez mais a felicidade em plena liberdade.

APRENDER A GERIR O SEU ESFORÇO NOS DESPORTOS DE ONDAS

TESTAR OS SEUS LIMITES PARA PROGREDIR

Apesar dos esforços curtos mas intensos, o surf é um desporto de resistência. Ir até ao pico, passar a rebentação, lutar contra a corrente, saber colocar-se para apanhar uma onda, são obstáculos que exigem esforços adaptados. Para progredir, o praticante deve ser persistente e aceitar cair e retomar outra vez, e outra vez. Deve fazer prova de coragem, enfrentar os medos e testas os seus limites para surfar as maiores ondas e tentar manobras mais radicais.   Para além dos esforços consideráveis, deve aprender a gerir as emoções, para manter a calma em qualquer situação e poder suster a respiração em caso de wipeout (queda).  

OS DESPORTOS DE ONDAS: O TRATAMENTO ANTI-STRESS

ALCANÇAR O BEM-ESTAR INTERIOR 

Como na maioria das atividades físicas, o surf favorece a secreção de endorfinas, que permitem alcançar uma sensação de bem-estar interior e de leveza. Surfar entre o meio-dia e as duas da tarde, antes ou depois do trabalho…permite espairecer as ideias e favorece a eliminação 
do stress, o que lhe permitirá enfrentar os obstáculos da vida, positivamente. Andará mais descontraído, dormirá mais facilmente e o seu sono será mais profundo.

UM DESPORTO EM CONTACTO COM A NATUREZA

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DOS ELEMENTOS NATURAIS

O mar e as praias são ambientes naturais que trazem enormes benefícios ao organismo, contribuindo para a eliminação do stress e das tensões acumuladas ao longo do ano. A exposição ao sol e ao ar marinho têm um impacto positivo na vitalidade, da boa disposição, e na qualidade do sono. Andar pés descalços na areia, por exemplo, massageia todo o arco plantar e proporciona relaxamento e bem-estar. Durante a prática do surf e do bodyboard, o vaivém das ondas produzem, quanto a si, um efeito relaxante no corpo, para além do fortalecimento muscular. 
Os oligoelementos, minerais e iões negativos presentes na água do mar, favorecem a proteção contra as infeções ORL, as constipações, desobstruem as vias respiratórias e nutrem a pele.  
Em certos países, o surf pode mesmo ser prescrito por um médico para prevenir as doenças cardiovasculares, cancros, diabetes de tipo 2, excesso de peso, stress, depressão...

O SURF E O BODYBOARD: DESPORTOS ACESSÍVEIS A TODOS E PARA TODOS

QUE REÚNE TODA A FAMÍLIA

Uma outra vantagem dos desportos de ondas: São acessíveis a todos, dos 7 aos 77 anos (e mais)! Crianças, adultos, homens ou mulheres, todos são bem-vindos! Não precisa de ser um desportista de alto nível para descobrir o surf e o bodyboard, e iniciar-se (a 
única condição: saber nadar). Para além de ser um desporto acessível, reúne toda a família em volta de uma atividade (paixão) comum. As nossas pranchas de surf em espuma são ideais para serem partilhadas por todos os membros da família. 

A ÚLTIMA PALAVRA

Tem sede de sensações fortes em contacto com ambientes naturais? Os desportos de ondas foram feitos para si! Mais do que um simples desporto, pelos benefícios que proporciona, o surf tornar-se-á o seu futuro estilo de vida. Com várias centenas de escolas e estruturas de surf junto às costas francesas, é muito fácil de iniciar em total segurança. 

E você, como é que se iniciou ao surf? Quais são os benefícios que lhe proporciona? Não hesite em responder nos comentários.

DESCUBRA OS NOSSOS CONSELHOS DE SURF E BODYBOARD

VOLTAR PARA O TOPO