OS BENEFÍCIOS DO ANDEBOL

Quais são as vantagens do andebol a nível físico e mental? Revelamos os 5 benefícios deste desporto coletivo de contacto.

O andebol inspira-se nos gestos do atletismo: correr, saltar e lançar. Propõe um desporto coletivo ativo e espetacular, que se apoia tanto na energia como na velocidade e agilidade.

Graças às regras simples e lúdicas, beneficia de um trabalho físico e empenho mental completos, tanto em clube como em lazer.

Descubra connosco os 5 benefícios do andebol para a musculatura, a motricidade, a tonificação, a agilidade e a mente!

número 1

GANHE EM INTENSIDADE!

Prefere a bola ao triatlo? Vem a calhar, o andebol também.

O andebol é um pouco o atletismo dos desportos de bola. Sprints, saltos e remates são as três bases. Trabalha assim a sua explosividade nos remates e a recuperação nos saltos. A alternância entre as fases de sprint e de repouso permite-lhe aumentar eficazmente a resistência.

Nos jogos e nos treinos, melhora a recuperação, a tonificação e o aeróbico.

número 2

FLEXIBILIDADE E DESTREZA

Não basta ter músculos para praticar andebol. Para ganhar, ganhe em agilidade!

O andebol é um desporto tão simples quanto completo. Melhora a coordenação e a motricidade, tanto nos gestos técnicos como nos ataques ao intervalo e nas combinações de equipa. O manuseamento da bola nos dribles e passes estimula a agilidade. E claro, os saltos e os lançamentos fazem-no progredir em destreza, equilíbrio e coordenação.

Se guarda a baliza, a flexibilidade, a agilidade e capacidade de reação estão no programa do seu progresso.

Os benefícios do andebol
número 3

COMPLETO A NÍVEL FÍSICO

O andebol é um desporto que promove o desenvolvimento muscular completo dos dois lados do campo.

Se pretender desenvolver a musculatura graças a um desporto de bola, está no local certo num campo de andebol. À defesa, deve utilizar o busto e as pernas para perturbar as deslocações do adversário. Ao ataque, salta e lança. E corre bastante ente os dois, certamente! Sendo um desporto coletivo de contacto, o andebol solicita as pernas, o busto e os braços, mas também as costas e o reforço muscular nos saltos e lançamentos, para um trabalho muscular total.

número 4

FORÇA COLETIVA E FORÇA MENTAL

Pensa que o andebol privilegia a força? Nós também, mas a força mental. 

Mesmo entre os desportos coletivos, o andebol pertence aos campeões, em termos de espírito de equipa. Quando ganhar devido a uma defesa alinhada e solidária, os belos discursos sobre a solidariedade tomam vida.

Afirma-se para defender-se do adversário. Progride mentalmente nos frente a frente entre guarda-redes e atacante. Apoia os colegas de equipa dos dois lados do campo e até mesmo os que estão no banco. Através da coesão e do espírito de equipa, progride a nível humano.

número-5

MAIS VIVAZ E MAIS RÁPIDO

Qual é a diferença entre velocidade e vivacidade? Com o andebol, nós explicamos.

As corridas são muitas no andebol: nos contra-ataques e à defesa (consoante o lado da bola em relação a si), nas acelerações nos ataques com salto e ao intervalo, para ir ao banco de suplentes sem demorar dois minutos durante uma troca... O andebol faz trabalhar a velocidade e a aceleração. Mas há mais e melhor! A sua capacidade de reação nos lançamentos e deslocações, bem como a sua velocidade de execução e de leitura do jogo aumentam. Além de melhorar a sua velocidade, melhora a sua vivacidade!

Ganhar facilmente força, velocidade e agilidade graças a um desporto simples e lúdico? É um pouco o princípio do andebol. Benefícios físicos ou mentais? Técnicos ou coletivos? Partilhe connosco os benefícios que obtém do andebol!

MERWEN

Merwen Redator na equipa da DECATHLON Um fanático por playgrounds, apaixonado por piscinas e grande amador de desporto no geral.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

Conselhos
handball_debuter
Prepare a resina e a bola! Nós explicamos o que é o andebol, como começar e como se equipar, assim como as origens e regras deste desporto coletivo. Quais são os seus benefícios, quais são as qualidades necessárias? Nós ajudamos.
VOLTAR PARA O TOPO