O que trabalhamos com a bicicleta elíptica?

O QUE TRABALHAMOS COM A BICICLETA ELÍPTICA?

Fortalecimento muscular, tonificação e melhoria do desempenho... A prática da bicicleta elíptica é eficaz para todo o corpo!

HOJE EM DIA, A BICICLETA ELÍPTICA ATRAI CADA VEZ MAIS ADEPTOS POIS PERMITE TRABALHAR A FUNÇÃO CARDÍACA TONIFICANDO SIMULTANEAMENTE 80% DOS MÚSCULOS DO CORPO E QUEIMANDO CALORIAS DE FORMA EFICAZ. 

Mas quais são exatamente os benefícios desta atividade? Eis o nosso top 3 das perguntas mais frequentes sobre a bicicleta elíptica.

bicicleta elíptica
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QUAIS SÃO OS MÚSCULOS SOLICITADOS NA BICILETA ELÍPTICA? 

De modo geral, a prática da bicicleta elíptica ativa os músculos dos braços, das pernas (quadríceps, gémeos, isquiotibiais), da cintura abdominal, dos ombros, das costas (trapézio) e da parte superior do corpo (peitorais). Com esta atividade, consegue tonificar o todo o seu corpo.

elíptica
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COMO QUEIMAR CALORIAS COM A BICICLETA ELÍPTICA? 

A eficácia da sua sessão de bicicleta elíptica é muitas vezes medida em função das calorias queimadas. A primeira coisa que deve saber é que quanto mais solicitar os músculos, maior será o gasto energético.

Por exemplo, o exercício será mais eficaz se colocar as mãos nos punhos móveis em vez dos punhos fixos, pois ativará assim os bíceps e os tríceps.

Por outro lado, escolha bem a sua bicicleta elíptica pois a amplitude da elipse da sua máquina tem influência nos grupos musculares solicitados e, por conseguinte, sobre o esforço necessário, ou seja, sobre as calorias queimadas em cada sessão.

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COMO DIRECIONAR O TRABALHO NUMA PARTE ESPECÍFICA DO CORPO? 

Infelizmente, não consegue escolher que parte específica do seu corpo irá eliminar por achar que é menos estética.

No entanto, pode utilizar alguns truques, como a retropedalagem. Ficou demonstrado que esta última reforça o trabalho dos braços (nomeadamente do tríceps braquial).

Da mesma forma, é essencial garantir uma boa posição durante a prática. Quanto mais direitas estiverem as costas e contrair a barrigamais solicitará a sua cintura abdominal ao longo das suas sessões.

Se quiser direcionar o trabalho nos músculos abdominais mais profundos e as coxas, não se esqueça de pedalar com os joelhos fletidos a 90°.

A partir de agora, já sabe tudo relativamente aos benefícios da bicicleta elíptica sobre o seu corpo. Para alcançar o seu objetivo, não se esqueça que a chave do sucesso está na regularidade. Recomendamos duas sessões de 45 minutos por semana com dias de descanso pelo meio para alcançar verdadeiros resultados. Também lhe propomos um programa de treino de 4 semanas para o/a ajudar a continuar motivado/a.

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