Léxico do Padel

Léxico do Padel

O Padel surgiu no México e foi desenvolvido na Argentina e na Espanha. Enquanto mistura ténis com squash, o vocabulário utilizado tem então estas duas ascendências hispânicas e desportivas. Eis os termos mais utilizados.

A

AMORTI

Pancada cujo principal objetivo é surpreender o adversário para um ressalto de bola perto da rede.

ACE

Serviço direto ganho sem que o adversário tenha tocado a bola.

B

BANDEJA

Pancada específica do padel, realizada quando recebemos uma bola alta que não queremos deixar passar para o fundo do court, com o objetivo de não perder a posição na rede. Será executada como um voo alto, ao abrir os braços para trás e bater ao nível da cabeça.É uma jogada de construção entre o voo e o smash jogado em bandeja com um efeito cortado para forçar o jogador adversário a jogar uma bola baixa. 

BOLA DE BREAK

Igualmente denominado "Break point", por definição, a situação que permite ao recetor fazer o break e assim ganhar o jogo de serviço adversário. 

C

CHIQUITA

Bola curta e lenta, jogada desde o fundo do court, que passa ligeiramente sobre a rede, aterra aos pés dos adversários e ressalta antes que tenham tempo de executar o vólei.

CONTRA-PAREDE

Denominado contra-parede, ação geralmente de defesa que consiste em bater na parede do seu lado para trazer a bola para o campo dos adversários.

PANCADA DE DIREITA

Pancada executada no sentido da palma da mão com a qual se segura a raquete, para a frente.

 

D

BOAST

Ação na qual a bola bate em duas paredes antes de bater na raquete.

MEIO-VÓLEI

Pancada de bola pouco depois do ressalto, a uma pequena distância do piso, antes que ela suba.

DUPLA FALTA

É a ação onde o jogador perde as duas oportunidades de serviço sucessivas; tal transforma-se em ponto para o par adversário.

E

Equilíbrio

Refere-se à repartição do peso numa raquete. Pode ser baixo no cabo para favorecer o controlo, ao meio para uma polivalência entre controlo e potência e alto na cabeça da raquete para favorecer a potência.

EMPATE

Também denominado "deuce", é o momento de jogo onde as duas equipas se encontram a 40.

F

FALTA NO SERVIÇO

É um incumprimento por parte do jogador em qualquer regra dos serviços, por exemplo andar sobre a linha.

Fibra de carbono

Material do qual é fabricado a parte externa da raquete.É o material mais resistente e oferece uma maior reatividade na pancada da bola se for atingida corretamente.

Fibra de vidro

Material do qual é fabricado a parte externa da raquete. Ao contrário do carbono, é menos duro, provoca uma potência natural, sendo ideal para um jogador que está a evoluir, mas não gera a mesma aceleração que o carbono nas pancadas de potência.

G

GRIP

É a parte que serve para segurar a raquete; deve ser mudado regularmente porque danifica-se com as fricções e a transpiração.

Giro

É uma pancada que consiste em defender ao se virar quando a bola bate no vidro lateral e depois em baixo. 

H

I

J

K

L

Let

Quando a bola toca na rede durante o serviço e ressalta no quadrado de serviço (sem tocar na malha metálica). O serviço é repetido.

LOB

Pancada de bola em altura para poder mover o adversário para o fundo e ir até à rede.

M

MINI BREAK

É o ponto ganho por um par num tie-break contra o serviço do par adversário.

Espuma EVA

Espuma que compõe o interior da raquete; segundo a sua densidade, a bola parte com mais ou menos velocidade no contacto com a raquete.

N

CONGELADOR

Também denominada "frigo", situação de jogo onde um par dirige todas as bolas para um jogador concreto do par adversário, tentando impedir o seu parceiro de participar no jogo.

O

OVO

Denominado também "bola huevo", é a bola que ressalta num ângulo formado por uma das paredes do court e o piso; será considerado como bom. No ângulo formado pelo piso e malha metálica, será considerado falta.

P

POR QUATRO

Na sequência de um smash, pancada de bola que depois de ressaltar no campo do adversário, passa sobre a malha metálica ou a parede de fundo que mede 4 metros.O ponto é ganho pela equipa que fez a bola sair. 

POR TRÊS

Na sequência de um smash, pancada de bola que depois de ressaltar no campo do adversário, toca na parede de fundo e passa sobre a malha metálica lateral que mede 3 metros. Se a equipa adversária não sair do court para voltar a colocar de novo a bola em jogo, o ponto é ganho pela equipa que fez sair a bola. 

PASSING

Pancada utilizada para fazer passar a bola para além do adversário quando ele está na rede, sem incluir o lob.

Q

R

Voltar

É a pancada que serve para retornar o serviço ao par adversário e que consiste frequentemente num cruzado ou num lob.

PANCADA DE ESQUERDA

É a pancada realizada do lado contrário à mão dominante, ou seja, a direita para os esquerdinos e a esquerda para os destros.

S

SMASH

Pancada que bate sobre a cabeça após um lob. 

SERVIÇO

Pancada na qual se inicia cada ponto de jogo. No padel, o serviço efetua-se por baixo, ao contrário do ténis. 

SET

É a unidade de jogo composta por 6 jogos ganhos ou 7 em caso de empate a 5 ou 6.

SUPER TIE-BREAK

É um tie-break que se joga em 10 pontos em vez de se jogar em 7 pontos. Substitui por vezes o terceiro set para desempatar dois pares que ganharam um set cada um. 

OVERGRIP

É o material que serve para cobrir o cabo da raquete para melhorar a preensão.

SAIR PELA PORTA

Ação que consiste em sair para uma das duas portas laterais e que permite colocar novamente em jogo uma bola que saiu dos limites do court para um smash por três.

T

TIE-BREAK

Ou jogo decisivo: é um sistema de pontuação cujo objetivo é resolver uma situação de empate quando os dois pares ganharam 6 jogos cada um. O primeiro par a ganhar 7 pontos (com uma diferença de 2 pontos sobre o par rival) ganha o set. Se a diferença de 2 pontos não se realizar, o jogo segue até tal acontecer.

U

V

VÍBORA

É uma pancada específica de padel entre o smash e o vólei. Ao contrário da bandera, a víbora permite atacar com muito efeito de ataque. 

VÓLEI

Pancada efetuada perto da rede antes que a bola toque no piso; frequentemente realizada em posição de ataque.

W

W-O

Abreviatura de "Walking Over": Eliminação de um par que não se apresenta para o jogo. Diz-se que o par vencedor ganhou por desistência.

X

Y

Z

FALTA UMA DEFINIÇÃO E O LÉXICO NÃO ESTÁ COMPLETO? ESCREVA UM COMENTÁRIO E ACRESCENTAREMOS O TERMO EM FALTA!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO :

Conselhos
Benefícios padel
Quer seja pelo simples prazer das trocas ou pelo gosto do desafio, o padel vai ao encontro dos desejos de cada um: viver um simples momento de partilha ou sentir a intensidade e a pressão de um jogo.
Conselhos
Mas que desporto é este em que os jogadores parecem estar a dançar num género de gaiola feita de betão e malha metálica? Que desporto é este em que as raquetes têm o formato de gotas de água ou de diamante? Hoje, o padel reúne mais de 8 milhões de jogadores pelo mundo fora, principalmente nos países hispânicos.
Conselhos
Como escolher a bola de padel
A escolha da bola de padel não é fácil sobretudo quando se assemelha a uma bola de ténis: facilmente se fica perdido! Para uma prática de principiante ou intensiva? Bola com pressão ou não? Acompanhe o guia para escolher a bola indicada para a sua prática.
VOLTAR PARA O TOPO