Iniciar a corrida após os 40 anos

INICIAR A CORRIDA APÓS OS 40 ANOS

Iniciar a corrida após os 40 anos ou retomar a caminhada aos 60 não é impossível! A corrida é um desporto para praticar ao seu ritmo, independentemente da idade ou do nível.

Inicie-se nas suas primeiras corridas, lembre-se de não queimar etapas e de tirar prazer da corrida! Eis alguns conselhos simples para um início tranquilo…

número-1

INICIAR A CORRIDA APÓS OS 40 ANOS!

Há vários anos que não pratica atividade desportiva? Para começar a correr após os 40 anos de idade, deverá primeiro consultar o seu médico para que ele o autorize a fazer atividade física. Ao realizar um eletrocardiograma e um teste de esforço, ficará a conhecer o seu estado de saúde e evitará qualquer tipo de acidente. Não descure esta etapa preliminar, mesmo que pretenda apenas correr como atividade de lazer. Esta etapa é ainda mais importante se pretender inscrever-se numa competição do tipo maratona, meia-maratona ou corrida de 10 km. Para participar nestas competições, terá de apresentar todos os anos um atestado médico que o considere apto à prática da corrida (raramente necessário nas provas em Portugal, salvo em provas de tipo Ultra Trail ou maratonas).

número 2

ESCOLHA O SEU EQUIPAMENTO DE CORRIDA: CONFORTO E SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Não é necessário muito material para começar a correr: basta-lhe calçado e vestuário de corrida. Inútil referir que o conforto e a sua segurança estão dependentes da utilização de equipamentos de caminhada de qualidade. Umas boas sapatilhas de corrida garantir-lhe-ão um bom apoio e evitarão entorses e feridas. É essencial escolher o tamanho correto! As suas sapatilhas de corrida devem também adequar-se: • AO SEU PESO, PARA ABSORVER IMPACTOS E DISPERSAR VIBRAÇÕES • À SUA PRÁTICA (ESTRADA OU TRILHO), POIS A SOLA E O AMORTECIMENTO RESPONDEM ÀS EXIGÊNCIAS DO SEU TERRENO DE ELEIÇÃO • AO SEU TIPO DE CORRIDA   O vestuário de corrida técnico e respirável oferece-lhe um nível de conforto máximo. Ao contrário do vestuário 100% algodão, garante um bom isolamento térmico e facilita a eliminação da transpiração. Tanto no outono, como no inverno, use gorro e luvas para proteger as suas mãos e a cabeça do frio. Não hesite em pedir aconselhamento na loja para escolher o seu calçado de corrida e a sua roupa técnica.

número 3

PROGREDIR NA CORRIDA PASSO A PASSO: SUSTENTÁVEL E EFICAZ!

Como começar a correr aos 50 anos de idade? Passo a passo, com toda a tranquilidade. Nas primeiras semanas, comece por saídas que alternem a caminhada com a corrida. Evitará assim os esforços demasiado intensos e limitará o excesso de fadiga. Após algumas semanas, poderá começar a correr durante todo o tempo de prática. Aumente os quilómetros pouco a pouco, em incrementos de 10 a 15 % de uma semana a outra, para evitar lesões.

número 4

A REGULARIDADE, UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA COMEÇAR A CORRER

Tanto para iniciantes como para praticantes experientes, a regularidade é fundamental para correr! Por vezes, é difícil manter o plano de exercício estabelecido, seja por falta de motivação, seja por falta de tempo. Mas não se esqueça que a regularidade é a chave de um bom progresso. Para promover a sua regularidade e assiduidade, defina um plano de treino razoável. Programe uma base de 3 sessões por semana no máximo para começar a correr após os 40 anos.   Pense em definir um plano de treino variado, alternando treinos lentos, com treinos fracionados e treinos rápidos após um bom aquecimento. Não se esqueça de que o importante é correr sempre ao seu próprio ritmo!

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