GINÁSTICA PARA CRIANÇA E BEBÉ EM CASA : EXERCÍCIOS PARA O ENSINAR A SALTAR CORRETAMENTE

Com 2 pés, 1 pé, para a frente, para trás, para o lado, com uma bola… damos-lhe ideias para incitar o seu filho a treinar os saltos.

Saltar ao pé coxinho, com um pé, para a frente, para trás, mais longe, mais alto... Haverá melhor maneira de apreender as distâncias e de desenvolver reflexos do que treinar a saltar? E, além disso, se se pode fazer em casa com os pais… É o máximo! O seu filho desenvolverá novas habilidades psicomotoras ao mesmo tempo que se diverte consigo.

Uma infinidade de possibilidades num espaço reduzido…

Atenção à segurança, estabeleça com o seu filho as regras e o âmbito do terreno de jogo.   A regra mais importante diz respeito à segurança. Sejam quais forem os exercícios de Ginástica, liberte o espaço envolvente da zona de prática, afastanto os móveis ou objetos de risco.   A seguir, explique-lhe o que vai fazer, como e onde, para que ele permaneça na zona de treino, evitando que se ponha a saltar nas escadas... Há a possibilidade de fazer exercícios variados. Determine os objetivos porque, além de desenvolver reflexos e de aprender a gerir as distâncias, esta atividade fará trabalhar o sistema cardiovascular e muscular da criança. O seu coração sofre uma ligeira aceleração e os músculos e as pernas reforçam-se. Não se trata, portanto, de esgotar o seu filho, mas de prever uma sessão específica com um ou dois tipos de saltos, por exemplo. Dê-lhe tempo e respeite o ritmo, a vontade e o cansaço da criança. Isso contribuirá, também, para o seu desenvolvimento saudável.  

Saltos adaptados em função da idade e das aptidões de cada um

Para os mais pequenos: Saltar já é um ótimo desempenho!
Exercício 1: A rã

Agachado, as mãos no chão, pronto para o grande salto… de rã! Incite-o a utilizar os braços para dar impulso para cima.

Exercício 2: Salto em comprimento com as cores

Disponha os arcos de cores diferentes no chão formando uma figura, como um quadrado. Proponha à criança que salte para o arco da cor que tiver anunciado: “Salta para o arco vermelho, depois azul, a seguir verde, etc.” É você quem decide se o salto será para a direita, para a esquerda ou para a frente.

ginástica para criança e bebé

Vamos! Ousemos algo mais complicado com uma aceleração do ritmo a que as cores são anunciadas.

 

É possível reproduzir estes exercícios com blocos de espuma coloridos. Os blocos são mais estáveis.

Para os mais crescidos : Treinamo-los a saltar com um pé, para trás, mais alto e mais longe.

Inspire-se nos exercícios dos mais pequenos e proponha ao seu filho que salte com mais intensidade.
No quadrado formado pelos arcos, o seu filho poderá praticar:

- o salto em comprimento passando por cima de um arco.

- os saltos para trás, pedindo-lhe para recuar para o arco que escolher.

Com o exercício da rã, saltamos ainda mais alto, sempre mais alto! “Fazemos muita força nas pernas e esticamos os braços o mais possível“

Graças a si, o seu filho domina os saltos na perfeição!

 

Não tem blocos em espuma? Encontre todos os acessórios para praticar Ginástica para criança e bebé em casa.

julieassinaturanutrição

Julie

Dietista e treinadora desportiva, praticante de fitness, pilates, yoga, stretching, Run e Trail, acompanho todos os desportistas na sua preparação nutricional. 

A alimentação é um fator incontornável na concretização dos seus objetivos! 

A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS:

Conselhos
O seu pequeno rebento está cheio de energia e, por vezes, mal consegue acompanhá-lo? Isso é normal! Antes de entrar na adolescência, a criança explora as inúmeras possibilidades físicas à sua disposição. A ginástica para crianças é uma excelente maneira de canalizar todas as suas energias!
VOLTAR PARA O TOPO