DIVIRTA-SE A MERGULHAR, MESMO NA PISCINA!

A ideia de mergulhar na piscina parece-lhe aborrecida? Alie a aprendizagem à diversão, graças aos exercícios lúdicos de mergulho! 

Mas quem disse que não nos podemos divertir, mesmo na piscina? Mas sim, o mergulho em piscina tem inúmeras vantagens: além de poder continuar a mergulhar durante a pausa de inverno que algumas pessoas fazem, pode ainda aperfeiçoar a técnica, descobrindo um método totalmente diferente de aprendizagem (no qual não teria certamente pensado!). 
Deseja saber mais? A Subea partilha consigo algumas ideias de treinos lúdicos para uma outra forma de descobrir o mergulho na piscina!

Benefícios do mergulho em piscina
number_1

BENEFÍCIOS DO MERGULHO EM PISCINA 

 

 

Mantenha-se em forma!

Antes de mais, praticar mergulho em piscina permite continuar a treinar e a aperfeiçoar a técnica. É também uma ótima ocasião para aproveitar para passar nos níveis de mergulho. Além disso, treinar em piscina permitirá manter a sua forma física durante o inverno, por exemplo. Efetivamente, dado que esta estação do ano não é a mais propícia ao mergulho na natureza, a piscina pode ser um bom compromisso, para não deixar de lado a sua atividade/paixão durante demasiado tempo.

Quer saber mais sobre a preparação física em piscina? Veja o nosso conselho!

number_2

TREINO "FÍSICO", MAS NÃO SÓ!

PRINCIPAL OBJETIVO? DIVERTIR-SE!

Além do aspeto "físico", os clubes de mergulho propõem também atividades lúdicas que permitirão melhorar igualmente a técnica de mergulho: flutuabilidade, propulsão, respiração, etc… São tantos os aspetos que pode melhorar gradualmente graças a estas diversas atividades.  Há para toda a gente e para todos os gostos: do nível principiante ao nível intermédio!
Integrando uma faceta lúdica nas suas sessões de treino, pode assim abordar toda a formação de mergulho sem stress ou ansiedade, e pelo contrário de forma divertida. 
Além do mais, filiar-se num clube de mergulho e aproveitar estas sessões em piscina permitir-lhe-á encontrar outros mergulhadores e estabelecer elos de ligação. É uma excelente oportunidade de organizar saídas, fins de semana de mergulho e de formar um grupo de mergulho com pessoas do seu nível ou com os mesmos desejos! 

number_3

ALGUMAS IDEIAS DE EXERCÍCIOS LÚDICOS A PRATICAR EM PISCINA 

HÁ PARA TODOS OS NÍVEIS!

 

Dominó

 

 

 

 

Dominós

Como o nome indica, trata-se de jogar ao dominó, mantendo a sua posição, mas sem tocar no fundo da piscina. Este exercício permitirá trabalhar a sustentação numa posição estática e, logo, o equilíbrio e a respiração. Para esse efeito, vai precisar de um jogo de dominó com pesos.

 

Frisbee subaquático

Aqui, vai precisar de um frisbee concebido especialmente para os desportos subaquáticos. Dotado do seu equipamento de mergulho, deve manter o seu nível de imersão ao mesmo tempo que faz os passes, sem nunca tocar no fundo nem subir à superfície. A ideia principal é a de trabalhar o equilíbrio. 
 

Ténis subaquático

Ténis subaquático

Para esta atividade, vai precisar de raquetes de plástico e de uma bola de petanca de plástico. Deve fazer o número máximo de passes com o seu companheiro, evitando subir à superfície ou tocar no fundo. Se a bola tocar no fundo ou subir à superfície, o adversário ganha um ponto. O ténis subaquático permite essencialmente trabalhar a técnica da carpa e, por conseguinte, o equilíbrio e a respiração. 

futebol

 

 

 

Futebol

E, sim, também se pode praticar futebol um campo em 3D! Acessório indispensável? Uma bola enchida sob pressão com água muito salgada.
Seguidamente, tem só de fazer o máximo de passes, com o seu companheiro ou o grupo de mergulho, evitando que a bola toque no fundo. 

 

O jogo da malha

Pour ce jeu, le plongeur doit faire tomber des quilles, lestées au fond grâce à du sable par exemple, à l'aide d'un frisbee subaquatique ou encore d'une boule de pétanque en plastique. Graças a este exercício, irá trabalhar principalmente a movimentação das barbatanas e a manutenção do nível de imersão. 
 

Jogo da colher

 

 

 

 

Jogo da colher

Equipe-se com uma colher e com uma bola de ping-pong. O objetivo é deslocar-se de um lado ao outro da piscina com a colher na mão, sem deixar fugir a bola. As regras podem variar: pode fazer este jogo como uma "corrida" com o seu companheiro de mergulho (ganha o primeiro a chegar à outra ponta da piscina) ou pode formar pequenas equipas, fazendo estafetas com todos. 

number_4

FIM DE JOGO 

(OU QUASE... !)

Como é evidente, esta é uma lista não exaustiva de atividades lúdicas que poderá praticar em piscina. Há muitas outras e de todos os géneros e feitios (basquetebol, hóquei subaquático, etc... )! O melhor é abordar diretamente um clube de mergulho para saber mais sobre este tipo de exercícios. 

VOLTAR PARA O TOPO