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DESCUBRA O TRAIL RUNNING, A CORRIDA NA NATUREZA

A corrida na natureza e o Trail Running têm ganho inúmeros adeptos! São novos tipos de corrida que atraem um número cada maior de praticantes de nível principiante ou intermédio. Menos centrado na performance, mas mais propício ao simples prazer de correr num ambiente preservado. Podemos falar de um regresso às origens?

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AS SESSÕES NA NATUREZA

A corrida na "natureza", geralmente designada pela palavra inglesa "trail", que significa "trilho", é uma corrida praticada em meio natural fora das estradas asfaltadas. Permite romper com a monotonia dos percursos urbanos: caminhos florestais, trilhos de montanha, jogging na praia... Os cenários são únicos e variados para grande prazer dos praticantes de corrida! Do ponto de vista físico, estas sessões na natureza permitem desenvolver a potência e a força dos membros inferiores e da parte superior do corpo, por via do esforço permanente para manter o equilíbrio. É a melhor escola para dominar cada um dos nossos passos, adaptar o nosso ritmo e melhorar as nossas capacidades respiratórias. Do ponto de vista mental, correr em meio natural permite fugir dos ritmos quotidianos e muitas vezes stressantes, ganhar uma certa autonomia e uma total liberdade de pensamento.

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OUVIR A SI PRÓPRIO E ANTECIPAR O DESAFIO! 

As corridas na natureza são abertas a um vasto público. Qualquer pessoa pode efetivamente participar, desde que os percursos escolhidos estejam adaptados às suas capacidades. Podemos começar com uma pequena corrida de 10 km e tentar em seguida correr um trail de 15 a 30 km. Corridas na "natureza" ou "trail" são aliás termos genéricos para designar corridas praticadas fora de estradas asfaltadas. As provas são classificadas em função da sua distância, desnível, tipo de terreno e do nível de dificuldade para que cada praticante de corrida possa definir o seu treino para a corrida em que pretende participar.

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OS PERCURSOS VERDES

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São percursos abertos e disponíveis a todas as pessoas que pretendem fazer uma caminhada ou corrida no meio natural. O nível de dificuldade é variado e assemelham-se mais a passeios familiares em meio natural do que a competições individuais.

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AS PROVAS DE TRAIL

As corridas de "trail" estão abertas a todo o tipo de praticantes, desde atletas mais aguerridos a amadores, e têm geralmente uma distância entre 10 a 50 km, embora alguns trails possam ter distâncias de 80 km e até mesmo 3 dígitos. As partidas têm lugar de manhã cedo e cada praticante tem o seu plano de corrida para seguir o percurso, mas o objetivo é cada pessoa correr ao seu ritmo sem forçar, fazendo pausas à medidas das suas necessidades. Todos os percursos estão sinalizados e contam com a presença de pessoas cuja missão consiste em indicar os locais definidos para a corrida. Normalmente existem zonas de abastecimento de 7 em 7 km. Nota: Não se deixe "intimidar" pelas distâncias dos trails, já que, ao contrário da corrida em estrada, as fases de caminhada fazem parte do percurso em meio natural. As partes a subir transformam-se em caminhada ativa que permitem uma boa recuperação. Correr na natureza é encontrar todo o tipo de obstáculos e passagens complexas.

ALGUNS CONSELHOS:

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• Em caso de mau tempo, abrande o ritmo e adapte a sua passada às diferentes condições do terreno que poderá estar mais ou menos escorregadio;

• Antecipe as trajetórias conservando o seu ritmo para proteger os tornozelos e manter o equilíbrio;

• Varie os treinos com a prática de outros desportos, como a bicicleta, a caminhada em montanha ou a natação;

• Com a experiência, conseguirá progredir, reconhecer mais facilmente a densidade dos terrenos e as melhores passagens.

ADOTE UM VISUAL "NATURAL"

• Abandone a t-shirt sem mangas e os calções curtos usados normalmente na corrida em estrada, pois a corrida na natureza exige um equipamento que cubra mais o corpo para o proteger nas passagens com vegetação mais densa, contra os raios de sol que queimam mais a pele nas altitudes mais altas, e contra as intempéries;

• Calções leves ou calções justos mais compridos no verão, corsários ou calças justas no inverno.

• Camisola de manga curta ou comprida, consoante as condições meteorológicas, reforçada na zona dos ombros (para evitar o sobreaquecimento das alças da mochila e proteger dos raios UV). Quem diz variedade de percursos (distância, perfil, nível de dificuldade) diz calçado de corrida todo-o-terreno! O calçado tem uma sola com rasto pronunciado e oferece uma boa proteção contra os choques na biqueira e no calcanhar.  

CORRIDAS NA NATUREZA COM EVADICT: A ATITUDE ECOLÓGICA ACESSÍVEL A TODOS!

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