apto

A COMPOSIÇÃO DAS BEBIDAS ISOTÓNICAS

A hidratação durante o exercício físico é bom, mas a hidratação com uma bebida isotónica é ainda melhor! Na realidade, a bebida isotónica fornece ao organismo tudo o que necessita para compensar as perdas de água, hidratos de carbono e minerais associadas ao esforço físico. Mas qual é a composição de uma bebida isotónica? Qual é a natureza dos ingredientes que a compõem? Pedi a Mathilde, engenheira de produto na área da hidratação, que me ajudasse a esclarecer essas questões. Explicamos tudo!

As bebidas isotónicas Aptonia, fabricadas em França, são composta por vários elementos:

1) DOIS AÇÚCARES DISTINTOS

- hidratos de carbono complexos (maltodextrina), anteriormente conhecidos como "açúcares lentos".

- hidratos de carbono simples (sacarose e dextrose), anteriormente conhecidos como "açúcares rápidos".

A mistura desses dois tipos de açúcares fornece uma dose ideal de glicose e frutose ao desportista. Por um lado, a ingestão de hidratos de carbono complexos (maltodextrina), consumidos continuamente, permite ter uma quantidade suficiente de açúcar no organismo durante o exercício físico. Por outro lado, a ingestão de hidratos de carbono simples (sacarose e dextrose), assimilados mais rapidamente, dá alguma energia extra em cada gole.

Outras informações: a absorção de frutose (armazenada no fígado) é diferente da absorção de glicose (absorvida no sangue). A absorção de glicose é mais rápida e, por conseguinte, o açúcar é utilizado mais rapidamente pelo organismo. Isso permite que o desportista tenha uma parte dos açúcares assimilada rapidamente e a outra assimilada ao longo do tempo. Assim, terá sempre energia suficiente durante toda a sua sessão de exercício físico.

2) ACIDIFICANTES

Os acidificantes fornecem uma "nota" ácida que aumenta e equilibra o sabor.

iso

3) MINERAIS

- Sódio: para uma boa absorção de água e para a recuperação das perdas de sódio associadas à transpiração.

- Cloreto: um sal básico

- Citrato: tem a vantagem de tamponar o pH do sangue e, assim, acidificar menos o organismo durante o exercício físico. Associado ao sódio, também limita o sabor salgado que pode ser encontrado com o cloreto.

- Magnésio: para o bom funcionamento dos músculos, dado ser consumido quando se contraem os músculos.

- Potássio: para compensar as perdas associadas à transpiração.

- Selénio: antioxidante que protege as células contra o stress oxidativo e que entra na composição de determinadas proteínas.

4) VITAMINAS

A vitamina B6 ajuda a reduzir a fadiga, enquanto que as vitaminas B1, B2, B6 participam do metabolismo energético sempre que se produz um esforço. As vitaminas têm propriedades antioxidantes e as nossas bebidas ISO contêm vitaminas C e E.

5) AROMAS NATURAIS

Os aromas naturais, sob a forma de pó, dão o sabor.

6) CORANTES NATURAIS

Oriundos da cenoura (betacaroteno) ou da beterraba.

Agora já sabe tudo sobre as bebidas isotónicas Aptonia! As bebidas ISO e ISO+ são compostas por ingredientes técnicos minimamente transformados e destinam-se a ajudar os atletas de resistência a manterem-se hidratados e a tirarem o máximo proveito dos seus treinos e competições.

cha

CHARLOTTE

Apaixonada pelo desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou um verdadeiro vício desde a minha primeira corrida! Adepta das distâncias de sprint e olímpica, adoro a variedade que esse desporto oferece, tanto em termos de prática como do ambiente em que me faz evoluir. O triatlo é sempre um grande desafio e alia muita diversão!

VOLTAR PARA O TOPO