Logotipo Simond

COMO ESCOLHER UM MOSQUETÃO?

Forma em D ou HMS, de rosca ou automático... Existem vários tipos de mosquetões de escalada.Então como escolher?

A escolha de um mosquetão de escalada é feita em função de 3 critérios: a utilização pretendida, a forma e o sistema de bloqueio.

número -1

A UTILIZAÇÃO

Mosquetão Rocky
MOSQUETÕES DE PROGRESSÃO

Destinando-se à progressão, são usados principalmente nas fitas expresso ou nos entaladores e retêm o utilizador em caso de queda.

MOUSQUETON 300 VIS
MOSQUETÕES DE SEGURANÇA

Possuem um anel que bloqueia o dedo no corpo do mosquetão minimizando o risco de abertura. Estes mosquetões são usados principalmente para a segurança, a instalação da reunião, a descida em rappel, a colocação em segurança da guia pessoal, etc.

número 2

A FORMA

A utilização pretendida com o mosquetão depende da sua forma.

Mosquetão forma D
FORMA EM D

Os mosquetões em “D” podem ser usados para a amarração (na ponta da guia) ou para o sistema de segurança (apenas com um sistema Grigri). Com diâmetro equivalente, os mosquetões em “D” são mais resistentes do que os mosquetões em pera, pois a tração é exercida muito perto do grande eixo do mosquetão.

Mosquetão Forma HMS
FORMA EM PERA (HMS)

Os mosquetões “HMS” podem ser usados para o sistema de segurança (com todos os tipos de asseguradores ou um nó dinâmico) ou para se amarrar (na ponta da guia ou com um nó volta de fiel na corda). A sua forma confere-lhe uma abertura maior do dedo, o que facilita os manuseamentos.

número 3

O SISTEMA DE BLOQUEIO

Existem 2 sistemas de bloqueio dos mosquetões de segurança.

Mosquetão segurança automática
BLOQUEIO AUTOMÁTICO

Em 2 ou 3 movimentos (consoante os modelos) no anel, pode-se abrir o mosquetão. A vantagem principal é que o anel se fecha automaticamente, logo, sem risco de se esquecer de fechar.

Mosquetão segurança rosca
BLOQUEIO COM ROSCA

É o sistema mais convencional, um anel num dedo roscado.

SIMOND - David chefe de produto - ESCALADA

DAVID

CHEFE DE PRODUTO ESCALADA

Alguns modelos de mosquetão, como os modelos BLC da Simond, beneficiam de um sistema de fixação ao arnês que permite fazer trabalhar o mosquetão sempre no seu grande eixo para uma resistência máxima.

VOLTAR PARA O TOPO