COMO ESCOLHER O SEU FIO DE PESCA?

Há diferentes tipos de fio. Neste conselho, descubra como escolher o fio mais indicado para o seu tipo de pesca.

A escolha de um fio de pesca é feita em função da sua natureza.

nylon.jpg

O NYLON

A elasticidade do nylon permite absorver as cabeçadas do peixe, limitando assim a soltura da montagem e os riscos de rutura. Esta característica "perdoa os erros": ideal para se iniciar na pesca.

A sua resistência linear permite pescar tranquilamente e capturar grandes peixes combativos. Um nylon resistente permite igualmente reduzir o diâmetro e pescar com um fio mais fino.

Os nylons concebidos para resistir à abrasão (resistência às fricções e aos cortes) permitem pescar em zonas difíceis (rochas, vegetação aquática, detritos de madeira, etc.). Os fios lisos asseguram, além disso, maior eficiência nos lançamentos.

Os fios fluorescentes permitem manter uma boa visibilidade da linha, seja qual for a zona (com ou sem corrente).

tresses.jpg

O MULTIFILAMENTO

O multifilamento oferece uma resistência linear muito mais significativa do que o nylon, permitindo pescar tranquilamente e capturar grandes peixes combativos em água doce ou no mar.

A sua elasticidade próxima de zero aumenta as sensações e o domínio da sua linha.

Quanto mais flexível for um multifilamento, menos resistência oferece no lançamento. Um multifilamento de 8 fios é mais flexível do que um de 4 fios, que oferece uma maior resistência e aumenta a distância de lançamento.

Por fim, o multifilamento colorido permite manter uma boa visibilidade seja qual for a zona de pesca.

Aconselhamos a utilizar sempre um estralho em fluorocarbono para que a sua montagem seja o mais discreta possível.

fluorocarbone.jpg

O FLUOROCARBONO

O fluorocarbono é utilizado principalmente no estralho. A sua rigidez relativa, comparativamente ao nylon, não permite que sirva de linha madre. Tem a particularidade de possuir uma maior resistência ao corte limpo do que o nylon e o multifilamento. Ideal para dominar os predadores. O fluorocarbono permite o máximo de discrição: tem um índice de refração da luz próximo do da água, o que o torna quase invisível. É preciso, portanto, privilegiar uma composição 100% fluorocarbono. A sua invisibilidade permite aumentar o diâmetro da linha comparativamente à escolha do nylon. Resiste então melhor aos cortes.

OS CONSELHOS PREFERIDOS DOS PRATICANTES DE PESCA

VOLTAR PARA O TOPO