logo marca subea decathlon

COMO ESCOLHER AS BARBATANAS DE MERGULHO?

As barbatanas são parte integrante da sua panóplia: permitem-lhe deslocar-se e evoluir na água! Mas que tipo de barbatanas deve escolher? Em particular, que barbatanas são indicadas para a sua prática? 

A ESCOLHA DAS BARBATANAS DE MERGULHO É FEITA, EM PRIMEIRO LUGAR, EM FUNÇÃO DA SUA PRÁTICA: PASSEIO AQUÁTICO COM BARBATANAS, MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA OU APNEIA.

número -1

UM TIPO DE BARBATANAS PARA CADA PRÁTICA SUBAQUÁTICA 

Existem vários tipos de barbatanas e estas devem corresponder à sua prática para uma utilização ideal. Deve então escolher entre: - barbatanas de snorkeling (imagem 1) : são barbatanas flexíveis e leves. Ideais para principiantes, conferem potência suficiente para se poder deslocar facilmente na água sem exigir demasiado esforço ao nível das pernas - barbatanas de mergulho com garrafa (imagem 2) : tendo em conta o material bastante pesado do mergulho, as barbatanas devem conferir potência suficiente para evoluir depois da imersão. A pala deste tipo de barbatanas é mais importante neste caso. Assim, pode optar entre barbatanas com bolsa de pé ou barbatanas reguláveis.

- barbatanas de caça submarina e apneia (imagem 3) : são geralmente versáteis graças à pala substituível. As barbatanas de caça submarina e apneia são mais compridas e possuem uma rigidez média a elevada para facilitar ao máximo a sua imersão e conferir a potência necessária para a subida à superfície.

Barbatanas para snorkeling, passeio aquático
Barbatanas para mergulho com garrafa
Barbatanas para caça submarina e apneia
número 2

OS CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA ESCOLHER CORRETAMENTE AS BARBATANAS DE MERGULHO 

O conforto
Conforto

Pode escolher entre dois tipos de barbatanas: com bolsa de pé ou reguláveis. No caso de barbatanas com correia ajustável, deve usar uns botins de mergulho ao contrário do que sucede com as barbatanas com bolsa de pé. Estas são totalmente fechadas. 

A facilidade ao colocar
Facilidade de utilização 

Consoante a pala da barbatana, a sua penetração na água será mais ou menos fácil.

A potência
Potência

É a pala da barbatana que vai definir a sua potência. Quanto mais comprida e/ou dura, mais as barbatanas serão potentes. Já se forem curtas e flexíveis, as barbatanas proporcionarão menos potência. 

número 3

BARBATANAS COM BOLSA DE PÉ OU REGULÁVEIS PARA O MERGULHO COM GARRAFA?

Barbatanas com bolsa de pé para mergulho com garrafa

AS BARBATANAS COM BOLSA DE PÉ

Este tipo de barbatanas de mergulho é perfeito para sessões em águas quentes ou para calçar com botins finos. São, no geral, mais flexíveis e confortáveis do que as ajustáveis. Graças à bolsa de pé, são também mais estáveis nos pés. No entanto, são mais difíceis de calçar e muitas vezes mais frágeis.

Barbatanas reguláveis para mergulho com garrafa

AS BARBATANAS REGULÁVEIS 

Ao contrário das barbatanas com bolsa de pé, as reguláveis são bastante mais rígidas, menos confortáveis mas, apesar de tudo, muito fáceis de calçar! Com este tipo de barbatanas tem necessariamente de usar uns botins adaptados. 

Como escolher o tamanho das barbatanas de mergulho?
número 4

ESCOLHER O TAMANHO CERTO DAS BARBATANAS DE MERGULHO 

Precisa de uma dica para saber se as barbatanas são do seu tamanho? Depois de escolher o modelo, calce as barbatanas e ponha-se de pé. Faça tudo na ponta dos pés. Nessa altura, a barbatana devem acompanhar o seu calcanhar quando descola o pé do chão. Caso contrário, se o calcanhar se levanta sozinho, a barbatana é demasiado grande. 
Se sente um incómodo ou se sente muito apertado, escolha o tamanho acima! Pode sempre adicionar um botim, especialmente que seja fino, para ajustar o pé à barbatana, se necessário. 

Se mergulha em águas frias com barbatanas com bolsa de pé ou reguláveis, vai precisar de botins de neopreno - preveja esta hipótese quando escolher o tamanho das barbatanas e escolha pelo menos um tamanho acima do habitual!

Alexandre, vendedor secção mergulho na Decathlon de Toulon

ALEXANDRE

Vendedor mergulho - Decathlon Toulon - Nível 3 FFESSM e Sub-redator Subea 

Escolha as barbatanas de acordo com a sua prática mas também de acordo com o seu nível! Algumas barbatanas são mais indicadas para os principiantes do que outras e estas devem, antes de mais, facilitar as suas deslocações na água.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OUTROS CONSELHOS SOBRE MERGULHO

VOLTAR PARA O TOPO