COMO CONSERVAR, LAVAR E GUARDAR UMA MOCHILA ?

Partilhe com a mochila às costas as caminhadas mais bonitas. Para que possa viver muitas mais, as mochilas da Quechua/ Forclaz possuem uma garantia válida durante 10 anos. Pode contudo aumentar a sua durabilidade através de uma manutenção regular. Fique a conhecer estes 5 gestos simples que farão toda a diferença, para si e para a sua mochila.

Comment_entretenir_laver_et_stocker_un_sacmochila
number_1

RETIRAR AS POEIRAS APÓS CADA CAMINHADA

Em cada regresso, habitue-se a esvaziar a mochila por completo, abrir os fechos de correr e sacudi-la do avesso para retirar todas as poeiras. Complemente esta limpeza passando uma escova suave no tecido para retirar a lama seca e o pó. Opte por eliminar as impurezas e as poeiras com um aspirador quando fizer a limpeza mais a fundo no início ou no fim da estação para preparar a limpeza da mochila com água e sabão.

ne_pas_laver_les_sacsmochilados_en_machine
number_2

LIMPAR À MÃO E COM SABÃO MUITO SUAVE

Depois de uma temporada a caminhar e a transpirar, a mochila merece uma boa limpeza profunda para lhe dar uma nova vida.

Para que os tecidos mantenham as suas propriedades (nomeadamente a impermeabilidade, que tem uma importância vital para proteger o conteúdo quando se é surpreendido pela chuva), recomenda-se que as mochilas não sejam lavadas na máquina, não usar a máquina de secar, limpeza a seco, lixívia ou ferro de engomar. A maneira mais segura de lavar a mochila é, portanto, a lavagem à mão. Para a limpeza manual da sua mochila, recomenda-se a utilização de água morna com sabão eventualmente com recurso a uma escova.

Leve o tempo que for preciso para limpar as alças, as costas e a correia abdominal e todas as partes da mochila em contacto com o corpo. Passe por bastante água morna.

number_3

SECAR AO AR LIVRE APÓS CADA CAMINHADA

A fase da secagem é fundamental depois de enxaguar com bastante água. Mas é também uma fase que deve incluir no seu ritual de regresso da caminhada. De facto, a sua transpiração pode ter passado para a mochila ou esta pode ter estado sujeita a chuva.

Nos dois casos, o método é o mesmo. Abra todos os fechos, retire as partes amovíveis (como as costas reguláveis, por exemplo) e deixe secar a mochila num local seco ao abrigo da luz direta do sol. Se puder, pendure-a do avesso. Não coloque a mochila perto de uma fonte de calor direta, como um radiador, sob pena de a poder danificar.

number_4

SE NECESSÁRIO, VOLTAR A IMPERMEABILIZAR

Após alguns anos de utilização, poderá reavivar a resistência à água dos tecidos com um spray impermeabilizante . É fundamental que a mochila esteja perfeitamente limpa antes de aplicar o tratamento impermeabilizante ou de resistência à água.

Para saber qual a diferença entre resistência à água e impermeabilidade, veja o nosso artigo seguinte. De facto, as impurezas alteram a eficácia da resistência à água.
Notou que a resistência à água não é tão eficaz como no primeiro dia? Saiba como reativá-la no nosso vídeo mais à frente.

number5

GUARDAR NUM LOCAL SECO

Por fim, guarde a mochila num local seco para evitar a formação de bolor. Não coloque na cave, prefira um armário. Pendure-a ou coloque-a numa superfície plana em vez de na vertical.

SABIA QUE??

TODAS AS NOSSAS MOCHILAS POSSUEM UMA GARANTIA DE 10 ANOS?

A sua mochila é a sua fiel companheira de caminhadas, fazemos tudo para que não o largue!

Testes de resistência à abrasão, ao rasgamento, testes de estabilidade das cores sujeitas aos UV, à lavagem, testes de impermeabilidade... Graças a um conjunto exigente de testes de laboratório, podemos validar a durabilidade dos nossos materiais (tecidos, espumas, etc.) Testamos também os nossos produtos acabados para controlar a resistência das montagens. Cheias de pesos, num manequim que reproduz os movimentos de marcha rápida, ao longo de milhares de ciclos.
Que a sua mochila tenha uma vida longa!

VOLTAR PARA O TOPO