Caminhada: quais as regras do jogo?

Logo header como escolher skis de fundo

CAMINHADA : QUAIS AS REGRAS  DO JOGO?  

Ensaio, penalidades, bolas de jogo… Conhece as regras do ténis e do rugby de cor. E a caminhada nisto tudo?

Mesmo que não existam regras do jogo universais propriamente ditas, a atividade rege-se por grandes princípios e cada espaço pode também ter o seu próprio regulamento a aplicar.

DESCUBRA OU REVEJA AS 8 REGRAS DA CAMINHADA:

número 1

PERMANECER NOS TRILHOS DE CAMINHADA

São muitas as motivações para sair dos trilhos mas lembramos que a permanência nos trilhos evitará que pise as várias espécies de plantas e participe na erosão precoce do terreno.

Se atravessar propriedades privadas, feche as vedações ou barreiras que abriu para evitar que os rebanhos fujam.

 

Caminhada: permanecer nos trilhos
caminhada: gerir os resíduos
número 2

GERIR OS RESÍDUOS DURANTE A CAMINHADA

Para preservar o local de prática, tudo o que levar deve regressar consigo!  Escolha bolsas ou mochilas muito leves e compactas para trazer o seu lixo facilmente e de forma higiénica. 

caminhada: manter os cães com trela
número 3

":"MANTER OS CÃES COM TRELA… E, POR VEZES, DEIXÁ-LOS A DESCANSAR EM CASA

Para não correr o risco de ferir algumas espécies ou perturbar os seus ciclos de reprodução, recomenda-se que os cães sejam mantidos com trela.

Consoante o grau de sociabilidade do seu cão, isto será valorizado igualmente por outros praticantes de caminhada, especialmente por aqueles que tiverem deixado a sanduíche à mão de semear durante uma pausa ou por aqueles que têm medo de cães. 

Informe-se pois alguns espaços (como os Parques nacionais ou as Reservas naturais) não permitem a presença de cães, mesmo com trela ; cuidado com as coimas!

caminhada: colheita responsável
número 4

PRATICAR UMA COLHEITA RESPONSÁVEL DURANTE A CAMINHADA

É estritamente proibida a colheita de espécies protegidas. Quanto às outras espécies, é necessário bom senso: os praticantes de caminhada que se seguem poderão apreciar as paisagens com flores...

Relativamente aos cogumelos, o ONF (Office National des Forêts) [Instituto Nacional das Florestas] relembra que é permitida a sua colheita para consumo familiar mas a sua comercialização é estritamente proibida.

No caso dos frutos, apenas podem ser apanhados os que se encontram no chão. No caso dos mirtilos: atenção, os pentes de apanha já não são permitidos em alguns departamentos, informe-se junto do posto de turismo local.

Atenção também às coimas que podem chegar aos 750€...

número -5

NÃO TOCAR NOS ANIMAIS OU ALIMENTAR OS ANIMAIS DURANTE A CAMINHADA

caminhada: animais selvagens

Alguns animais podem parecer pouco ferozes, até mesmo abandonados, se forem jovens. Mas ao tocar-lhes, pode alterar o seu cheiro correndo o risco de serem depois rejeitados pelos progenitores.  

Ao alimentar a fauna selvagem altera o seu comportamento natural e pode torná-la dependente ou mesmo criar comportamentos agressivos para com os humanos. Em alguns parques americanos, por exemplo, é frequente ver esquilos assaltarem a mochila dos praticantes de caminhada.

Em suma, a fauna selvagem apenas deve ser observada para manter o seu estado «selvagem».

número-6

RESPEITE OS OUTROS PRATICANTES 

caminhada: outros praticantes

De btt, em passeio com cavalos, de caminhada… Todos partilhamos os trilhos. Evitemos fazer demasiado barulho para que cada um possa aproveitar a natureza e mantenhamo-nos cordiais para passar um momento agradável ao ar livre.

VERIFICAR A REGULAMENTAÇÃO ANTES DE FAZER LUME

Pôr inocentemente um marshmallow ao lume pode transformar-se num verdadeiro perigo conforme as localidades e os períodos do ano... Verifique sempre a regulamentação em vigor.

Se possível, tente aproveitar ao máximo os locais já utilizados por outros praticantes de caminhada para não multiplicar os vestígios na paisagem. 

caminhada: fazer lume

LIMPAR AS SOLAS...

caminhada: imagem calçado

Um conselho extra que pode parecer surpreendente, mas sem sabermos podemos causar danos na biodiversidade ao transportar nas solas sementes ou bactérias provenientes de outros locais, nomeadamente após uma estada no estrangeiro. A estas regras relativas ao respeito pelos espaços acrescem igualmente recomendações de segurança pessoal para sair com total tranquilidade.

E para si, quais são as regras do jogo? 

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO