O João Repolho trabalha na loja Decathlon Lisboa Centro e conta-nos tudo sobre como começou a ir de bicicleta para o trabalho, quais as vantagens e principais desafios. 

   

Porque começaste a ir de bicicleta para o trabalho?

Comecei a ir de bicicleta para o trabalho por ser a melhor e mais rápida maneira de fazer o percurso, visto ser uma distância curta (cerca de 1,5km) e o facto de não ter que me preocupar com estacionamento, trânsito e poluição.

Vou de bicicleta desde que adquiri uma bicicleta em Lisboa, há cerca de 1 mês e faço cerca de 3km por dia em deslocações para o trabalho.

Quais são as principais dificuldades/obstáculos que enfrentas no percurso casa/Decathlon?

Não existem reais dificuldades ou obstáculos, apenas uma ligeira subida no caminho de volta para casa e alguns semáforos que também se aplicam às ciclovias.

É um percurso muito simples, rápido e com ciclovia, portanto as dificuldades são praticamente inexistentes.

Qual é para ti a principal vantagem de ires de bicicleta?

Como referido acima, o facto de não ter que me preocupar com trânsito, poluição, combustíveis, estacionamento, e ser, num todo, mais verde e mais pró-ambiente.

Se tivesses de escolher 3 acessórios/produtos essenciais na tua deslocação diária quais escolhias?

A nível de acessórios na deslocação diária, sou muito despido, no entanto, recomendaria uma pequena mala de quadro de 2*1L, como a Riverside 520 2L, que também suporta o telemóvel;

um bom set de luzes dianteiras e traseiras, como as luzes LED ST500, que tanto emitem luz vermelha como branca intensa, intermitente ou contínua, e com o encaixe VIOO clip, que permite segurar a luz a capacetes, cestos, porta bagagens, etc ;

e um bom porta-bagagens, como o ONESECONDCLIP 500, que permita segurar os mais variados alforges, quer simples quer duplos, para facilitar o transporte diário.

Algum conselho/dica que queres deixar para quem está a começar a ganhar coragem para se iniciar nesta mudança?

Simplesmente começar já é um grande passo! Pegar numa bicicleta com que nos sintamos confortáveis e enfrentar o desafio é o primeiro e mais importante passo nesta jornada.

É uma liberdade imensa não depender de transportes públicos ou da fluidez do trânsito para chegar a horas ao trabalho ou ao destino.

A prova disso é que nos países nórdicos, onde as condições meteorológicas são mais extremas do que em Portugal, o meio de transporte de eleição é a bicicleta, mesmo com neve, chuva, sol ou trovoada.

OUTROS CONSELHOS QUE PODEM INTERESSAR...

Conselhos
como cuidar da bicicleta
A mobilidade urbana veio para ficar e é cada vez mais importante saber quais os cuidados a ter com a nossa bicicleta. Sabes as diferenças entre os vários óleos de lubrificação da bicicleta? E quais são os melhores produtos de limpeza? Sabes qual o tamanho do pneu se tiver de ser trocado? Explicamos-te tudo!
Conselhos
8392575
Segundo a associação francesa Velo Perdu* (Bicicleta Roubada), mais de 400 000 bicicletas são roubadas todos os anos em França. E, ao que parece, esta tendência não deverá inverter-se no futuro próximo! Perante este flagelo, o melhor é tomar as devidas precauções. Qual é a solução? Um cadeado suficientemente fiável e robusto para dissuadir os ladrões! *http://www.veloperdu.fr
Conselhos
Se a escolha da bicicleta pode ser um prazer para o entusiasta, já os praticantes principiantes ou ocasionais sentir-se-ão perdidos perante a panóplia de ofertas e bicicletas apresentadas.
VOLTAR PARA O TOPO