Como limpar bem a bicicleta em condições de chuva?
Gostas de pedalar numa bicicleta limpa e bem afinada? De poder usufruir e conservá-la durante mais tempo do que a tua bicicleta anterior ?
Encontrarás aqui todos os nossos conselhos para uma limpeza correta da tua bicicleta em condições de chuva.
Decidimos com a nossa equipa partilhar todos os pequenos truques para que possas manter a tua bicicleta durante o máximo de tempo possível.
Uma manutenção frequente e rigorosa permitirá evitar danos nos componentes para que a tua bicicleta te proporcione uma prática eficaz e agradável. Se não fizeres uma manutenção com a devida regularidade, poderás ser obrigado a fazer reparações que implicarão mais custos para ti!
Fazer uma manutenção regular da tua bicicleta significa mantê-la em bom estado para prolongar a sua vida útil e o seu bom funcionamento.
Seja por causa das condições meteorológicas, do pó ou simplesmente de uma utilização muito frequente, uma boa limpeza da bicicleta é indispensável para prevenir o desgaste precoce das peças e eventuais danos, e garantir uma prática em total segurança!
A frequência e a forma com que utilizas a tua bicicleta irá determinar a frequência da sua manutenção, de modo a cuidar bem dela. A manutenção da tua bicicleta variará, deste modo, em função da tua prática. Quando deves limpar a tua bicicleta?
Se utilizas uma BTT ou uma bicicleta de estrada de forma intensiva, aconselhamos-te a limpá-la após cada volta e/ou antes de cada competição, a fim de garantir o bom estado de funcionamento das peças e assegurar todas as corretas afinações.
Para bicicletas utilizadas numa prática diária, como as bicicletas de cidade, as bicicletas de trekking ou as bicicletas de criança, recomendamos a sua lavagem 1 vez por mês. Tudo dependerá do nível de sujidade acumulada nos componentes.
Com tempo de chuva, é indispensável cuidar da bicicleta após cada utilização para evitar a corrosão. Efetivamente, quando chove, a lama acumulada vai abrasando a transmissão e os produtos aplicados durante a manutenção são mais rapidamente eliminados, deixando de proteger a bicicleta ou a corrente. Se não for devidamente mantida, a corrente pode enferrujar. Os produtos de que necessitará:
> Suporte de pé de oficina 500
> Desengordurante para bicicleta em spray ou desengordurante biológico
> Acessório de limpeza de corrente
> Spray de limpeza e esponja
> Detergente concentrado
> Lubrificante à base de teflon
A manutenção da tua bicicleta em 3 etapas apenas:
Para garantir uma boa manutenção da tua bicicleta, segue as três etapas a seguir indicadas.
Aconselhamos-te a insistir particularmente na etapa de desengorduramento, visto que com chuva, a corrente costuma estar mais suja do que habitualmente. Deverás em seguida limpá-la muito bem, secá-la e lubrificá-la para eliminar totalmente as impurezas, a lama ou sujidades.
Mas em primeiro lugar, para poderes trabalhar de forma mais cómoda, começa por colocar a tua bicicleta num suporte de pé de oficina.
Passo 1
Desengordurar a transmissão com tempo húmido
Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Para seres mais eficaz, mais rápido e sujares-te menos, poderás utilizar o acessório de limpeza de correntes.
Por último, lava com água abundante para eliminar todos os resíduos. Efetivamente, mesmo depois de aplicar o produto, ficam sempre alguns vestígios de sujidade agarrados à corrente.
Para terminar, deixa o produto atuar durante alguns minutos antes de enxugar a corrente com um pano seco para remover totalmente os resíduos e vestígios de sujidade.
Maxime, o nosso designer de produtos, utiliza os seguintes produtos: desengordurante em spray para bicicletas ou desengordurante biológico, juntamente com o acessório de limpeza de correntes!
Etapa 2
Limpar o quadro e os componentes com tempo de chuva
Depois de remover a sujidade da transmissão, a segunda fase da manutenção consiste em limpar os outros componentes: o quadro, as rodas, os travões, o guiador e o selim. Uma boa limpeza da tua bicicleta permite evitar a desafinação da transmissão, a perda de eficácia dos travões ou o aparecimento de ruídos parasitas suscetíveis de danificar o material e interromper a tua prática. Como limpar a sua bicicleta?
Numa primeira fase, podes utilizar o spray de limpeza para bicicletas para uma limpeza rápida e eficaz. Basta pulverizar ligeiramente o produto no quadro e nos restantes componentes da bicicleta e, em seguida, esfregar com uma esponja ou um pano de microfibras para remover as nódoas e sujidades, assim como as manchas provocadas pelas bebidas do bidon.
Para uma limpeza económica, aconselhamos a utilizar um detergente concentrado próprio para bicicletas. Dilui o conteúdo de uma tampa num balde com 4 litros de água e utiliza uma esponja lavável para esfregar a bicicleta e remover as manchas e sujidades mais persistentes! Este produto tem também um poder lustrante que devolverá ao quadro da tua bicicleta o seu brilho natural
Lisa, a nossa engenheira de produto, recomenda ospray de limpeza e a esponja, assim como odetergente concentrado próprio para bicicletas (que permite fazer 14 lavagens) para uma limpeza em profundidade!
Etapa 3
Lubrificar a corrente com tempo de chuva
Depois de desengordurar a transmissão e quando a bicicleta já estiver limpa, é tempo agora de lubrificar a transmissão para a proteger. A utilização de um lubrificante mais pastoso, que terá mais aderência na corrente, é recomendada para uma proteção mais prolongada. Nomeadamente para a prática de BTT, em que pedalamos em terrenos com mais lama.
Porquê lubrificar a corrente da bicicleta?
A lubrificação da corrente permite melhorar o rendimento e o desempenho da bicicleta para melhor transmitir à bicicleta a força exercida pelas suas pernas nos pedais. Permite ainda evitar os rangidos da corrente que tornam a sua prática menos agradável.
Como lubrificar a corrente da bicicleta?
Para lubrificar a corrente, basta aplicar algumas gotas de óleo na parte inferior da corrente, rodando ao mesmo tempo os pedais para trás com a mão. O produto ficará assim distribuído por toda a transmissão. Se preferes utilizar um lubrificante em spray, basta pressionar a tampa orientando o jato para a transmissão. Se optares por este método, tenha muito cuidado para não projetar produto no disco do travão!
Matthias, o nosso webmarketer,recomenda os nossos lubrificantes em embalagem com bico doseador ou em spray. O lubrificante à base de teflon é mais indicado para condições húmidas.
... E para reparar
Acede à página do SPV!
A tua bicicleta está agora pronta para ser utilizada. Boas pedaladas!
Atenção, não te esqueças que quando a tua transmissão ficar novamente suja, será necessário repetir as etapas de lubrificação e limpeza acima descritas para evitar que a gordura atraia mais sujidade e pó.