4 BONS MOTIVOS PARA EXPERIMENTAR O INDOOR CYCLING

Que vantagens tem o indoor cycling, esta aula de bicicleta indoor tão em voga? Descubra 3 bons motivos para começar.

número 1

O INDOOR CYCLING: o que é?

O indoor cycling ou RPM é uma aula de ciclismo indoor (em sala), que consiste na utilização de bicicletas fixas em sala, e em grupo, acompanhada por música. Acompanhados por um instrutor, os exercícios propostos baseiam-se na resistência cardiorrespiratória e no trabalho muscular (essencialmente a parte de baixo do corpo). As intensidades variam para simular um percurso de bicicleta preciso. Esta modalidade é muito eficaz como treino, para preparar um passeio de bicicleta ou uma caminhada, mas também para perder rapidamente peso. A aula não inclui nenhum movimento técnico nem dificuldade motora específica. Não causa impacto a nível osteoarticular e, por isso, é acessível também para as pessoas com costas frágeis.

número 2

COMO SE REALIZA UMA AULA DE INDOOR CYCLING?

Uma aula de indoor cycling dura entre 30 a 60 minutos, aproximadamente. O treino consiste em pedalar em ritmo, com músicas estimulantes que dão cadência à intensidade do esforço.  O trabalho baseia-se em várias posições e ritmos de trabalho. Encadeia fases de aceleração (sprint), durante as quais a frequência cardíaca aumenta, e fases de recuperação ativa. Para recriar as situações de ciclismo, o percurso inclui subidas, descidas ou superfícies planas. Simples e eficaz, o indoor cycling apenas exige uma ferramenta indispensável: a resistência, uma roda que deve ser girada para tornar a pedalagem mais ou menos fácil. Esta roda deve ser regulada de forma individual, para permitir que cada um faça a gestão da sua intensidade em função do seu nível.

número 3

POR QUE MOTIVO COMEÇAR A PRATICAR INDOOR CYCLING?

MANTER A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Do regresso à forma física ao desempenho, o indoor cycling é uma aula completa acessível a um grande número de pessoas, que lhe garantirá todos os benefícios a nível cardiovascular. Graças a este tipo de treino, o seu coração fica mais resistente, mais robusto e mais eficiente durante o esforço. Ao longo das sessões, melhora visivelmente o seu fôlego, desenvolve a sua resistência e estimula a sua circulação sanguínea.  

 

ALIVIAR O STRESS

Gosta de gastar energias? Então, experimente o indoor cycling: esta aula é perfeita para aliviar o stress e melhorar a sua força mental. Com a orientação de um instrutor e o incentivo do grupo, consegue atingir o seu melhor nível. Aumenta o seu desempenho percorrendo até 25 km numa única sessão. E nem precisa de pensar: o indoor cycling não apresenta dificuldade motora, nem coordenação… Basta movimentar as suas pernas!  

 

PERDER PESO

O indoor cycling é uma forma imbatível de perder peso num tempo recorde. Conjuga o trabalho muscular e respiratório, 2 aspetos indispensáveis para emagrecer. A intensidade dos exercícios propostos e o tempo dos esforços levam a um gasto calórico importante (conte, em média, 500 calorias por sessão, em função do seu peso e do seu nível… mas também em função do seu empenho!).

É a aula que deve experimentar para eliminar o máximo de calorias e sentir-se bem no seu corpo porque este tipo de treino contribui também para o seu bem-estar ao libertar um máximo de endorfinas, as chamadas hormonas da felicidade.  

 

ESCULPIR O CORPO

O indoor cycling não só faz perder peso como também é bom para tonificar a parte inferior do corpo, as pernas, os glúteos, ao mesmo tempo que preserva as suas articulações. Ao longo das sessões, este método ultratónico irá permitir aumentar a sua força e a resistência dos seus músculos, sem ganhar volume.  

Já percebeu que o indoor cycling é a aula a experimentar para manter a forma e a linha durante o ano todo. É uma atividade perfeita para quem quer aliviar o stress, exercitar-se, transpirar e divertir-se. E claro que, para aproveitar os benefícios do biking, deverá praticar esta aula, pelo menos, 2 vezes por semana, complementando-a com um trabalho de resistência (um treino de baixa intensidade de tipo stretching, yoga) e uma aula de reforço global para a parte de cima do corpo. E para continuar o treino em casa, escolha uma bicicleta de biking. Já não tem desculpa: pode agora andar de bicicleta em todas as condições meteorológicas!

Descubra a nossa seleção de conselhos

VOLTAR PARA O TOPO