3 razões para tomar um “banho de floresta” este fim de semana

Logo header como escolher skis de fundo

3 RAZÕES PARA TOMAR UM "BANHO DE FLORESTA" ESTE FIM DE SEMANA

O “shinrin-yoku”,“banho de floresta” em português, pode parecer um pouco estranho. Consiste em tomar uma micro dose de ar fresco e de natureza em passeio na floresta durante um curto período de modo a reduzir o stress, sobretudo para os cidadãos urbanos, que representam 80% da população francesa! Sob este ponto de vista, muitos já tomam a sua dose de floresta durante o fim de semana!

número 1

ORIGEM

O termo "banho de floresta" (“shinrin-yoku”) surgiu no Japão e é apoiado pelo governo japonês através da Agência Florestal desde 1982. Esta prática foi estudada por cientistas para validar os benefícios para o corpo e para a moral. É uma boa maneira de caminhar no fim das férias para descomprimir rapidamente no fim de semana e recomeçar com a mente repousada na semana seguinte, tudo isto em tempo recorde.Aqui estão três razões para o fazer se ainda não é adepto dos banhos de floresta:

número 2

REDUZ O STRESS

Foram realizados vários estudos em laboratório e no terreno, um dos quais o famoso estudo em plena natureza da universidade de Chiba que seguiu um total de 280 participantes em 24 florestas no Japão. Um grupo caminhava na cidade, o outro na floresta e depois trocaram os papéis no dia seguinte.Os níveis de cortisol (hormona do stress), a pressão sanguínea, a frequência de pulso e o ritmo cardíaco de cada participante foram medidos todas as manhãs ao pequeno-almoço, mesmo antes da saída (na floresta ou na cidade) e logo após da saída para serem comparados. O estudo demonstrou que os participantes que caminharam na floresta e não na cidade apresentavam níveis de cortisol, um pulso e ritmo cardíaco mais fracos. Caminhar na floresta reduz assim a hormona do stress, o cortisol e descontrai o corpo.

número 3

É ACESSÍVEL A TODOS, EM TODO A PARTE, SEMPRE

Com 29,7% de floresta, a França está em quarto lugar nos países mais arborizados da Europa e representa 10% da superfície florestal total, ainda na Europa. Tem certamente uma pequena floresta ou bosque perto da sua casa. Em qualquer estação, quer seja verão ou inverno, quente graças à la técnica das três camadas, dedique algum tempo a cuidar de si durante uma pequena caminhada. Está a chover? Se não é uma tempestade, sair com chuva também tem lados positivos! Descubra no nosso artigo 8 boas razões para caminhar à chuva. Tem medo de se molhar?  Não é fã de florestas? Caminhar em regra, na montanha, à beira-mar ou no campo oferece também vários benefícios.    E você, caminha na floresta para relaxar e recarregar as energias? 

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

Conselhos
Como medir a impermeabilidade de um casaco de caminhada - teaser
Um produto é tido como impermeável quando apresenta a capacidade de impedir a passagem da chuva, protegendo assim o praticante de caminhada das intempéries. Existem vários níveis de impermeabilidade e vários testes que os permitem medir. Por um lado, reivindicamos a impermeabilidade de um tecido, por outro, comprovamos a impermeabilidade total de um produto. Assim, certifique-se de que, além de possuir um material impermeável, o casaco possui fechos de correr estanques.
Conselhos
atividades para entreter as crianças durante os passeios, caminhadas
Conhece o geocaching? Sabe como construir uma cabana? Descubra 8 atividades ideias para entreter as crianças durante a caminhada. Se decidir fazer uma caminhada com crianças, pense em algumas atividades lúdicas e estimulantes para evitar que fiquem cansados ao fim de cinco minutos. Desta forma, também poderá aproveitar para relembrar a sua infância e passar momentos agradáveis...
Conselhos
Entretenir_des_chaussures_de_randonnée
Usou o calçado em caminhos enlameados e não sabe como lavá-lo? Atravessou um ribeiro e quer saber como secar o calçado? Descubra 4 sugestões para cuidar e prolongar a vida do seu calçado de caminhada!
VOLTAR PARA O TOPO