Antes da prova
A primeira etapa é ir buscar o seu dorsal. Para tal, tem de ter consigo uma licença de Triatlo. Se este não for o seu caso, irá precisar de um atestado médico certificando que não tem qualquer contraindicação para a prática de Triatlo em competição. Depois de ter o seu dorsal, deve colocar a sua bicicleta na zona de transição.
A entrada nesta zona faz-se com a presença de um árbitro que irá verificar a sua bicicleta e a sua conformidade à prática de triatlo. Nas provas onde está autorizado o drafting (beneficiar da aspiração de um concorrente), as bicicletas de contrarrelógio e os extensores longos não são admitidos.
Quando entra no parque para bicicletas, deve ter o seu capacete posto e o dorsal à cintura. Quando chegar ao seu local, organize-o, para não perturbar os outros participantes durante a prova. Se a organização fornecer caixas, use-as para guardar todo o seu material durante as transições.
Note que em algumas provas, depois de colocar o seu material nesta zona, não poderá voltar a aceder-lhe durante a prova. Não se esqueça de nada!
Relativamente à utilização de fato em neoprene, a organização irá informá-lo da temperatura da água. Se a água estiver abaixo dos 16 ºC, é obrigado a usar um fato, com uma espessura máxima de 5 mm. Entre 16 ºC e 24 ºC, pode escolher usar ou não o fato. Acima de 24,5 °C, a utilização do neoprene é interdita.