O que é o músculo TFL e para que serve?
Se já ouviste falar de TFL, o acrónimo significa tensor da fáscia lata, um dos músculos flexores da anca (juntamente com o psoas e o ilíaco). "Do ponto de vista anatómico, estamos a falar da parte muscular lateral e anterior da anca," começa Amaury, o nosso fisioterapeuta de desporto.
Torna-se mais complicado quando é necessário distinguir entre o músculo e o tendão. "A fáscia lata é também conhecida como banda iliotibial. É um tendão muito comprido que se estende desde a parte lateral da anca até abaixo do joelho. O tensor da fáscia lata, bem como o glúteo máximo e o glúteo médio, estão ligados a este tendão," continua o nosso especialista.
Continuas a acompanhar? Para te ajudar, aqui está uma rápida recapitulação anatómica: um tendão é a parte do músculo ("feixe") que o liga ao esqueleto.
O nosso fisioterapeuta vem em auxílio. "Em termos de anatomia, pode dizer-se que esta banda iliotibial (o tendão) faz parte do TFL (o músculo). O importante é lembrar que, se conseguirmos distinguir a banda do músculo, é porque o glúteo máximo assenta também sobre a banda."
Para facilitar a compreensão, aqui está a imagem que vale mais do que mil palavras: