O que são as transições?
São as duas fases da corrida que o levam de um desporto a outro. Na primeira, irá passar da natação ao ciclismo, e na segunda, pousa a sua bicicleta para iniciar a última parte do seu triatlo, a corrida. Fisicamente, o espaço é frequentemente delimitado e completamente fechado, apenas os atletas e os árbitros podem circular.
A primeira vez que entra na zona de transição é antes da prova, para lá deixar o seu material. Tem uma zona dedicada (não vá com uma mala de viagem, não irá caber!), é um espaço relativamente estreito e a otimização do centímetro quadrado é fundamental. O seu espaço está indicado graças ao seu número de dorsal.
AS TRANSIÇÕES SÃO REGIDAS POR REGRAS:
- Há um sentido de circulação a respeitar (para evitar que pareça a 2ª circular em hora de ponta).
- Não pode andar de bicicleta na zona, deve correr ao lado da sua bicicleta e manter o seu capacete sempre preso na cabeça enquanto estiver com a sua bicicleta na zona de transição.
- Na saída, uma delimitação no chão indica que já pode subir para a bicicleta. Estão lá árbitros para o indicar (ou para lhe lembrar a ordem). Esta mesma linha e os mesmos árbitros estão presentes para confirmar que desce mesmo da bicicleta na chegada à transição 2 .