Como te equipares para pedalar no inverno

Dias quentes e céu azul é o que todos queremos quando saímos para pedalar, mas andar de bicicleta no inverno também pode ser divertido! Se os dias frios e chuvosos ainda não te inspiram para a aventura, descobre aqui como te equipares para não passar o inverno em casa a ver a chuva cair.

Como se equipar para pedalar no inverno

O objetivo: manteres-te quente nos dias frios

Para muitos de nós, o frio e a chuva são definitivamente uma barreira para continuar a pedalar no exterior. Mas se o rolo de treino não te seduz, então tens de sair equipado a rigor!  Pronto para a aventura invernal?

(...) se o rolo de treino não te seduz, então tens de sair vestido a rigor!

A importância das camadas para não sair com frio e chegar com calor

Quem pedala lá fora durante todo o ano, conhece a sensação de sair de casa com frio e acabar o treino com muito calor. Isso acontece porque não podemos utilizar apenas uma camisola e esperar que o corpo aqueça, assim como não podemos simplesmente vestir o nosso casaco com a melhor proteção contra o frio intenso se saímos com 10º e voltamos com 18º. Por isso, o conceito de te vestires por camadas é tão importante! Mas, o que significa "vestir por camadas"?

Para os treinos acima de 10º

Se a temperatura mínima se manter acima dos 10º será melhor optar pela roupa concebida para a meia estação/tempo fresco, e utilizar como complemento casacos e/ou coletes corta-vento. A roupa em questão protege contra o frio e permite rolar confortavelmente mesmo com variações de temperatura, sem necessitar de abrir ou fechar a camisola. Isso é importante para evitar choques de temperatura. Poderás enfrentar uma subida longa com a camisola fechada e utilizar um colete corta-vento para fazer a descida, evitando assim o vento frio.

Como se equipar para pedalar no inverno
Como se equipar para pedalar no inverno

Para os treinos abaixo dos 10º

Por outro lado, se vais pedalar durante o inverno em Braga, é possível que as temperaturas se mantenham muito baixas, pelo que será fundamental optar pelos casacos e calças específicos para o frio intenso. Graças à utilização de membranas corta-vento nos casacos e nas calças, a roupa de inverno irá proteger-te em qualquer situação de treino e também contra uma chuva fraca e repentina.

Como se equipar para pedalar no inverno

Dica do especialista
andré canuto, decathlon amadora

Quando me iniciei no ciclismo desvalorizei sempre a parte da alimentação, quer fosse no verão, quer fosse no inverno. Levava o meu bidon apenas com água e fazia treinos de 2h ou 3h (quando não era mais) serra acima. O resultado era muitas vezes o mesmo, a meio da subida: tanque vazio!
Com o tempo fui descobrindo o quão importante é a nutrição quando se procura evoluir nos treinos de ciclismo: deves ter muito cuidado e atenção em beber antes de ter sede e comer antes de ter fome. O inverno por vezes é muito rigoroso e, nos dias mais frios, o teu organismo terá um maior consumo de calorias para se conseguir manter quente. Por isso, eu comecei a contar não só com umas barras feitas por mim com aveia, chocolate e amendoim, mas, também, com as bebidas isotónicas e barras da Aptonia, para ir sempre repondo os níveis de sódio, sal e açúcar que se vão perdendo pela transpiração ou pelo desgaste do treino.

Com frio nos pés e nas mãos? 
para cada extremidade, temos uma solução!

Muito importante referir que muitas vezes durante o inverno, se não estivermos devidamente protegidos, vamos sentir muito desconforto nas extremidades do nosso corpo. Mãos, pés e cabeça. Isso quer dizer que não adianta termos o melhor casaco para enfrentar o período invernal se vamos pedar com luvas e meias que não protegem do frio. As mãos e pés ficam sempre expostos e sem a devida proteção rapidamente vamos perder reatividade dos dedos que são fundamentais para controlar a travagem da bicicleta.

Para finalizar, porque vale sempre a pena lembrar!

Durante todo o ano devemos sempre optar por pedalar com capacete e óculos. A importância do capacete é evidente: é a principal proteção em caso de queda. Os óculos são um complemento que por vezes é esquecido, mas são muito importantes, pois podem ser decisivos para evitar quedas. Um exemplo clássico é termos o azar de um mosquito embater com os olhos, ou um pedregulho ser projetado. Se estiveres de óculos, nada acontece. Sem eles, poderá ser impossível evitar uma queda.

Muito frio e muita chuva? não encostes a bike antes de ler este conselho sobre como pedalar em casa com um rolo de treino!