Para desfrutares plenamente das tuas sessões de ski de fundo sem ter demasiado calor, demasiado frio ou a roupa húmida, é importante escolheres roupas técnicas especialmente concebidas para a prática de ski de fundo e teres presente dois critérios: a intensidade da prática e as condições meteorológicas. Sabe todos os nossos conselhos para escolher a roupa certa!
O ski nórdico/ski de fundo é um desporto de resistência com uma temperatura corporal muito variável, que se pratica em condições invernais.
Ao contrário do ski alpino, em que as muitas fases estáticas (durante as subidas em teleférico) e as fases dinâmicas vão alternando, o ski de fundo é um desporto dito "ativo", isto é, em que se está em constante movimento. A intensidade do esforço varia muito em função do desnível do terreno ou, pura e simplesmente, da intensidade da tua prática.
Para praticares ski de fundo, esquece a roupa habitual do ski alpino e as roupas muito largas que deixam entrar ar frio e os materiais de algodão que conservam a humidade e não secam muito rápido!
Para não teres demasiado calor, demasiado frio nem te sentires húmido nas pistas, escolher roupas técnicas adaptadas à prática de ski de fundo que ofereçam uma excelente regulação da temperatura é especialmente importante. São roupas respiráveis, que oferecem proteção e uma boa liberdade de movimentos.
Respirabilidade
Opta por roupas respiráveis que permitam eliminar facilmente a humidade
e manter-te quente e seco
nas tuas sessões de ski de fundo.
Liberdade de movimentos
Opta por roupas extensíveis,
que envolvam o corpo e garantam uma boa liberdade de movimentos para não te incomodar durante a prática.
Proteção
Opta por roupas que ofereçam proteção
com uma membrana corta-vento
e materiais resistentes à água para te proteger do vento e da neve.
O ski de fundo pratica-se tanto em modo de "lazer", "desporto" como em modo de "alto rendimento",
e as necessidades de calor, respirabilidade e capacidade corta-vento variam em função disso.
Torna-se, por isso, importante avaliar a frequência, a intensidade e o nível da tua prática para escolher um equipamento adaptado às tuas necessidades.
Lazer?
Tens interesse em começar ou praticas ocasionalmente ski de fundo
e/ou a fraca intensidade. Distância das sessões inferior a 10 km.
↓↓
Dá preferência a roupas confortáveis que te mantenham quente e protejam do vento, garantindo sempre que continuas seco graças a materiais que ajudam a regular a transpiração.
Para te orientar na tua escolha, alguns fornecedores classificam as suas roupas de acordo com o nível de prática; se for esse o caso, opta por roupas classificadas como "lazer" ou "principiante".
Desporto?
És desportista e praticas ski de fundo regularmente e/ou a uma intensidade moderada em sessões de, no máximo, 20 km.
↓↓
Escolhe roupas confortáveis com uma boa relação calor/respirabilidade e que ofereçam uma boa liberdade de movimentos.
Para te orientar na tua escolha, alguns fornecedores classificam as suas roupas de acordo com o nível de prática; se for esse o caso, opta por roupas classificadas como "intermédio" ou "desporto".
Alto rendimento?
Praticas ski de fundo frequentemente e/ou a forte intensidade em sessões superiores a 20 km.
↓↓
Opta por roupas técnicas e leves, respiráveis com uma boa liberdade de movimentos.
Devem oferecer uma boa proteção e ser capazes de regular a sua temperatura corporal, trazendo-te uma excelente respirabilidade.
Para te orientar na tua escolha, alguns fornecedores classificam as suas roupas de acordo com o nível de prática; se for esse o caso, opta por roupas classificadas como intermédio ou "alto rendimento/competição".
Dias de muito vento, neve ou mesmo sol... podes praticar ski de fundo com as mais variadas condições meteorológicas. É, sem dúvida, importante adaptares a tua roupa de ski de fundo às condições climáticas, mas não é tudo! De facto, a escolha do traje de prática vai depender de duas variáveis: a meteorologia e a intensidade da sua prática.
Por exemplo, num dia "fresco", um esquiador de nível experiente terá tendência a vestir apenas umas calças térmicas técnicas e um casaco corta-vento leve, enquanto um esquiador de fundo de nível principiante cuja intensidade de prática é fraca terá tendência a vestir um casaco quente. Não te esqueças: no ski de fundo, aquecemos num abrir e fechar de olhos. Por isso, mesmo que tenhas receio de ter frio, não vistas muitas camadas, ou correrás o risco de ter de "passear" o casaco durante toda a sessão. Prefire qualidade e a escolha acertada a quantidade!
MANTEM A A PARTE DE CIMA DO CORPO QUENTE COM O SISTEMA 3 CAMADAS!
Durante a prática do ski de fundo, é preciso gerires o calor e a humidade resultantes do esforço, protegendo-te dos elementos como o vento, o frio e a neve.
O sistema 3 camadas é perfeitamente indicado para este desporto, já que permite manteres o corpo quente e seco e protegê-lo das condições climáticas típicas do inverno.
Assenta na sobreposição de camadas com funções bem delineadas:
Camada 1
CAMADA RESPIRÁVEL
Calças térmicas e t-shirt técnica
A primeira camada é muito importante. Em contacto direto com a pele, funciona como uma segunda pele. Permite eliminar rapidamente a transpiração do corpo para te manter quente e seco.
São roupas justas e extensíveis, que secam muito rapidamente graças a fibras resistentes à água.
Camada 2
CAMADA ISOLANTE
T-shirt polar cardada
A segunda camada vem complementar o trabalho da primeira, regulando a temperatura mas mantendo o ar quente e seco à volta do corpo.
Permite isolar o corpo do frio para fornecer calor e manter uma temperatura corporal constante.
São roupas respiráveis que deixam o vapor líquido produzido pelo corpo atravessar a camada intermédia e chegar à terceira camada
Camada 3
CAMADA DE PROTEÇÃO
Casaco/colete
A terceira camada protege o corpo dos elementos climáticos para manter o corpo quente e seco.
São roupas ventiladas que permitem transferir a humidade transmitida pelas duas primeiras camadas respiráveis para o exterior. São ainda corta-vento e resistentes à água, para proteger dos elementos climáticos.
80% do calor do corpo escapa pelas extremidades, portanto procura protegê-las bem.
- Proteje a cabeça com um gorro, uma faixa ou um cachecol
- Proteje as mãos com luvas leves, corta-vento ou, ainda, quentes.
- Proteje os pés com calçado técnico ou mesmo proteções de calçado.
- Para proteger os olhos e a pele dos reflexos da luz solar, não te esqueças de usar uns óculos de preferência com uma lente do tipo 3 ou 4, e de colocar periodicamente protetor solar.
- Para te manteres bem hidratado durante a sessão de ski de fundo, mune-te de um cinto porta-garrafa
ou cinto de hidratação para transportar a tua bebida.
Para escolheres a tua roupa ideal de ski de fundo, já sabe que deves considerar
o teu nível e intensidade de prática, bem como as condições meteorológicas.
Com base nestes critérios, poderás escolher os produtos que mais te convêm!
E para te manteres quente, lembra-te do sistema 3 camadas e de proteger as extremidades do corpo: mãos, pés e cabeça!
Poderás assim desfrutar da tua sessão de ski de fundo sem a chatice da roupa húmida, e não ter nem muito calor nem muito frio!