A saída longa
Aprender a resistir! Esta é, sem dúvida, a prioridade para os praticantes de trail running de todos os níveis. O treino torna-se mais benéfico se for efetuado na natureza. Agilidade, controlo dos riscos que se assumem e estabilidade dos apoios, estes são alguns elementos que se desenvolvem longe do asfalto ou de terrenos muito balizados.
No entanto, a principal vocação da saída longa continua a ser a melhoria da endurance. É inútil tentar correr demasiado depressa ou mudar incessantemente de cadência. O ritmo fixado deve permitir ter uma conversa e manter, em todas as ocasiões, uma lucidez perfeita.
Não se esqueça que o tempo global de esforço é frequentemente muito importante nos trails. Mais de três horas. E, por vezes, até seis a oito horas. Então, é necessário habituar o organismo a recorrer lentamente às suas reservas. É igualmente importante reabastecer-se de maneira regular e inteligente, a fim de evitar a hipoglicemia ou o princípio de uma desidratação que podem, por vezes, ter consequências muito aborrecidas. Um bom praticante de trail running é, em primeiro lugar, um corredor que sabe que não pode pôr em risco a sua integridade física.