Como perder peso no ginásio

Pronto, já te inscreveste num ginásio! Muito bem! Mas a meta não é assim tão fácil de alcançar. Agora estás preparado/a para te livrares dos quilos extra acumulados ao longo dos anos. Mas como fazer isso? Que atividade deves praticar para perder peso rapidamente? Não entres em pânico, estamos aqui para te orientar.

praticar desporto no ginásio

Praticar cardio no ginásio para perder peso

Será incontornável no teu treino: o cardio é a atividade física mais eficaz para perder quilos. Demorará algum tempo, mas o que está em jogo justifica o esforço!

Concretamente, e para emagrecer, deves gastar mais calorias do que as consumidas. Parece muito simples dito assim, não é?
Sem mudar nada na tua alimentação (voltaremos a este tema) e ao praticar cardio no ginásio 3 a 5 vezes por semana, começarás a perder peso. Mas atenção! Não recompenses o esforço com barras de chocolate após o treino, sob o pretexto de teres praticado desporto.

Comer de forma saudável e treinar corretamente é o segredo da perda de peso. Existem vários aparelhos ou acessórios que poderás utilizar no teu ginásio favorito: as passadeiras de corrida, as aulas de spinning, a bicicleta elíptica, o remo, a corda de saltar, etc. Resumindo, tudo o que fará o teu coração bater mais depressa!

Outro desporto que vai impulsionar a tua perda de peso: o cross training. Esta atividade física muito em voga alia exercícios de musculação e cardio, para resultados comprovados. A tua massa adiposa vai diminuir, e a massa muscular vai aumentar.

Mencionámos anteriormente a frequência de atividade física semanal. Relativamente à duração de uma sessão, o ideal será também que ultrapasse os 45 minutos. É de facto o tempo a partir do qual o teu corpo vai recorrer às gorduras nas camadas profundas. Mas fica tranquilo/a: desde os primeiros minutos de atividade, começas a queimar calorias.

Resumindo, de forma global, é melhor praticar todos os dias durante 30 minutos do que 2 vezes 2 horas por semana. Relembramos que a regularidade será uma das chaves do teu sucesso.

Emagrecer no ginásio: não esquecer a musculação e a alimentação 

Quando pretendemos emagrecer, temos tendência a limitar-nos à prática de cardio.

Vais efetivamente perder gordura, mas arriscas-te também e sobretudo a perder músculo, o que no final não te dará um físico muito harmonioso.

A solução? Deves praticar reforço muscular no final de cada sessão de cardio. Com um pouco de esforço (flexões, halteres, máquinas, etc.), a tua massa muscular manter-se-á (e possivelmente aumentará) à medida que a gordura irá desaparecer.

o-meu-programa-de-musculação-ao-ar-livre

Um exemplo concreto: quando comecei a praticar cardio e musculação com frequência, passei a vestir um tamanho abaixo no número de calças, embora o meu peso se tenha mantido igual. Como é possível? É que a gordura ocupa mais espaço do que o músculo. Esquece portanto os mitos de que praticar musculação te fará parecer "grande".



Último ponto no qual vale a pena insistir: quando queremos perder peso no ginásio, é quase essencial adaptar a alimentação em conformidade. Como mencionámos anteriormente, irás perder peso automaticamente se não alterares nada na tua alimentação e praticares mais cardio. Não obstante, a perda de peso será automaticamente acelerada se reduzires o número de calorias consumidas por dia. Tens de encontrar o teu nível de motivação!

Mais conselhos úteis para ti