Unselected
OTIMIZAR A POSIÇÃO NUMA BICICLETA DE ESTRADA

Como otimizar a tua posição numa bicicleta de estrada?

Nem sempre é fácil encontrar a posição ideal na tua bicicleta para evitar as dores. Altura e recuo do selim, largura do guiador, ajuste dos apoios, etc. Descobre os nossos conselhos para garantir uma melhor posição na tua bicicleta e evitar as dores.

Unselected

INDEPENDENTEMENTE DA MODALIDADE QUE PRATICA, ESTARes BEM POSICIONADO(A) NA tUA BICICLETA DE ESTRADA É ESSENCIAL

Unselected

Altura do selim (as)

Mede o teu entrepernas (EP) e aplica a fórmula seguinte: AS = EP x 0,883. Verifica a altura obtida entre o eixo pedaleiro e concavidade do selim da tua bicicleta de estrada.

  • Sensações

    Se sentires desconforto na parte frontal do joelho, sobe o selim; se o desconforto for atrás, desce-o.

  • Dica

    Sentado(a) no selim, as pontas dos teus pés devem tocar no chão.

Unselected

Recuo do selim

Com os pedais na horizontal, coloca um fio de prumo ao lado do joelho. Este fio deve passar pelo eixo do pedal. Se cair para a frente, recua o selim; se ficar para trás, move o selim para a frente.

  • A dica

    Se moveres o selim para a frente, deves subi-lo; pelo contrário, se o recuares, deves baixá-lo.

  • Sensações

    Caso sintas dores nos joelhos, recua o selim da bicicleta de estrada. Se a zona que se apoia no selim ficar dormente, modifica também este ajuste.

Unselected

Largura do guiador

A escolha depende da largura dos teus ombros. Ao colocares as mãos na curva do guiador, os antebraços ficam praticamente paralelos. Um guiador demasiado estreito vai comprimir a caixa torácica e diminuir o desempenho

OTIMIZAR A POSIÇÃO NUMA BICICLETA DE ESTRADA
Unselected

Comprimento do avanço e altura do guiador

Colocando as mãos na curva do guiador, recua a bacia para a parte de trás do selim, com os cotovelos dobrados, os antebraços ficam quase na horizontal.

  • A dica

    Com o cranque paralelo ao tubo oblíquo da bicicleta de estrada, coloca as mãos na curva do guiador. O cotovelo deve tocar no joelho e o guiador deve tapar o eixo da roda dianteira.

  • Sensações

    Se os braços estiverem demasiado dobrados, o avanço está demasiado curto e o guiador demasiado alto. Se sentires alguma rigidez cervical, significa que o espaço entre a altura do selim e a altura do guiador deve ser alterado para cerca de 5 cm.

Unselected

Cranques

Para determinar o tamanho dos cranques, usa a medida do teu entrepernas (utilizada para calcular a altura do selim) e depois consulta a tabela seguinte:

  • Entrepernas (em cm)

    EP < 74

    74 ≤ EP ≤ 80

    81 ≤ EP ≤ 86

    87 ≤ EP ≤ 93

  • Cranques (em mm)

    165

    170

    172,5

    175

Unselected
OTIMIZAR A POSIÇÃO NUMA BICICLETA DE ESTRADA
Unselected
  • Sensações  

    Uma tendinite na parte frontal do joelho pode significar um tamanho incorreto de cranque.

  • Advertências

    É aconselhável alterar este ajuste apenas entre épocas. Além disso, para modificar o comprimento destes cranques de 5 mm, faz-lo por duas etapas (2,5 mm no primeiro ano e 2,5 mm no ano seguinte).