Como lançar muito longe a amostra de mar?

COMO LANÇAR MUITO LONGE A AMOSTRA DE MAR?

Descobre os nossos conselhos para lançares muito longe as tuas amostras de mar.

Por vezes, lançar longe permite ter mais sucesso nas saídas de pesca (lançar até à rebentação, até às correntes, além das ondas, por cima dos rochedos, etc.).
Descobrir alguns conselhos para lançares mais longe e capturares assim mais peixes.

Como lançar muito longe a amostra de mar?

ESCOLHER A CANA CERTA

Escolher a cana certa para lançar longe é essencial. Para lançar longe, é necessário escolher uma cana cuja ação corresponda à tua técnica de lançamento.

Quanto mais lento e progressivo for o lançamento, mais a cana deve ser semiparabólica, para se dobrar e conferir este efeito de catapulta (canas ILICIUM-500).

Se fores um especialista do lançamento ou se fizeres movimentos tipo chicote no lançamento, opta por canas com ações de ponta (canas ILCIUM-900). Estas conferem mais força neste tipo de lançamentos.

Adicionalmente, quanto mais comprida for a cana, mais longe lança. Cabe-te a ti escolher o melhor compromisso entre distância e conforto de utilização.

Como lançar muito longe a amostra de mar?

ESCOLHER O CARRETO CERTO

A escolha do carreto é também importante. Mais do que ser uma simples reserva de fio, pode revelar-se uma vantagem suplementar.

Quanto mais largo for o diâmetro da bobina, mais o carreto te irá auxiliar a lançar longe. Mesmo que este detalhe possa parecer ínfimo, é no entanto muito importante.

Por exemplo, poderemos ganhar 10m entre um carreto de tamanho 2500 e um carreto de tamanho 4000.

Como lançar muito longe a amostra de mar?

ESCOLHER O FIO CERTO

A utilização de uma linha fina é fundamental. Quanto mais fino for o fio, menos fricção ocorre nos passadores da cana, bem como no caso de vento.

É recomendável utilizar multifilamento que, para diâmetro igual, é mais resistente que o nylon. Podemos assim reduzir o diâmetro e ganhar distância de lançamento.

Existem vários tipos de multifilamentos: de 4 secções (4X), de 8 secções (8X), etc. Quanto maior for o número de secções, mais os multifilamentos são lisos e deslizam facilmente.

Para um conjunto ótimo, recomendo um multifilamentos de 8 secções (TX8) de 12/100, que será o suficiente para pescar o robalo. Aumenta para 16/100 se desejares lançar amostras com mais de 40 g.

Como lançar muito longe a amostra de mar?

O OLHAR

É este que irá determinar o ponto de queda das tuas amostras e que irá guiar os teus gestos.

Deves assim manter o olhar na direção desejada, não no que estás a fazer (não ficar a olhar para a amostra na ponta da cana).

Como lançar muito longe a amostra de mar?

O GESTO

É este que confere potência à tua cana e permitir que a amostra alcance a velocidade máxima.

Para tal, deves realizar um gesto de oscilação.
A mão de baixo vai puxar a parte de baixo da base e a mão de cima vai empurrar a cana. Em seguida, convém travar no momento em que a cana está mais "carregada" (dobrada, frequentemente num ângulo de 45º) e libertar a linha removendo o dedo.

A amostra e linha devem estar no eixo da cana, para que esta possa libertar toda a sua potência. Se isto não ocorrer, não utilizarás todas as capacidades da tua cana e perderás distância.

TRUQUES E RECOMENDAÇÕES

Utiliza um estralho relativamente curto, para não teres de fazer o nó de ligação passar nos passadores da cana.

Adota a gramagem e a forma a tua amostra em função das condições de vento. Opta por amostras equipadas com transferência de massa, que se lançam mais longe (SAXTON, WIZDOM e TOWY, por exemplo).
Evitar usar amostras volumosas com vento forte, optando por pequenas amostras densas. O vento pode ser uma vantagem; de acordo com a sua orientação (nas costas, por exemplo), o teu ângulo de lançamento deve ser adaptado.

A linha deve estar sempre enrolada bem justa no carreto, o que otimiza a sua libertação e evita que fique embaraçada.

Como lançar muito longe a amostra de mar?

Cédric

Apaixonado pela pesca no mar - vendedor - antigo guia de pesca no mar

Com estes conselhos, desejo partilhar contigo a minha paixão pela pesca no mar e por este enorme terreno de jogo, ajudando-te a praticar com um máximo de prazer.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OS NOSSOS CONSELHOS PARA A PESCA

cana de pesca para pescar robalo

QUE CANA DE PESCA USAR PARA PESCAR ROBALO À BEIRA-MAR?

A pesca de fundo à beira-mar é um desporto estimulante; vê aqui qual a cana de pesca mais adequada para pescar robalo à beira-mar!
Como iniciar-se à pesca de robalo a partir da margem.

Como iniciar-se à pesca de robalo a partir da margem.

Pescar um robalo a partir da margem pode ser difícil quando não sabemos como nem onde pescá-lo. Descobre neste tutorial onde encontrar este peixe combativo e qual o material a usar para a sua captura.
Como escolher o material de pesca à beira-mar

Como escolher o material de pesca à beira-mar

Descobre as várias possibilidades oferecidas pela pesca à beira-mar, bem como os nossos conselhos para a escolha do material adequado.
FAZER NÓS DE PESCA

FAZER NÓS DE PESCA

Os nós de pesca ocupam um lugar importante na panóplia de elementos que o praticante de pesca deve ter em conta, pois são fundamentais durante as pescarias.