Como iniciar-se à pesca de robalo a partir da margem.

COMO INICIAR-SE À PESCA DE ROBALO A PARTIR DA MARGEM.

Pescar um robalo a partir da margem pode ser difícil quando não sabemos como nem onde pescá-lo. Descobre neste tutorial onde encontrar este peixe combativo e qual o material a usar para a sua captura.

ONDE ENCONTRÁ-LO?

PRAIAS/FUNDÕES

A praia é seguramente o local mais acessível para a pesca do robalo. Perante tamanha imensidão de água, onde há mais probabilidades de o encontrar?

A resposta é nos fundões. Trata-se de correntes de água formadas pelas marés que se transformam em bacias. Repara nas zonas onde a corrente é interrompida, onde ela é diferente da maré. Normalmente, o robalo gosta de passar por esses locais para se alimentar.

ROCHAS/ZONAS DE CONTRACORRENTE

Tal como os fundões, os robalos adoram as zonas onde a corrente muda ou onde não há corrente. Colocam-se então próximo de estruturas, aguardando a oportunidade de se alimentarem.

LOCAL DE PASSAGEM DE PEIXE

À saída de estuários, enseadas, bacias ou fozes, onde a passagem dos peixes que descem ou sobem a corrente é significativa, os robalos nunca estão longe. Desloca-te para fazer o reconhecimento da zona, de modo a encontrar mais facilmente os peixes ativos que aí se alimentam.

CAÇADA

Por vezes, pode acontecer depararmo-nos com uma caçada de peixes predadores à superfície. Verás então um borbulhamento à superfície, por vezes com peixes a saltar fora de água, ou aves a picar a água para apanharem peixes.

Perante esta euforia alimentar, não penses duas vezes, lança a tua amostra para o meio e puxa-a energicamente, fazendo pausas.

O EQUIPAMENTO

A CANA

Para alcançar distâncias por vezes distantes, é melhor ter uma cana comprida que permita lançar longe. As canas entre 2,70m e 3m são perfeitamente indicadas para este fim. Se o local escolhido para pescar for pouco profundo ou tiver pouca corrente, utiliza uma cana cuja gama de potência esteja compreendida entre 10g e 40g. Se desejares pescar num local com corrente forte ou profundo, privilegia uma cana cuja potência esteja compreendida entre 20g e 60g.

Estas potências representam o peso ideal das amostras que podes lançar.

O CARRETO

O carreto deve ser leve e possuir uma boa capacidade de fio (entre 250m e 300m). Para esse efeito, privilegia os carretos de tamanho 3500, 4000 ou 4500.

O FIO

Quanto ao fio, é altamente recomendada a utilização do multifilamento. A sua resistência superior à do nylon permite-te reduzir o diâmetro e ganhar em distância, o que é essencial para a pesca do robalo a partir da margem.

Recomendamos a utilização de um multifilamento entre 12/100 e 18/100.

Embora não seja obrigatório, poderás ganhar em discrição se utilizares um estralho em fluorocarbono. Este fio tem a particularidade de ser praticamente invisível debaixo de água. Para obter uma boa resistência, recomendamos a utilização de entre 50cm e 1m de fluorocarbono com diâmetro de 40/100.

AS AMOSTRAS

As amostras de superfície são amostras flutuantes que imitam os peixes. A sua movimentação imprevisível da esquerda para a direita estimula os toques quando os robalos estão à superfície ou, quando estes estão a um ou dois metros de profundidade, podem subir à superfície para as procurar.

Os jerkbaits são amostras imitadoras de peixes que permitem pescar abaixo da superfície e com um pouco mais de profundidade. São muito eficazes quando os peixes estão em suspensão entre 2 a 4m de profundidade. Podes conduzi-las de 3 formas diferentes:

- De forma linear, através de lançamento e puxada.

- De forma errática, aplicando batimentos com a ponteira para que a amostra vá para a direita e para a esquerda.

- Com puxões intercalados por pausas.

Cabe-te a ti verificar a que funciona melhor!

As amostras flexíveis são as amostras mais polivalentes. Consoante a gramagem da cabeça chumbada utilizada, a pesca será mais ou menos profunda. Não hesites em variar as cores, utilizando até cores fluorescentes que são muito apreciadas pelos robalos. Podes conduzi-las de forma linear, através de lançamento e puxada. Podes também conduzi-las com grandes puxões intercalados por pausas longas, para que a amostra toque no fundo.

Os jigs são amostras metálicas que são lançadas para muito longe. À semelhança das amostras, permitem-te pescar em diferentes camadas de água, consoante a gramagem. Também neste caso há várias animações possíveis:

- Lançá-las e puxá-las de forma linear.

- Puxões intercalados por pausas, ou grandes puxões intercalados por pausas longas para tocar no fundo. Esta última animação permite à amostra efetuar um movimento de «borboleta», emitindo luminosidade quando fazes as pausas.

Dica Caperlan: Começa por pescar à superfície, depois a meia água e, por fim, em profundidade, caso não obtenhas toques com as primeiras opções. Isso permitirá pescar em todas as camadas de água e procurar onde está o peixe. Se começares por pescar em profundidade quando os robalos estão à superfície, arriscas-te a perturbá-los durante o lançamento e/ou a fazê-los fugir.

Agora que tens as informações básicas para pescar robalo a partir da margem, desejamos-te boas capturas e muita diversão ao pescar este oponente muito combativo.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OS NOSSOS CONSELHOS PARA A PESCA

Como escolher o material de pesca à beira-mar

Como escolher o material de pesca à beira-mar

Descobre as várias possibilidades oferecidas pela pesca à beira-mar, bem como os nossos conselhos para a escolha do material adequado.

cana de pesca para pescar robalo

QUE CANA DE PESCA USAR PARA PESCAR ROBALO À BEIRA-MAR?

A pesca de fundo à beira-mar é um desporto estimulante; vê aqui qual a cana de pesca mais adequada para pescar robalo à beira-mar!

Como lançar muito longe a amostra de mar?

COMO LANÇAR MUITO LONGE A AMOSTRA DE MAR?

Descobre os nossos conselhos para lançares muito longe as tuas amostras de mar.

Pesca à beira-mar

PESCA À BEIRA-MAR: RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

À beira-mar, respeitar algumas regras básicas de segurança reduz os riscos e promove uma prática de pesca mais tranquila. Resumo das regras para pescar em segurança.