As amostras de superfície são amostras flutuantes que imitam os peixes. A sua movimentação imprevisível da esquerda para a direita estimula os toques quando os robalos estão à superfície ou, quando estes estão a um ou dois metros de profundidade, podem subir à superfície para as procurar.
Os jerkbaits são amostras imitadoras de peixes que permitem pescar abaixo da superfície e com um pouco mais de profundidade. São muito eficazes quando os peixes estão em suspensão entre 2 a 4m de profundidade. Podes conduzi-las de 3 formas diferentes:
- De forma linear, através de lançamento e puxada.
- De forma errática, aplicando batimentos com a ponteira para que a amostra vá para a direita e para a esquerda.
- Com puxões intercalados por pausas.
Cabe-te a ti verificar a que funciona melhor!
As amostras flexíveis são as amostras mais polivalentes. Consoante a gramagem da cabeça chumbada utilizada, a pesca será mais ou menos profunda. Não hesites em variar as cores, utilizando até cores fluorescentes que são muito apreciadas pelos robalos. Podes conduzi-las de forma linear, através de lançamento e puxada. Podes também conduzi-las com grandes puxões intercalados por pausas longas, para que a amostra toque no fundo.
Os jigs são amostras metálicas que são lançadas para muito longe. À semelhança das amostras, permitem-te pescar em diferentes camadas de água, consoante a gramagem. Também neste caso há várias animações possíveis:
- Lançá-las e puxá-las de forma linear.
- Puxões intercalados por pausas, ou grandes puxões intercalados por pausas longas para tocar no fundo. Esta última animação permite à amostra efetuar um movimento de «borboleta», emitindo luminosidade quando fazes as pausas.
Dica Caperlan: Começa por pescar à superfície, depois a meia água e, por fim, em profundidade, caso não obtenhas toques com as primeiras opções. Isso permitirá pescar em todas as camadas de água e procurar onde está o peixe. Se começares por pescar em profundidade quando os robalos estão à superfície, arriscas-te a perturbá-los durante o lançamento e/ou a fazê-los fugir.