Como iniciar-se na prática da pesca DIRETA?

Qual o melhor equipamento? Como pescar? O que levar? Saiba tudo com este conselho.

Linha montada

1. AS CANAS

Elemento essencial, a cana deve ser leve mas sobretudo rígida e nervosa nos comprimentos maiores. É composta por um material leve que poderá ser fibra de vidro ou, mais habitual nos nossos dias, de fibra de carbono. Existem dois tipos de cana para a pesca direta:as canas telescópicas e as canas de encaixe.

A cana telescópica

Uma cana telescópica é composta por várias secções que se desdobram e se bloqueiam umas nas outras até atingir o comprimento total.

Permite pescar até 6 a 7 metros da borda.

A linha fixa-se diretamente na ponteira da cana ou intercalando um elástico entre a cana e a linha. A utilização do elástico permite pescar peixes de grandes dimensões com maior tranquilidade e segurança.

Como iniciar-se na prática de pesca direta?
Como iniciar-se na prática de pesca direta?

A cana de encaixe

A cana de encaixe é composta por várias secções separadas que se encaixam umas nas outras (a base do elemento mais fino penetra na parte superior do segundo mais fino).

É perfeita para pescar a mais de 7 metros da borda.

Com a possibilidade de alongar ou encurtar a cana durante a pescaria, é assim possível utilizar linhas mais curtas e reduzir o comprimento da linha. A pescaria é mais precisa e o pescador sofre menos os efeitos do vento...

As boias

AS MONTAGENS

Águas sem corrente

Em águas paradas ou com corrente fraca, as linhas devem ser o mais leve, o mais fino (linha madre 8/100) e o mais sensível possível.

Como iniciar-se na prática de pesca direta?

Águas com corrente

Em águas correntes, o diâmetro do fio aumenta (de 10/100 a 12/100 em média), bem como os chumbos. As boias, robustas, garantem a estabilidade do conjunto.

Como iniciar-se na prática de pesca direta?

A SONDAGEM

Antes de cada pescaria, a sondagem do local permite conhecer a profundidade mas também o relevo e a natureza dos fundos (erva, lodo, obstáculos..). A sondagem faz-se na vertical sob a cana e a sonda deve apenas apertar o anzol, para não danificar o nylon.

Como iniciar-se na prática de pesca direta?
Como iniciar-se na prática de pesca direta?

O TOQUE

1 - Toque franco 
2 - O isco foi mordido durante a descida 
3 - O peixe desloca-se lateralmente 
4 - Toque de goraz, a boia fica deitada