engodar bem

COMO ENGODAR DE ACORDO COM O LOCAL DE PESCA?

Descubra como engodar o seu local de pesca. 

Por vezes, é difícil prever o resultado do lançamento de uma bola de engodo. Eis alguns esquemas e explicações que, esperamos, o ajudarão a perceber como otimizar o seu engodo e conseguir mais mordidas.

COMO PREPARAR O ENGODO

Como preparar o engodo:
1- No balde, aglomere o seu engodo sob a forma de bolas do tamanho de uma laranja. Quanto mais homogéneo for o tamanho das bolas, mais fácil será lançar sempre para o mesmo local.
2- Escolha o local de pesca. Idealmente, posicione a sua cana num suporte, com a ponteira sobre o local escolhido, e lance 5 a 10 bolas de engodo antes de começar a pescar. O objetivo consiste em criar um "tapete" de engodo que concentrará o peixe no local de pesca.
3- Mantenha o engodo regularmente lançando bolas um pouco mais pequenas (tamanho de uma tangerina) se estiver a pescar em lagoa, ou da mesma dimensão que o engodo inicial se estiver a pescar em rio ou canal.

DICA CAPERLAN

Pode achatar a sua bola de engodo de modo a evitar que ela role por um fundo inclinado. O seu engodo levará então mais tempo a descer, mas ficará mais estável no fundo.

ALGUMAS SITUAÇÕES COM QUE SE PODERÁ DEPARAR

.

comment_amorcer_1

ENGODAGEM EM FUNDO PLANO

Quando lançamos uma bola de engodo, esta continua a sua trajetória sob a água. Atenção: a trajetória sob a água dependerá do ângulo de lançamento, da distância e da força de lançamento. Sendo assim, deverá lançar antes a boia tendo em conta este fator.

comment_amorcer_2

ENGODAGEM EM FUNDO INCLINADO

Tal como acontece com a engodagem em fundo plano, a sua bola de engodo avançará em sentido descendente e rolará pelo fundo. Deverá agir com maior antecipação e lançar a boia bem mais cedo.

comment_amorcer_3

ENGODAGEM COM CORRENTE

Para engodagem com corrente, considere a deriva do engodo sob a água. O ideal é lançar um pouco à frente da boia e deixá-lo deslocar-se com a corrente de modo a que esta leve o engodo para o seu local de pesca.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

Preparar o engodo

COMO PREPARAR O ENGODO?

É necessário um bom engodo para incentivar os peixes a morder, mas também para conservá-los por perto.Eis como aproveitar todas as oportunidades.

preparar engodo para pesca

OS INGREDIENTES PARA O ENGODO

Obter um bom engodo requer saber escolher cuidadosamente os ingredientes melhor adaptados. PV1? Amarelo holandês? Coprah melaço? Terra de somme ou ainda coco belga? Estes termos exclusivos podem ser por vezes difíceis de assimilar. Conheça as especificidades e contributos de cada componente na confeção do engodo.

pesca inglesa

INICIAR A PESCA À INGLESA

Símbolo de uma pesca desportiva de precisão, a pesca direta com carreto, dita «à inglesa», permite o contacto com peixes brancos grandes como as bremas, as carpas e as pardelhas, geralmente fora do alcance de uma cana grande.

Como iniciar-se na pesca com gaiola de engodo/ feeder?

QUE EQUIPAMENTO UTILIZAR PARA INICIAR-SE NA PESCA AO FEEDER?

A pesca com gaiola de engodo é uma técnica muito eficaz para peixes de carne branca. É uma pesca de fundo que pode ser praticada a longa distância. O truque está em manter o engodo perto do anzol graças a uma caixa de engodo. Descubra aqui como iniciar-se nesta técnica.