Regra n°4: fazer a sesta debaixo de uma árvore? Pode ser, mas sem a tenda. Por duas boas razões. Primeiro, o risco de um branco cair em cima da tenda se houver vento. Segundo, a resina, nomeadamente a dos pinheiros, não é a melhor amiga da tua tenda.
Outro conselho: se não gostas de abelhas e de outros insetos voadores, evita ficar perto de arbustos com flores.
Regra n°5: ficar sempre protegido do vento. Uma das principais desvantagens do acampamento é o vento. Para dormir sem grandes abanões, recomendamos que optes por um sítio bem abrigado (não debaixo de árvores, mas isso, já tu sabes!) e que enterres bem as estacas da tenda. Um pouco de vento não faz mal. Permite evitar que se forme condensação dentro da tenda, simplesmente porque é uma boa forma de a arejar.
A NOSSA DICA: colocar a entrada de costas para o vento.
Regra n°6: prestar atenção aos perigos naturais. Não vamos montar a tenda numa falésia, por causa do risco de derrocada. Importa também considerar os riscos de queda de pedras, sobretudo quando se acampa numa montanha.
Regra n°7: o sol não se põe no mesmo sítio onde nasce. Sim, se colocarmos a tenda ao sol, acordamos à sombra. Se as temperaturas forem baixas, opta-se por um local onde o sol aqueça de manhã. Além disso, não se deve montar a tenda ao meio-dia, porque se vai deteriorar mais rapidamente com os raios UV.
Para não teres frio, leva um saco-cama adaptado às condições meteorológicas. E claro, deve-se dar preferência a um leve, porque sabemos que vamos percorrer algum caminho e ficar sobrecarregado não é uma opção viável. Uma boa ideia: um casaco de penas leve, mas bem quente, sobretudo se nos aventurarmos pelas alturas.