Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Ah, o campismo, versão 4 estelas ou ao ar livre, que aventura! Para tudo correr bem, o ideal é dominar as bases. Embora alguns elementos se possam deixar ao acaso, outros requerem alguma preparação prévia. Como é o caso da escolha do sítio, por exemplo.

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Sermos expulso pela polícia às 4h da manhã (#truestory) por termos caído na tentação do campismo selvagem ou sofrer com a humidade porque não resistimos à tentação de acampar à beira-lago não é o que queremos. Mas anima-te: temos alguns conselhos práticos que te devem ajudar a evitar este tipo de dissabores.

Como escolher um sítio para a tenda num parque de campismo?

Está decidido, este verão há campismo em versão 4 estrelas, totalmente equipado e confortável, com parque aquático e clube para as crianças. Antes de te dar algumas dicas para montares a tenda sem percalços, apresentamos-te uma aplicação para encontrares o acampamento ideal. Aquele que se parece com as tuas férias de sonho.
Boas notícias: funciona em toda a Europa. Aqui está.

 E agora, os nossos conselhos para ficares bem instalado.

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?
Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Regra n°1: evitar a entrada do parque de campismo, para não seres incomodado pelas idas e voltas de outros campistas. A proximidade com os restaurantes e as atividades, muitas vezes às portas do parque, também contribuem para o ruído de fundo. Se gostas de silêncio, este não é o sítio ideal.

Regra n°2: deitar um olho à vizinhança. Se estamos aqui para descansar, armar a tenda junto a uma colónia de férias ou a uma família numerosa não é a melhor ideia. Para não refilares que os teus vizinhos são muito barulhentos, aconselhamos-te a pedir um sítio calmo quando fizeres a reserva.

Regra n°3: com ou sem tomadas elétricas? A maioria dos parques de campismo têm sítios que dispõem de eletricidade. Se isto for fundamental para ti, procura informar-te sobre a sua disponibilidade antes de fazer a reserva.

Regra n°4: adaptar o tamanho do sítio à família. Estás em família e as crianças querem, sem dúvida, desfrutar de algum espaço. Elas vão certamente brigar por causa da proximidade dentro da tenda (preferimos prevenir-te 😁), por isso mais vale reservar algum espaço para quando estiverem no exterior.

Com crianças em tenra idade, a proximidade dos lavabos e de um espaço para bebés é outro critério a não esquecer. Ter de andar 15 minutos, quando já é a 12ª pausa para xixi do dia, pode cansar-te.

Regra n°5: não esquecer as bases: o chão e o sol. Geralmente, os chãos dos parques de campismo são tratados. São planos, prontos a receber pequenas tendas para dois ou grandes tendas de família. Mas nada te impede de fazer a ronda do sítio para verificar que nada te atrasa antes de enterrares as estacas. Seria uma pena dormir em cima de um pedregulho.

Quanto ao sol, é teu dever adaptares-te à meteorologia. Se estiver calor, monta-se a tenda num lugar à sombra.

P.S.: se te estiveres a perguntar "Como evitar a condensação da tenda?" As respostas estão aqui (brevemente em Portugês)👈

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Onde colocar uma tenda num acampamento?

Antes de avançar para os nossos conselhos, recapitulemos as bases: a diferença entre campismo selvagem e acampamento. No primeiro caso, montamos um acampamento durante vários dias, enquanto no segundo, geralmente planeamos uma paragem de uma única noite.
Seja qual for a tua escolha, campismo selvagem ou acampamento, antes de partir, a boa conduta dita que se deve procurar a regulamentação nacional para saber que práticas são autorizadas e em que contextos.

Assim que tivermos a certeza que agimos de acordo com a legislação, eis algumas regras a aplicar.

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Regra n°1: se o país onde estás de férias autorizar o acampamento ou o campismo selvagem, certifica-te ainda assim de que não invades uma propriedade privada ou um terreno protegido, mesmo se estiveres dentro de um parque natural. Para tal, além dos elementos gerais do país, lembra-te de consultar o site da região ou do município. Não queremos alarmar-te, mas em certos casos, as sanções podem ser pesadas.

Regra n°2: a qualidade do chão é primordial. Aqui, já não é a mesma coisa do que um parque de campismo. É preciso observar para encontrar o terreno adequado antes de enterrares as estacas da tenda. E qual é o terreno ideal? Um terreno plano, porque dormir com a cabeça pendente, ou escorregar da direita para a esquerda porque o chão não é direito não é agradável. Por isso, não deve ter pedras nem ramos que possam prejudicar o teu conforto ou danificar a tenda. Dá uma pequena limpeza ao local antes de te instalares. E para otimizar o hotel ao ar livre, arranja um chão de tenda ou um colchão leve e autoinsuflável. Sim, não planeámos levar uma bomba para o encher!

O nosso conselho: começar a procurar o sítio para dormir antes de cair a noite.

Regra n°3: desconfia de águas paradas. Aconselhamos-te a encontrar um sítio perto de um curso de água, mas não demasiado. Por várias razões: o risco de inundação se chover, a presença de mosquitos, o risco de condensação dentro da tenda, os bandos de animais que vão beber de madrugada. É preciso mais razões para te convencer que este lago magnífico pode não ser o melhor sítio?

E na praia ou à beira-mar? Vamos ser desmancha-prazeres e rejeitar também esta opção. Porquê? Porque acampar na praia é proibido num número considerável de países, mas também porque a areia entra em todo o lado. E não fazemos exatamente questão em ouvir-te resmungar porque tens areia no pijama.

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?
Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Regra n°4: fazer a sesta debaixo de uma árvore? Pode ser, mas sem a tenda. Por duas boas razões. Primeiro, o risco de um branco cair em cima da tenda se houver vento. Segundo, a resina, nomeadamente a dos pinheiros, não é a melhor amiga da tua tenda.

Outro conselho: se não gostas de abelhas e de outros insetos voadores, evita ficar perto de arbustos com flores.

Regra n°5: ficar sempre protegido do vento. Uma das principais desvantagens do acampamento é o vento. Para dormir sem grandes abanões, recomendamos que optes por um sítio bem abrigado (não debaixo de árvores, mas isso, já tu sabes!) e que enterres bem as estacas da tenda. Um pouco de vento não faz mal. Permite evitar que se forme condensação dentro da tenda, simplesmente porque é uma boa forma de a arejar.
A NOSSA DICA: colocar a entrada de costas para o vento.

Regra n°6: prestar atenção aos perigos naturais. Não vamos montar a tenda numa falésia, por causa do risco de derrocada. Importa também considerar os riscos de queda de pedras, sobretudo quando se acampa numa montanha.

Regra n°7: o sol não se põe no mesmo sítio onde nasce. Sim, se colocarmos a tenda ao sol, acordamos à sombra. Se as temperaturas forem baixas, opta-se por um local onde o sol aqueça de manhã. Além disso, não se deve montar a tenda ao meio-dia, porque se vai deteriorar mais rapidamente com os raios UV. 

Para não teres frio, leva um saco-cama adaptado às condições meteorológicas. E claro, deve-se dar preferência a um leve, porque sabemos que vamos percorrer algum caminho e ficar sobrecarregado não é uma opção viável. Uma boa ideia: um casaco de penas leve, mas bem quente, sobretudo se nos aventurarmos pelas alturas.

Regra n°8: por último, mas não menos importante, respeitar o ambiente. Deixamos o local tão limpo como quando o encontrámos. Nem se põe a questão de deixar os resíduos. E se tiveres vontade de fazer uma pequena fogueira, porque parecia fixe numa série, estamos contra. Porque temos a certeza de que não queres atrair animais nem provocar um fogo florestal!

O nosso outro bom plano para encontrar o sítio ideal é juntares-te grupos de amantes do campismo nas redes sociais, mas também em fóruns. Muitas vezes, preferem guardar segredo desses locais, mas depois de estabeleceres confiança e partilhares a paixão com eles, terão todo o prazer em partilhar os seus bons planos contigo.

Estás agora pronto para as férias, num espaço de campismo ou ao ar livre. Duas coisas a lembrar: não descurar as regras de segurança e respeitar o ambiente. Agora que tens as bases, desejamos-te uma boa aventura!

Como escolher um sítio para a tenda de campismo?

Estás agora pronto para as férias, num espaço de campismo ou ao ar livre. Três últimos conselhos:
- Não descurar as regras de segurança
- Respeitar o ambiente
- Equipar-se devidamente (mochila, cama de rede, geleira, saco-cama, colchão...)

Se tiveres receio de te esquecer de alguma coisa quando fores acampar, criámos uma checklist (brevemente em Portugûes) para não ficar nada para trás!

Agora que tens as bases, desejamos-te uma boa aventura!

Descobre os nossos outros conselhos