Transição galope - trote - galope
Numa primeiro fase, trabalhe transições de andamento entre o galope e o trote. Será mais fácil para começar. Poderá encadear as transições ascendentes e descendentes nas duas mãos. Quando o exercício for executado corretamente: recompense o cavalo, solte as rédeas.
- TRANSIÇÃO ASCENDENTE:
Antes de solicitar um galope, é fundamental encontrar o trote correto, para que a transição seja feita de forma confortável. Percorra um círculo grande, o seu cavalo deverá manter um andamento equilibrado, cadenciado e sereno. Não deverá antecipar. Se necessário, abranda ligeiramente o andamento antes de iniciar o galope. Mantenha-se sentado na sela durante a fase de trote, de preferência. Aplique as ajudas e dê a ordem de galope. Deverá sentir a impulsão dos membros posteriores e o seu cavalo não deverá atirar-se para a frente.
- TRANSIÇÃO DESCENDENTE:
Após algumas passadas a galope, é tempo de passar novamente ao trote. Endireite os ombros, aplique uma ligeira resistência nas rédeas mantendo as suas pernas disponíveis e preparadas para atuar sobre os membros posteriores e utilize a voz se necessário. Uma vez concluída a transição, tente voltar o mais rapidamente possível ao trote, mas de forma calma e sem agitação.