COMO COLOCAR E APERTAR BEM OS ATACADORES DO SEU CALÇADO DE CAMINHADA?

Na montanha, para o seu conforto e segurança, é fundamental ajustar bem os atacadores do seu calçado. Para ter um bom suporte ao longo de toda a caminhada, tanto nas subidas como nas descidas. Não basta ter um bom calçado. É também necessário assegurar que este está devidamente apertado e ajustado.

serrer_lacer_chaussure_titre

DESCUBRA...

As dicas de Cédric, o nosso chefe de produtos de calçado, para manter um bom aperto do seu calçado ao longo de toda a sua caminhada.

Quechua - How to lace your hiking shoes

COMECE POR ENCOSTAR BEM O SEU CALCANHAR NA PARTE DE TRÁS DO CALÇADO

Quando o pé estiver dentro do calçado, bata ligeiramente o pé no chão para encostar bem o calcanhar atrás.
Isso permitirá criar um espaço de conforto na biqueira, para que os dedos não fiquem pressionados contra a biqueira do calçado.

AJUSTE O APERTO NA ZONA BAIXA COMEÇANDO PELAS ARGOLAS DOS ATACADORES

É muito importante começar o aperto pela parte baixo e não puxando pelas pontas dos atacadores, como é muito comum fazer-se. 

Argola por argola, aperte o calçado tentando manter uma certa flexibilidade do pé no interior do calçado.

Tenha cuidado para não apertar demasiado, sob pena de cortar circulação do sangue no pé. É muito importante que sinta os pés confortáveis. Caberá depois encontrar a si ajustar da forma como melhor lhe convier!

DISSOCIAR O APERTO DA PARTE DE BAIXO E DA PARTE DE CIMA.

Isso permite ajustar bem os atacadores à forma do seu pé e conferir mais ou menos liberdade ao tornozelo. Para fixar este primeiro aperto da parte de baixo, faça um primeiro nó simples ao nível do peito do pé ou utilize o bloqueador, se o seu calçado possuir bloqueador.

APERTE A PARTE DE CIMA DO CALÇADO

Cruze os atacadores usando o método clássico nos ganchos para parte inferior. 

DICA: para os ganchos da parte de cima, passe os atacadores não de baixo para cima, mas sim de cima para baixo!

Este método oferece 2 vantagens: o nó do atacador ficará posicionado mais baixo e não incomodará o pé nas zonas de desnível acentuado. Além disso, se o nó dos atacadores folgarem um pouco, os atacadores não sairão dos ganchos tão facilmente.

POR ÚLTIMO, ATE OS ATACADORES COM UM NÓ MAIS EFICAZ QUE O NÓ DUPLO

Comece o seu nó como se fosse dar um nó clássico, mas antes de puxar os 2 laços, passe um dos laços pelo interior do nó.

Esse nó evitará que os atacadores se desapertem sozinhos e terá a vantagem de ser fácil de desatar no final da sua caminhada.

Como colocar e apertar bem os atacadores do seu calçado de caminhada?

Antes de se lançar na descida, aconselhamos a rever o seu calçado, apertando mais um pouco os atacadores, a fim de ter a certeza de que o pé está devidamente imobilizado e de modo a evitar que o este deslize para a frente dentro do calçado.

ATENÇÃO!

Nos modelos de cano subido munidos de ganchos, poderá acontecer que os ganchos de um dos pés se prendam nos ganchos do outro pé, devido à sua forma de caminhar, ao tipo de terreno ou outros fatores.

Para evitar quedas, verifique se os ganchos não estão danificados ou deformados. Se estiverem demasiado "abertos", haverá maior risco de tal acontecer.

Poderá também cobrir a parte de cima do seu calçado com as calças ou com polainas ou então inserir os atacadores dentro do calçado (não sendo, no entanto, esta a opção mais confortável).

Como colocar e apertar bem os atacadores do seu calçado de caminhada?

Saiba mais...

Veja toda a nossa oferta de atacadores e acessórios de calçado.