COMO ALIVIAR UMA DOR DO ARCO PLANTAR GRAÇAS À MASSAGEM

Como osteopata no meio desportivo, vejo todos os tipos de patologias.

Neste artigo vamos tratar de uma dor que os praticantes de corrida conhecem bem: a dor do arco plantar, ou aponeurose plantar (ou aponeurosite plantar).

aponeurose-plantar

1. UM RESUMO DO QUE É A APONEUROSE PLANTAR

A aponeurose plantar é um complexo: de tendões, de nervos e de músculos que formam uma lâmina fibrosa que forra a face plantar do pé.

Esta aponeurose inclui três feixes (um medial, um lateral e um central) que se estendem dos dedos ao calcanhar. Desempenha vários papeis:

- Suporte: graças à sua rigidez, a aponeurose permite suportar o arco medial do pé. Amortece os impactos durante a fase de apoio no solo e no desenvolvimento da passada.

- Propulsão: verdadeira mola, restitui a energia acumulada durante o apoio no solo.

- Amortecimento: graças à sua flexibilidade, amortece o peso do corpo sem rasgar.

- Equilíbrio e estabilização.

2. QUAIS AS CAUSAS DESTA DOR?

Estas são as causas mais comuns:

- Um afundamento do tornozelo para o interior durante a marcha (marcha dita pronadora)

- Um arco plantar demasiado cavado

- Correr num terreno demasiado duro

- Usar calçado inadequado

- Correr com uma técnica incorreta, em descida ou em bicos de pés

- Bloqueio a nível o pé, do tornozelo

A morfologia do seu pé pode ser a causa do aparecimento da dor no arco plantar: pés planos ou pés côncavos, calçado inadequado, estas são fontes de tensões suplementares no seu arco plantar.

A dor do arco plantar é uma patologia que não deve ser minimamente negligenciada. Afinal, os pés são a bassê do nosso corpo…

3. AÇÕES ÚTEIS PARA VENCER ESTA DOR

É necessário massajar o seu pé com a bola de massagem. Sim, pode ser doloroso, mas fique seguro, é um mal que vem por bem.

Faça uma massagem com a bola, para otimizar a massagem em profundidade, durante 3 a 4 minutos. Faça-a de pé, doseando para mais e para menos o peso a colocar no pé. Deve fazê-lo no mínimo 3 vezes por semana e depois de cada um dos seus treinos. A massagem irá permitir a descontração muscular e nervosa, a circulação sanguínea e linfática, a eliminação das toxinas e a propriocepção. 

Acho esta técnica prática e muito simples. 

 

Em conclusão

O seu arco plantar é um amortecedor que deve ser protegido. Um exercício simples é massajar o seu arco plantar, para evitar as lesões e as dores durante o seu exercício físico.

Deve notar um alívio a partir das primeiras sessões; se tal não ocorrer, é aconselhável que consulte o seu médico, quiroprático, podólogo ou osteopata.

BOLA DE RECUPERAÇÃO 300 APTONIA
corentin fradier

Corentin

Osteopata desportivo em Gard, Villeneuve-lez-Avignon, e vendedor na secção de corrida na loja Decathlon de Le Pontet. Adoro conjugar o meu trabalho e a minha paixão pelo desporto.

CONSELHOS DE INTERESSE