Desenvolvida com o apoio de uma psicomotricista, a trotinete B1 permitirá à criança dominar as sensações de deslize e ajudá-la-á a passar para uma trotinete de 2 rodas.
Provavelmente já deve ter verificado que a sua criança ainda não escolheu o pé de apoio para andar de trotinete. Ela muda de pé consoante as situações, as direções, etc... Nesta altura, a criança ainda está à descoberta da lateralidade. Não se preocupe! São etapas normais na evolução psicomotora da criança.
Siga os nossos conselhos, fornecidos por uma psicomotricista, para determinar o pé de impulsão da criança e facilitar-lhe a utilização da trotinete.
Conheça os diferentes modos que permitirão à criança descobrir facilmente o seu pé de impulsão:
Passo 1
1) Criança em pé, com os pés afastados à largura das ancas. Coloque-se atrás dela e empurre-a muito devagar para a frente. Poderá, assim, constatar qual o pé que a criança utiliza para retomar o equilíbrio. Será o pé a colocar na plataforma da trotinete.
Passo 2
3) Peça à criança para saltar com um só pé. O pé utilizado para saltar (aquele que toca no solo) é o que ficará colocado na plataforma.
Passo 3
2) Peça à criança para chutar uma bola. O pé não usado para chutar a bola será o pé a colocar na plataforma da trotinete.
As respostas da criança podem variar de teste para teste e de um momento para o outro, enquanto procura a sua lateralidade.
Nesse caso, recomenda-se que a criança coloque sobre a plataforma o pé que obterá mais reações, bem como o recomeço dos testes algumas semanas depois.