Como ajudar o teu filho a desenvolver o equilíbrio ?

O desenvolvimento do equilíbrio permite ao teu filho ser mais ágil, sentir-se em segurança e ter mais confiança em si próprio.

ginástica para criança e bebé

Falta-te inspiração? Precisas de variar?
Propomos algumas ideias de exercícios organizados em função da idade da criança.
Os exercícios dependem sobretudo das capacidades específicas da criança. Testar e adaptar são as premissas.

De 1 a 3 anos: obstáculos de percursos lúdicos com blocos em espuma

ginástica para criança e bebé

De 4 a 6 anos: ir mais longe!

Graças à ginástica para criança e bebé, o teu filho desenvolve outras qualidades: A autonomia, a autoconfiança e a analise de riscos. Uma boa mistura para crescer saudável!

Aqui ficam outras estratégias para um verdadeiro momento de prazer a dois:

Um conjunto para o equilíbrio: o aliado ideal para melhorar o equilíbrio do teu filho

O conjunto de equilíbrio é uma conceção 100% Decathlon. 
Annabel, engenheira de produto, concebeu este conjunto para melhorar o equilíbrio da criança. Para nos assegurarmos da eficácia do conjunto de equilíbrio, realizámos testes cruzados: avaliámos as aptidões de 18 crianças em matéria de equilíbrio.
9 delas utilizaram o conjunto de equilíbrio 2 vezes durante 20 minutos por semana durante 2 meses; outras 9 não o utilizaram. O resultado foi inequívoco: a medição das aptidões em termos de equilíbrio no final deste teste demonstrou que todas as crianças que haviam utilizado o produto durante várias semanas desenvolveram mais o equilíbrio do que as restantes (equilíbrio sobre um pé e equilíbrio na trave).

Como ajudares o teu filho a desenvolver o equilíbrio

Como utilizar o conjunto de equilíbrio de ginástica para criança e bebé? 

O conjunto de equilíbrio é composto por 4 traves e 4 bases que encaixam umas nas outras para formar um percurso. Deixa que a imaginação do teu filho construa esse percurso. Disposição em quadrado, em ziguezague, empilhando duas bases… são muitas as opções para criar um percurso. Depois de criado o percurso, podes encaixar os animais em espuma fornecidos com o conjunto para trabalhar o equilíbrio, obrigando a criança a baixar-se e a levantar-se. A criança deverá então realizar o percurso, apanhar ou transpor os animais, colocá-los no sítio próprio ou deslocá-los.
Para começar, propomos que o percurso seja efetuado sem obstáculos. As primeiras passagens sobre as traves são um pouco difíceis. Mas isso é perfeitamente normal pois a criança está ainda a trabalhar o seu equilíbrio. A sua confiança crescerá rapidamente e acabará por utilizar os pequenos animais em espuma para dificultar o percurso.
Quando a criança estiver totalmente à vontade com o conjunto de equilíbrio, pensa em virar as traves ao contrário. São ligeiramente curvas e a sua textura difere de um lado ao outro. Poderá assim descobrir mais algumas sensações ao mesmo tempo que brinca!

trabalhar o equilíbrio da criança

Estes exercícios permitem-lhe igualmente desenvolver a concentração e a atenção, ao mesmo tempo que toma consciência dos seus músculos, dos seus membros e do peso do corpo, ao transferi-lo da direita para a esquerda.

Algumas opções para os mais ágeis: Com os braços abertos, para cima, para baixo, com os olhos fechados, ou a fazer uma careta!

Divirta-se e não deixe de nos dar conta dos seus comentários ou ideias.

Faltam-lhe acessórios? Encontre todos os nossos produtos para a pratica de Ginástica para criança e bebé em casa!