3. Quais os melhores exercícios para trabalhar o cardio?
"Quando falamos em trabalhar o cardio, trabalhamos a capacidade pulmonar, a capacidade em manter o esforço de forma contínua. Em função dos objetivos de cada um, podemos trabalhar o cardio curto, o cardio longo ou os dois" explica Thibault. Para trabalhar o cardio longo, aumentamos o tempo de cada exercício. Pelo contrário, para trabalhar o cardio curto, vamos trabalhar mais com intensidade, com tempos mais curtos para cada exercício.
Existem muitos exercícios para melhorar o cardio, com ou sem máquina, e segundo os níveis de cada um.
Para os principiantes:
• A bicicleta elíptica ou a bicicleta de estrada, para trabalhar a tua resistência e progredir ao teu ritmo. A vantagem: os exercícios são moduláveis e podem também permitir trabalhar a explosividade e, logo, o cardio curto.
• A passadeira ou a corrida : o mesmo aqui. Poderás trabalhar o teu cardio curto ou longo, em função da velocidade e da inclinação escolhida, ou do percurso que escolhes.
• A máquina de remo: trabalha-se o cardio curto ou longo, em função dos exercícios escolhidos e, além disso, mobilizamos o corpo todo! Os braços para puxar a barra da máquina, as pernas para dar o impulso e os abdominais para contrair e segurar a parte de cima do corpo durante o movimento.
• A corda de saltar: um pouco complicado no início, vais rapidamente adotar o movimento certo antes de aperfeiçoar os teus exercícios e de experimentar movimentos mais complexos. A vantagem: podes ir variando e experimentar realizar várias figuras para trabalhar simultaneamente o cardio e a coordenação.
• A marcha desportiva: se não gostas de corrida, a marcha desportiva pode ser conveniente para ti. Menos impacto e um trabalho cardio eficaz poderão responder aos teus objetivos de progressão de forma suave.
• Os jumping jacks: os dois pés estão afastados à largura da anca, os braços estão posicionados ao longo do corpo. Faz um salto para passar para a posição de pernas e braços afastados (em estrela do mar, mas sempre de pé), e alterna as duas posições as vezes indicadas no teu circuit training. Isto deverá rapidamente ativar o teu coração e os teus pulmões.
• Os mountain climbers: em posição de prancha com os braços esticados, leva um joelho em direção ao peito, depois o outro, e alterna as vezes necessárias no teu circuit training. Quanto mais progredires na prática, mais fácil será alternar as duas pernas sem pousar os dois pés no chão.
Para os mais avançados:
• A assault bike: o teu coração e os teus pulmões serão muito solicitados nesta máquina! A assault bike é uma máquina privilegiada por quem pretende trabalhar em intensidade para o cardio curto ou em continuidade para o cardio longo.
• Os burpees: o gesto pode ser técnico para quem não está habituado. Antes de experimentar o exercício, pede conselho a um treinador para evitar lesões e trabalhar corretamente o teu cardio.
• O intervalado: alternar períodos de prática intensa e períodos de recuperação permite queimar rapidamente calorias ao mesmo tempo que trabalhas os músculos.
"Todos os exercícios são adequados, é a forma como treinas que vai fazer a diferença", explica Thibaut. A chave é a regularidade: garante que tens tempo suficiente de recuperação entre duas sessões, e treina duas a três vezes por semana para resultados progressivos! Para um trabalho homogéneo, podes alternar o circuit training cardio e o circuit training musculação. Poderás assim trabalhar, em simultâneo, a tua capacidade cardiorrespiratória e a tua potência muscular.