O André trabalha na loja Decathlon Amadora e conta-nos tudo sobre como começou a ir de bicicleta para o trabalho, quais as vantagens e principais desafios.
Comecei a ir de bicicleta para o trabalho por ser a melhor maneira de fazer o percurso e o facto de não ter que me preocupar com estacionamento, trânsito e poluição.
São cerca de 10 km, faço normalmente em 25 minutos. De carro para além de demorar o mesmo tempo ou 45 minutos às vezes por causa do transito, consigo tirar proveito da tranquilidade que a bicicleta consegue dar.
Vou de bicicleta, sempre que possível, desde que adquiri uma na Decathlon Amadora há cerca de 4 anos e faço cerca de 20 km por dia em deslocações para o trabalho.
Não existem reais dificuldades ou obstáculos, a escassez de ciclovias para o meu trabalho continuam a ser uma pequena dificuldade mas nada como ter os devidos cuidados, atenções e corre tudo bem.
É um percurso muito simples e rápido.
Como referido acima, o facto de não ter que me preocupar com trânsito, poluição, combustíveis, estacionamento, e ser, num todo, mais verde e mais amigo do ambiente.
A nível de acessórios na deslocação diária, como a minha que muitas vezes quando estou a entrar ou a sair do trabalho ainda é de noite recomendaria:
- Uma pequena mala de quadro de 2*1L, como a Riverside 520 2L, que também suporta o telemóvel;
- Um bom set de luzes dianteiras e traseiras, como as luzes LED ST920, que emitem uma luz muito forte à frente e permite u«que consiga ver e ser visto pelos outros ocupantes da via.
- Um bom porta-bagagens, como o porta-bagens 500, que permita segurar os mais variados alforges, quer simples quer duplos, para facilitar o transporte diário.
Simplesmente começar já é um grande passo! Pegar numa bicicleta com que nos sintamos confortáveis e enfrentar o desafio é o primeiro e mais importante passo nesta jornada.
É uma liberdade imensa não depender de transportes públicos ou da fluidez do trânsito para chegar a horas ao trabalho ou ao destino.
A prova disso é que nos países nórdicos, onde as condições meteorológicas são mais extremas do que em Portugal, o meio de transporte de eleição é a bicicleta, mesmo com neve, chuva, sol ou trovoada.