Bicicleta - o meu transporte para o trabalho!

Bicicleta - o meu transporte para o trabalho

O André trabalha na loja Decathlon Amadora e conta-nos tudo sobre como começou a ir de bicicleta para o trabalho, quais as vantagens e principais desafios.

Porque começaste a ir de bicicleta para o trabalho?

Comecei a ir de bicicleta para o trabalho por ser a melhor maneira de fazer o percurso e o facto de não ter que me preocupar com estacionamento, trânsito e poluição.
São cerca de 10 km, faço normalmente em 25 minutos. De carro para além de demorar o mesmo tempo ou 45 minutos às vezes por causa do transito, consigo tirar proveito da tranquilidade que a bicicleta consegue dar.

Vou de bicicleta, sempre que possível, desde que adquiri uma na Decathlon Amadora há cerca de 4 anos e faço cerca de 20 km por dia em deslocações para o trabalho.

Quais são as principais dificuldades/obstáculos que enfrentas no percurso casa/decathlon?

Não existem reais dificuldades ou obstáculos, a escassez de ciclovias para o meu trabalho continuam a ser uma pequena dificuldade mas nada como ter os devidos cuidados, atenções e corre tudo bem.
É um percurso muito simples e rápido.

Qual é para ti a principal vantagem de ires de bicicleta?

Como referido acima, o facto de não ter que me preocupar com trânsito, poluição, combustíveis, estacionamento, e ser, num todo, mais verde e mais amigo do ambiente.

Se tivesses de escolher 3 acessórios/produtos essenciais na tua deslocação diária quais escolhias?

A nível de acessórios na deslocação diária, como a minha que muitas vezes quando estou a entrar ou a sair do trabalho ainda é de noite recomendaria:

- Uma pequena mala de quadro de 2*1L, como a Riverside 520 2L, que também suporta o telemóvel;
- Um bom set de luzes dianteiras e traseiras, como as luzes LED ST920, que emitem uma luz muito forte à frente e permite u«que consiga ver e ser visto pelos outros ocupantes da via.
- Um bom porta-bagagens, como o porta-bagens 500, que permita segurar os mais variados alforges, quer simples quer duplos, para facilitar o transporte diário.

Algum conselho/dica que queres deixar para quem está a começar a ganhar coragem para se iniciar nesta mudança?

Simplesmente começar já é um grande passo! Pegar numa bicicleta com que nos sintamos confortáveis e enfrentar o desafio é o primeiro e mais importante passo nesta jornada.

É uma liberdade imensa não depender de transportes públicos ou da fluidez do trânsito para chegar a horas ao trabalho ou ao destino.

A prova disso é que nos países nórdicos, onde as condições meteorológicas são mais extremas do que em Portugal, o meio de transporte de eleição é a bicicleta, mesmo com neve, chuva, sol ou trovoada.

Outros conselhos que podem interessar...

como cuidar da bicicleta

Dicas para Cuidar da Bicicleta

A mobilidade urbana veio para ficar e é cada vez mais importante saber quais os cuidados a ter com a nossa bicicleta.Sabes as diferenças entre os vários óleos de lubrificação da bicicleta? E quais são os melhores produtos de limpeza? Sabes qual o tamanho do pneu se tiver de ser trocado? Explicamos-te tudo!

chuva

COMO LIMPAR BEM A BICICLETA EM CONDIÇÕES DE CHUVA?

Gostas de pedalar numa bicicleta limpa e bem afinada? De poder usufruir e conservá-la durante mais tempo do que a tua bicicleta anterior?

8392575

Como prender a bicicleta com um bom cadeado?

Segundo a associação francesa Velo Perdu* (Bicicleta Roubada), mais de 400 000 bicicletas são roubadas todos os anos em França. E, ao que parece, esta tendência não deverá inverter-se no futuro próximo! Perante este flagelo, o melhor é tomar as devidas precauções. Qual é a solução? Um cadeado suficientemente fiável e robusto para dissuadir os ladrões! *http://www.veloperdu.fr

riverside

Que tipo de bicicleta escolher?

Se a escolha da bicicleta pode ser um prazer para o entusiasta, já os praticantes principiantes ou ocasionais sentir-se-ão perdidos perante a panóplia de ofertas e bicicletas apresentadas.