As regras do desporto para pessoas com deficiência

As regras do desporto para pessoas com deficiência

Hoje a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência  estima cerca de 2 500 federados em Portugal. O que é um desporto para pessoas com deficiência? Como se pratica?

Um desporto para pessoas com deficiência é um desporto cujas regras foram adaptadas para que possa ser praticado por pessoas que tenham uma deficiência física ou sensorial. A FPDD foi fundada em 7 de dezembro de 1988 e tem o estatuto de mera Utilidade Pública e, ainda, o estatuto de organização não-governamental de pessoas com deficiência (ONGPD).

O que é um desporto para pessoas com deficiência?

O desporto para pessoas com deficiência junta inúmeras atividades físicas e desportivas para pessoas com uma deficiência física.

Em 2018, Portugal contava pelo menos 1.7 Milhoes de pessoas com pelo menos uma incapacidade das quais se estima de 500 mil pessoas não consegue executar um acção , como ver, ouvir, andar, memorizar, tomar banho, vestir-se sozinho e até compreender os outros ou fazer-se compreender. As dificuldades manifestam-se no quotidiano. Quer se trate de encontrar um emprego, aceder aos locais públicos ou frequentar uma escola, devem superar desafios de todos os tipos no dia a dia. Para lhes permitir combinar liberdade, dignidade e uma vida equilibrada, a sociedade deve evoluir mais do que nunca para uma maior inclusividade e igualdade.E isto passa nomeadamente pelo acesso ao desporto.

Cada vez mais visível, acredita-se que se sabe o que é o desporto para pessoas com deficiência mas... do que se trata exatamente?
Em primeiro lugar, é essencial ter consciência de uma coisa: por trás do termo "desporto para pessoas com deficiência", escondem-se na realidade inúmeras disciplinas. Cada uma delas é regida por um conjunto de regras especificamente adequadas para permitir que pessoas com deficiência as possam praticar. Alguns desportos para pessoas com deficiência têm a sua origem em desportos já existentes enquanto que outros não têm qualquer correspondência em "desporto válido".

É de notar que os desportos para pessoas com deficiência são para as pessoas com uma deficiência física ou sensorial. Hoje em dia, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência  distingue cinco grandes áreas de deficiência:
- os deficientes auditivos;
- as deficiências motoras;
- as deficiências intelectuais.
-as deficiências visuais
- paralisia cerebral

Para mais informações, não hesite em consultar o site da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

Desporto para pessoas com deficiência: regras próprias para cada disciplina

Hoje em dia, podemos contar pelo menos 30 desportos diferentes para pessoas com deficiência. Cada um deles dirige-se a uma ou mais formas de deficiência. Mas acima de tudo: cada disciplina desportiva tem as suas próprias regras, a sua própria história e o seu próprio funcionamento.

Do basquetebol para pessoas com deficiência ao futebol em cadeira de rodas, passando pelo ténis para pessoas com deficiência ou pelo paraciclismo em pista, cada desporto para pessoas com deficiência tem a sua própria regulamentação. Esta última compreende instruções de jogo, mas também âmbitos legais referentes aos equipamentos e adaptações específicos.

Graças aos grandes feitos realizados por alguns campeões de renome, algumas delas beneficiam de uma excelente visibilidade junto do público em geral. 

Futebol em cadeira de rodas, natação... : como se praticam os desportos para pessoas com deficiência?

Deseja conhecer as regras de um desporto para pessoa com deficiência? Pode visitar o site da comissão em questão ou contactar as associações locais presentes perto de si. De facto, cada disciplina tem as suas próprias realidades.

O rugby em cadeira de rodas

Caso seja um adepto do rugby em cadeira de rodas, deverá respeitar todas as outras instruções. É de notar nomeadamente que apenas os jogadores com uma deficiência que atinja os quatro membros são admitidos em competição. A bola pode ser enviada para qualquer direção e de qualquer forma. O objetivo é atravessar a linha adversária com pelo menos duas rodas da cadeira, o maior número de vezes possível.

A natação como desporto para pessoas com deficiência

Em natação como desporto para pessoas com deficiência, os nadadores são repartidos em categorias, cada uma delas correspondente a um nível e a um perfil de deficiência. Três grandes tipos de nadadores são representados: os portadores de uma deficiência motora, os deficientes visuais e pessoas surdas e os deficientes auditivos. Existem várias subcategorias correspondentes aos níveis de deficiência dentro destas três grandes categorias. Quer tenha perdido um membro ou seja portador de uma deficiência mental, a natação como desporto para pessoas com deficiência abre-lhe as suas portas com todo o prazer!

As regras do desporto para pessoas com deficiência

E do "ski para pessoas com deficiência"?

Praticar ski quando se é uma pessoa com deficiência, é possível. Hoje já é possível fazê-lo em Portugal graças aos meios disponíveis.

Como terás já percebido: existem inúmeros casos e convém ter em conta as especificidades de cada disciplina. Para mais informações e especificações, não hesite em consultar o site da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.Podes igualmente contactar diretamente os clubes ou delegações desportivas locais.

Estas dicas também são do teu interesse

disabilità

SPORT E DISABILITÀ: LO SPORT PER TUTTI | DECATHLON

Praticare uno sport quando si è disabili? Visto dall’esterno sembra difficile, ma nella realtà nulla è impossibile. Con il tempo, le federazioni si sono adeguate, proponendo infrastrutture accessibili alle persone con disabilità. Ma perché lo sport è consigliato anche in caso di disabilità? E verso quale sport orientarsi in base al tipo di disabilità?