O que é um desporto para pessoas com deficiência?
O desporto para pessoas com deficiência junta inúmeras atividades físicas e desportivas para pessoas com uma deficiência física.
Em 2018, Portugal contava pelo menos 1.7 Milhoes de pessoas com pelo menos uma incapacidade das quais se estima de 500 mil pessoas não consegue executar um acção , como ver, ouvir, andar, memorizar, tomar banho, vestir-se sozinho e até compreender os outros ou fazer-se compreender. As dificuldades manifestam-se no quotidiano. Quer se trate de encontrar um emprego, aceder aos locais públicos ou frequentar uma escola, devem superar desafios de todos os tipos no dia a dia. Para lhes permitir combinar liberdade, dignidade e uma vida equilibrada, a sociedade deve evoluir mais do que nunca para uma maior inclusividade e igualdade.E isto passa nomeadamente pelo acesso ao desporto.
Cada vez mais visível, acredita-se que se sabe o que é o desporto para pessoas com deficiência mas... do que se trata exatamente?
Em primeiro lugar, é essencial ter consciência de uma coisa: por trás do termo "desporto para pessoas com deficiência", escondem-se na realidade inúmeras disciplinas. Cada uma delas é regida por um conjunto de regras especificamente adequadas para permitir que pessoas com deficiência as possam praticar. Alguns desportos para pessoas com deficiência têm a sua origem em desportos já existentes enquanto que outros não têm qualquer correspondência em "desporto válido".
É de notar que os desportos para pessoas com deficiência são para as pessoas com uma deficiência física ou sensorial. Hoje em dia, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência distingue cinco grandes áreas de deficiência:
- os deficientes auditivos;
- as deficiências motoras;
- as deficiências intelectuais.
-as deficiências visuais
- paralisia cerebral
Para mais informações, não hesite em consultar o site da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.