regras segurança mergulho garrafa subea decathlon

As regras de segurança no mergulho com garrafa 

És praticante de snorkeling e desejas passar para a etapa seguinte, experimentando o mergulho com garrafa? Esta evolução precisa primeiramente de uma boa formação!
Descobre os diferentes conselhos Decathlon para realizar mergulho com toda a segurança.

Evitar os perigos ligados ao mergulho com garrafa

Quando se pratica mergulho com garrafa, podemos ser confrontados com vários perigos, nomeadamente com aqueles relativos às condições climáticas ou ao ambiente marinho. Além disso, a tua evolução debaixo de água deve igualmente ser tida em conta. Para praticar este desporto com toda a tranquilidade, descobre alguns gestos preventivos indispensáveis.

regras segurança mergulho garrafa saúde subea decathlon

Estar bem de saúde

É uma regra óbvia que não deve ficar esquecida! Para evitar qualquer transtorno e também para o teu bem-estar, não pratiques mergulho em caso de estares a fazer algum tratamento médico, se dormiste pouco ou se estás doente ou com algum desconforto. Não corras riscos, poderias provocar algum acidente de mergulho... 
Por último, realiza todos os anos uma consulta com o teu médico e com o teu dentista para prevenir eventuais problemas dentários.

Proteger dos acidentes de descompressão

Quando praticas mergulho, o azoto "invade" o teu sistema respiratório e por vezes a sua libertação é difícil, mesmo à superfície. Relativamente a este fenómeno, é necessário dominar a velocidade de subida; para isso, deves seguir as indicações do teu monitor, insistindo na expiração. Antes e depois do mergulho, pensa também em alimentares-te corretamente e em hidratares-te. Além disso, uma proteção contra o frio após a imersão é igualmente indispensável. 
Falta de sono, problemas de costas, impossibilidade de urinar ou outros problemas sensitivos e/ou funcionais devem deixar-te alerta!

regras segurança prevenir a falta de ar mergulho garrafa subea decathlon

Evitar a falta de ar 

A falta de ar aparece quando a frequência respiratória se torna muito rápida, até ficares ofegante. Face a esta situação, mantém-te calmo e acentua o teu esforço na expiração. Pouco importa a origem da tua falta de ar! Esta sensação pode ter como origem um esforço demasiado intenso, uma angústia grande provocada por um campo de visão deficiente, um regulador demasiado rijo, um fato muito apertado, mas também uma hipotermia.
Para limitar este fenómeno, mantém uma respiração forte (0.8 a 1L), domina os teus movimentos e expira!

regras segurança avaria fornecimento ar mergulho garrafa subea decathlon

Antecipar uma avaria de ar

A avaria no fornecimento de ar é uma circunstância temida pelos mergulhadores, apesar de ser um acontecimento raro! Mantém-te vigilante face a esta situação, verificando a pressão da tua garrafa no centro de mergulho, no barco e regularmente debaixo de água. O teu octopus deve estar bem arrumado e deves avisar de imediato o teu monitor quando a pressão da garrafa estiver a metade, para que comecem a preparar o regresso ao barco. Mantém-te próximo do teu companheiro: este poderá partilhar contigo o ar em caso de atordoamento ou de uma avaria do equipamento.

Limitar os riscos de um barotraumatismo

Os barotraumatismos são provocados por alterações do volume de ar dentro do corpo, sob o efeito da pressão. Pode combater os seus efeitos:

- Na descida: se soprares na tua máscara, nunca deve ficar demasiado apertada para evitar o esmagamento, antes de equilibrar regularmente os ouvidos, para que o desconforto não surja. Mantém-te também vigilante quanto à velocidade da descida e não forces! Se os problemas persistirem, sobe ligeiramente para aliviar e reequilibrar. Se necessário, é importante assoares-te, para libertar os seios nasais.

- Na subida: não há nada a fazer! O ar liberta-se naturalmente pelos teus ouvidos, seios nasais ou máscara. Podes impedir naturalmente a sobrepressão pulmonar, evitando a apneia e controlando a velocidade durante as fases de subida, expirando corretamente.

regras segurança mergulho garrafa manutenção material subea decathlon

Controlar os perigos inerentes associados ao equipamento de mergulho

Relativamente ao colete estabilizador, mantém-te atento sobre a sua integridade; caso contrário, qualquer estabilização será impossível, principalmente se deixar entrar água. Basta um direct-system (DS) em mau estado (problema de enchimento) para ficares incapacitado para te estabilizares ou controlares a tua velocidade na subida!

Em relação ao regulador, há vários pontos a vigiar. Se for muito rijo, mole ou tiver fugas, pode causar faltas de ar, uma avaria de ar ou provocar uma situação de stress. Ele deve responder às tuas necessidades de ar, sem precisares de forçar. Em caso contrário, o teu consumo de ar será muito maior, com risco de multiplicação das faltas de ar.

Uma boa manutenção do equipamento para evitar qualquer acidente do mergulho

O teu material de mergulho assegura-te a sobrevivência debaixo de água! Lê bem as várias instruções e efetua regularmente uma correta manutenção do equipamento.

regras segurança mergulho garrafa manutenção colete estabilizador subea decathlon

O colete estabilizador

Antes de mergulhar, cuida do teu colete estabilizador, fazendo um controlo visual. Controla a sua estanquicidade e verifica o regulador do DS, enchendo-o até à sua capacidade máxima, até que as válvulas de purga se acionem de forma automática. Depois disto, espera alguns segundos e controla a ausência de fugas. Pensa também em controlar o funcionamento das purgas rápidas e do direct-system (DS).

Durante a imersão, tem em atenção para não te colares no fundo do mar ou sobre rochas, para não causar danos no teu colete estabilizador. Uma vez terminado o mergulho, lava o teu colete com água corrente e seca-o protegido do sol.

regras segurança mergulho garrafa manutenção regulador subea decathlon

O regulador

É importante protegeres o teu regulador durante o transporte, guardando-o dentro de um saco de mergulho apropriado. O segundo andar do regulador, assim como o manómetro, devem ser colocados no interior do bolso do colete estabilizador quando estiveres no barco, para que não fiquem soltos durante o mergulho. 
Uma vez terminado o mergulho, coloca a tampa e deixa de molho durante 10 min em água com desinfetante e seca-o protegido do sol.
Em caso de fuga ou de dureza, efetua uma revisão do teu equipamento por um organismo certificado. Tal como para o colete estabilizador, é indispensável uma revisão anual do restante equipamento!

Recomendamos também os nossos conselhos sobre mergulho

Como escolher o colete estabilizador de mergulho?

Como escolher o colete estabilizador de mergulho?

No mergulho, o colete estabilizador é fundamental para gerir a tua flutuabilidade debaixo de água. Descobre os nossos conselhos para escolheres o teu!
Porquê fazer a revisão do material de mergulho?

Porquê fazer a revisão do material de mergulho?

Praticas mergulho com garrafa? Então utilizas um equipamento específico que requer uma manutenção correta e uma revisão que não deve ser ignorada! Descobre porquê...
como escolher bagagem mergulho subea decathlon

Como escolher a bagagem de mergulho?

A bagagem de mergulho é indispensável para transportar o equipamento. Mas qual escolher? Portátil ou com rodas? Conheça os diferentes tipos e as características das bagagens de mergulho!