Porquê fazer a revisão do material de mergulho?

Porquê fazer a revisão do material de mergulho? 

Praticas mergulho? Então utilizas um equipamento específico. Descobre a importância de realizar uma manutenção e revisão de forma regular !

DEPENDENDO DO MATERIAL, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MANUTENÇÃO:

- A MANUTENÇÃO APÓS CADA SAÍDA DE MERGULHO
- A MANUTENÇÃO PERIÓDICA
- A MANUTENÇÃO ANUAL PARA O MATERIAL TÉCNICO

Da manutenção à revisão do material de mergulho

Uma manutenção regular do material de mergulho não deve passar apenas pela lavagem do equipamento com água corrente, sobretudo quando falamos em material técnico! É extremamente importante ter noção de que é necessária uma revisão completa do equipamento de mergulho, feita por uma entidade certificada e/ou profissionais. Esta revisão não deve ser descurada! De facto, contribui para a tua segurança na água. A prática de mergulho pode trazer alguns riscos e é importante poder mergulhar tranquilamente e, sobretudo, com segurança. Tal como já foi dito, esta revisão diz respeito a todo o material técnico, como o regulador, o colete estabilizador, o computador de mergulho, etc. Também se pode tratar da revisão da garrafa de mergulho, a chamada "requalificação". Cada fabricante recomenda os seus próprios conselhos, no que diz respeito à revisão do material de mergulho. Informa-te junto do teu para saber mais sobre os requisitos do teu material.

A revisão do regulador de mergulho

A revisão do regulador de mergulho 

A revisão do regulador de mergulho por um especialista é essencial pois, mesmo depois de o passar por água após cada saída, há sempre a possibilidade de existirem resíduos invisíveis. Além disso, o regulador pode também sofrer alterações a nível da sua regulação, sem que te apercebas. Esta revisão consiste numa limpeza total por ultrassons do regulador, na substituição das juntas e numa verificação da regulação, graças a um pulmão artificial. Também depende da utilização do regulador. De facto, dependendo do número de mergulho realizados ou da frequência de utilização do regulador, poderá ser necessário fazer uma revisão de forma mais regular.

A requalificação da garrafa de mergulho

Se investiste numa garrafa de mergulho, é necessário submetê-la a uma requalificação. Porquê?
Em primeiro lugar, esta revisão é obrigatória por lei e permite verificar a conformidade da garrafa de mergulho. Cumprir este procedimento é essencial para garantires a tua segurança. Quando uma garrafa é registada num clube de mergulho, deve existir uma requalificação todos os 5 anos e é efetuada uma inspeção visual obrigatória todos os anos, feita por um TIV (técnico de inspeção visual). No entanto, a requalificação de uma garrafa tua deve ser realizada de dois em dois anos.

A periodicidade da revisão do material de mergulho

A periodicidade da revisão em função do material

Depois de explicar os diferentes tipos de revisão em função do material, a Subea dá-te conselhos sobre a periodicidade da revisão, consoante o equipamento:

  - Os reguladores: todos os anos ou a cada 100 mergulhos.

  - Os coletes estabilizadores: todos os dois anos.

  - Os computadores de mergulho: para trocar a bateria.

As regras de ouro para a manutenção do material de mergulho

Para uma manutenção correta e uma duração de vida útil mais longa, não te esqueças dos essenciais:

- Passar por água corrente depois de cada utilização.
- Guardar num local seco e arejado ao abrigo da luz.
- Tratar da manutenção em tempo oportuno.

Irás facilmente perceber que estes gestos terão um verdadeiro impacto nos teus futuros mergulhos!

Recomendamos também os nossos conselhos sobre mergulho 

Como escolher as barbatanas de mergulho?

Como escolher as barbatanas de mergulho?

As barbatanas são parte integrante da panóplia do mergulhador. Descobre como escolher adequadamente as barbatanas, consoante o teu desporto subaquático!
Como escolher a máscara de mergulho?

Como escolher a máscara de mergulho?

Descobre o nosso guia para escolheres corretamente a tua máscara, consoante o desporto subaquático que praticas!