O rugby compreende fases de jogo específicas e próprias deste desporto. Neste artigo, explicamos-lhe as 4 fases de jogo, estáticas e dinâmicas, de uma partida.
Conheça as diferentes fases de jogo do rugby. O rugby compreende fases estáticas e dinâmicas, que constituem as bases dos lançamentos do jogo.
A formação ordenada é uma fase estática que permite recolocar a bola em jogo , após uma falta menor ou uma interrupção no jogo. Normalmente, ocorre depois de um "toque para diante". Em suma, sempre que a equipa atacante deixa cair a bola no chão à sua frente ou sempre que é feito um passe para diante.
Esta ação envolve os oito avançados da equipa (camisolas número de 1 a 8), que se juntam em formação ordenada. No rugby de 7, são apenas 3.
A formação ordenada ocorre no local onde foi cometida uma falta ou onde a bola se encontrava no momento de uma interrupção do jogo ou o mais perto possível desse ponto.
No rugby de 15, a primeira linha é constituída por três jogadores. Os restantes 5 jogadores formam a segunda e terceira linhas. Durante a formação ordenada, os 8 jogadores devem manter-se ligados. Para não quebrar a formação ou evitar ferimentos, os jogadores devem estar posicionados de modo ter os ombros à altura da bacia e permanecer bem coesos durante toda a fase de pressão.
A saída da bola é o que permite terminar a formação ordenada.
O alinhamento é uma ação que visa a reposição da bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo. A bola é, então, entregue à equipa adversária àquela que tocou por último na bola antes da saída.
O alinhamento envolve, igualmente, os avançados da equipa, que tentarão ganhar a posse de bola num duelo aéreo. Os jogadores de cada equipa formam uma linha perpendicularmente à linha lateral. A equipa que beneficia do alinhamento pode escolher o número de jogadores a alinhar nesta fase (4, 5, 6, 8, por exemplo), forçando, assim, a equipa adversária a alinhar o mesmo número de defesas.
A partir da linha lateral, um lançador lança a bola para o meio das linhas formadas pelas duas equipas. Estas entram, então, num duelo aéreo para recuperar a posse de bola.
O ruck ou formação espontânea, é uma fase do jogo.
Fase essa que interrompe o jogo corrente e redefine as linhas de fora de jogo.
Esta ação ocorre frequentemente após uma placagem. Esta é a fase de jogo mais subtil do rugby.
Para formar o ruck, são necessários pelo menos 3 jogadores. O jogador placado, o placador e um terceiro jogador (atacante ou defesa). Com até 3 jogadores, o defesa pode vir recuperar a bola, mantendo-se nos seus apoios. Com mais de 3 jogadores, para ganhar a bola, será necessário recorrer a uma fase de empurrão para o eixo do ruck, de forma a posicionar-se para lá da bola.
O maul, é uma técnica de jogo que permite que um grupo de jogadores, ligados e de pé, ganhe terreno ou marque um ensaio em força.
Ao contrário da formação ordenada, o maul é uma formação espontânea e a bola nunca toca no chão.
O maul é constituído sempre que o jogador portador da bola é apanhado por um ou mais adversários, mas é apoiado por pelo menos um companheiro de equipa.
Outros jogadores poderão juntar-se ao maul. O maul pode ser constituído em qualquer zona dentro do campo.
É um exercício de força coletivo. Nesta fase de jogo, encontramos frequentemente os "avançados", em especial após um alinhamento.