AS BOAS RAZÕES PARA SE INICIAR NO BTT

A prática desportiva regular, ou mesmo diária, faz parte de um estilo de vida saudável. Os peritos em saúde recomendam uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação e trinta minutos de atividade física por dia.

São muitas as práticas desportivas: O BTT é um desporto particularmente interessante e benéfico para a saúde. Descubra porquê...

AS BOAS RAZÕES PARA SE INICIAR NO BTT

O BTT é um desporto com muito poucas contraindicações médicas, sendo por essa razão acessível à maioria das pessoas. Em caso de dúvida, consulte o seu médico para saber se pode praticar este desporto.

1 - O TRABALHO CARDIOVASCULAR E MUSCULAR

A prática de bicicleta solicita todos os grupos musculares e, ao mesmo tempo, faz trabalhar o coração.

Do ponto de vista muscular, a prática de BTT solicita, naturalmente, as pernas, mas também os abdominais, os peitorais e os braços... é deste modo um desporto completo.

O reforço do músculo cardíaco oferece várias benefícios:

Quanto mais o treinar, mais eficaz se tornará, enviando mais sangue para o seu organismo;

Os seus músculos e órgãos receberão uma maior quantidade de oxigénio;

O ser coração terá uma capacidade de recuperação mais rápida.

AS BOAS RAZÕES PARA SE INICIAR NO BTT

2 - A PREVENÇÃO DE RISCOS

A prática regular de uma atividade desportiva como o BTT permite combater doenças e prevenir a obesidade.

Idealmente, a prática regular de uma atividade deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada. Veja os nossos conselhos na nossa rubrica "BTT e dietética".

A bicicleta é também um desporto "em suporte", em que os traumatismos associados aos impactos são mais limitados em relação a outras práticas desportivas, como a corrida, por exemplo.

AS BOAS RAZÕES PARA SE INICIAR NO BTT

OS BENEFÍCIOS DO BTT A NÍVEL PSICOLÓGICO

A prática regular de BTT permite descarregar as energias após o trabalho, ajuda a reduzir o stress e tem um impacto positivo ao nível do comportamento pessoal.

Não há, efetivamente, nada melhor do que um passeio de BTT na natureza para fugir à rotina do dia a dia. Poderá deste modo aliar à prática desportiva a descoberta de zonas desconhecidas na sua região e explorar novos horizontes.

A descontração proporcionada pelo esforço físico reduz os níveis de ansiedade e até mesmo a tensão nervosa. O BTT permite-lhe ainda sair dos caminhos habituais e praticar em plena natureza: florestas, montanha, caminhos rurais...

a prática desportiva regular permite, além disso, combater a depressão, seja ela sazonal ou clássica. O sentimento de realização pessoal aliado aos benefícios de uma prática em grupo a nível social também reforçam esse lado positivo.

O ciclismo, mais particularmente o BTT, é uma disciplina muito completa. Alargue os benefícios da atividade ciclística, usando a bicicleta nas suas deslocações para o trabalho.