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APRENDER A ANDAR DE BICICLETA NA FASE ADULTA

Aprender a andar de bicicleta quando se é adulto não é fácil… A apreensão, o medo e a vergonha de não ter aprendido nunca podem inibir os adultos. Supere estes obstáculos e parta à aventura: é possível aprender a andar de bicicleta em qualquer idade! E não se desmotive, a aprendizagem da bicicleta pode demorar várias semanas

1 / PARA APRENDER A ANDAR DE BICICLETA NA FASE ADULTA: UMA BICICLETA ADEQUADA E UM CAPACETE

O primeiro passo para aprender a pedalar é escolher a bicicleta: Bicicleta híbrida, bicicleta cidade, bicicleta dobrável, BTT ou bicicleta de estrada. Descubra como escolher a bicicleta adequada por entre todas as gamas de bicicletas e opte por um modelo adequado às suas necessidades e ao tipo de prática pretendida.

Não se esqueça de comprar um capacete de bicicleta. O capacete é um elemento fundamental para a segurança, tanto para iniciados como para os praticantes regulares. Tente escolher um tamanho adequado ao seu tamanho da cabeça, pois para a máxima eficácia, este deverá ajustar-se perfeitamente à sua cabeça.

2 / FAMILIARIZE-SE COM A BICICLETA NUM LOCAL TRANQUILO

Antes de partir à aventura, reserve o tempo necessário para familiarizar-se com a sua nova bicicleta. Caminhe ao lado da bicicleta alguns metros para testar as reações da mesma: vire, trave, etc. Este passo permite-lhe conhecer a reatividade da bicicleta e ganhar confiança na mesma.

Para exercitar-se, escolha um local tranquilo e uma hora do dia calma, sem tráfego automóvel e sem peões. O ideal será dispor de um terreno plano, bem como de uma via ligeiramente inclinada. Procure a companhia de uma pessoa da sua confiança para orientá-lo e ajudá-lo na sua aprendizagem.

Ajuste corretamente o selim da bicicleta para aprender com total confiança: o selim não deve estar nem demasiado alto, nem demasiado baixo. Os seus pés devem estar perfeitamente assentes no chão e as pernas ligeiramente fletidas.

3 / PRIMEIRO EXERCÍCIO: O EQUILÍBRIO

Para este primeiro exercício, que consiste em manter o equilíbrio sobre duas rodas, tem três opções ao seu dispor. Cada opção tem um nível de comodidade próprio:

1 - sentar-se na bicicleta e empurrar com os pés para deslocar-se num piso plano

2 - procurar o topo de uma inclinação com fraco desnível e deixar-se descer afastando os pés da bicicleta

3 - deixar-se empurrar pelo seu acompanhante mantendo os pés no exterior

O objetivo deste exercício é de encontrar um ponto de equilíbrio. Utilize os pés para manter o contacto com o piso, empurrar e virar da direita para a esquerda.

No final deste exercício deverá conseguir avançar sem colocar os pés no chão. Tenha em conta que poderá necessitar de várias sessões para ganhar confiança! Deverá compreender que é a velocidade que lhe garante o equilíbrio.

É muito importante que fixe sempre o olhar bastante à frente para manter o equilíbrio!

4 / SEGUNDO EXERCÍCIO: A TRAVAGEM

A travagem é efetuada acionando os dois manípulos de travão e as duas mãos. Lembre-se de que o manípulo esquerdo aciona o travão dianteiro e o manípulo direito controla o travão traseiro.

Atenção, evite travar bruscamente ou enquanto vira, sobretudo no caso do travão dianteiro. A roda dianteira pode derrapar, provocando a sua queda.

Por conseguinte, deve praticar exercícios de travagem no decurso da sua aprendizagem do equilíbrio. Utilize mais os travões do que os pés para travar. Dessa forma, exercitará simultaneamente o equilíbrio e a travagem.

Estes exercícios destinam-se principalmente a assegurar o domínio do sistema de travagem que lhe permite imobilizar-se.

5 / TERCEIRO EXERCÍCIO: A PEDALAGEM

Já consegue manter o equilíbrio e travar sem dificuldade? É altura de passar à pedalagem!

Tal como nos exercícios de equilíbrio, peça que o empurrem ou desça uma encosta pouco íngreme e coloque os pés nos pedais sem começar a pedalar. Imobilize-se após percorrer uma pequena distância. Repita a operação até estar à vontade com os pés nos pedais.

Para imobilizar-se, o método mais simples durante a fase da aprendizagem consiste em travar suavemente para abrandar e, em seguida, esticar um pé e inclinar-se lateralmente a baixa velocidade.

Estará nesta altura pronto para as primeiras pedaladas! Sempre numa encosta pouco íngreme ou pedindo que o empurrem, ganhe alguma velocidade, coloque os pés nos pedais e comece a pedalar.

Lembre-se de que, nas encostas pouco íngremes, a velocidade poderá aumentar rapidamente. Percorra alguns metros e, em seguida, trave e recomece até sentir-se à vontade a pedalar.

Caso a bicicleta disponha de mudanças, peça ao seu acompanhante que escolha a mudança adequada.

6 / QUARTO EXERCÍCIO: O ARRANQUE

Comece por arrancar enquanto empurra: coloque um pé com o pedal na posição inferior e levante-se, em direção à parte dianteira da bicicleta e aproximando-se do guiador. A partir dessa posição, empurre com o outro pé no chão até atingir uma velocidade suficiente. Em seguida, sente-se e comece a pedalar.

Para aumentar ligeiramente a dificuldade, aprenda a arrancar sem empurrar com o pé. Num terreno plano ou ligeiramente inclinado, trave com os dois travões. Posicione o pedal dianteiro acima do nível do eixo da pedaleira para gerar impulsão durante a sua primeira pedalada.

Deverá por isso conjugar três movimentos: libertar os travões, exercer pressão sobre o pedal dianteiro e colocar o pé traseiro no pedal para intensificar a pedalagem. Após esta fase, o mundo da bicicleta já não terá segredos!

Acabou de aprender os princípios básicos da bicicleta! Parabéns! Mas ainda não se sente pronto para circular na cidade de bicicleta ou numa estrada com trânsito… Utilize os parques ou uma estrada tranquila para exercitar-se pacientemente e ganhar confiança quilómetro após quilómetro.

Para completar a aprendizagem da bicicleta, deverá realizar alguns exercícios: passagem das mudanças, equilíbrio a baixa velocidade, travagem com precisão, controlo das manobras e trajetórias em bicicleta..

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